Simples Assim


A sobremesa do nosso jantar

                                
Ainda temos várias receitas do nosso jantar de lançamento do blog, mas vamos colocando devagar para vocês irem experimentando e sentindo o gostinho…
Hoje a receita é do Petit Gâteau, uma deliciosa sobremesa, simples e fácil de preparar.
 Vocês sabem como surgiu o Petit Gâteau ? Eu não sabia, mas veja o que diz sobre isso o chef Olivier Anquier:
“Ninguém sabe ao certo como nasceu esta sobremesa que virou febre nos últimos anos. Apesar de algumas histórias contarem que o Petit Gâteau surgiu na França, eu só vim conhecê-lo no Brasil. Há quem diga que este saboroso bolinho foi criado por acaso pelo chef francês radicado em Nova Iorque Jean-Georg”.
Curiosidades à parte, o que importa é o seu sabor inconfundível.
Já experimentei várias versões dela, mas a minha preferida é a da Cris do http://fromourhometoyours.blogspot.com/. É simples assim.
No dia do nosso jantar, me distraí e deixei passar uns preciosos minutos, daí não ter ficado tão cremosa, mas o sabor estava divino.
Experimentem também:
Petit Gâteau
100 g de chocolate meio amargo (2/3 do tablete de 170g)
1/2 xícara de manteiga ou margarina (1 tablete)
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 ovos
2 gemas
6 colheres (sopa) de farinha de trigoUnte 5 ramequins com margarina e chocolate em pó e reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Acrescente o açúcar e mexa bem antes de retirar do fogo. Adicione os ovos batidos e por último a farinha. Use um fouet (batedor de claras) para incorporar. Deixe descansar na geladeira. Meia hora é suficiente.

Coloque os ramequins em uma forma e asse por 10 a 13 minutos a 220C. Os bolinhos estarão prontos quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar uma textura mole ao ser pressionado com o dedo. Sirva com sorvete de creme ou polvilhe açúcar de confeiteiro.

Dica importante da Cris: Segundo ela, o David Lebovitz* recomendou que quando for fazer bolo de chocolate, deve-se untar a forma com margarina e chocolate em pó ou achocolatado. Além de realçar o sabor ele não fica com  aquela crosta branca quando desenformar o bolo.
* David Lebovitz, conhecido como guru do sorvete,  é um chef pâtissier renomado. Em seu blog podemos acompanhar suas criações, críticas gastronômicas, dicas de onde comer bem tanto em Nova York, quanto na França, onde vive atualmente. Além disso, o blog é recheado de receitas e fotos lindíssimas. David já lançou diversos livros sobre suas técnicas e receitas, destacado principalmente pela maneira como descreve detalhadamente o passo-a-passo de cada receita.
Quem quiser acompanhar o mestre, anote o endereço: http://www.davidlebovitz.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA