Simples Assim


alho
Vocês sabiam que o alho é conhecido universalmente como stinking rose ? Ou no nosso português, rosa fedorenta ? Eu não sabia até visitar um restaurante, em San Francisco, na Califórina, chamado Sitinking Rose onde o alho reina absoluto em pratos deliciosos. Depois dessa experiência comecei a explorar esse ingrediente que tem inúmeros benefícios medicinais e receitas deliciosas.
O alho foi muito usado na I e II Guerra Mundial para curar muitas doenças,pois ele é um potente anti-séptico. Seu uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática. Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.


Depois de tudo isso você ainda vai deixar de comer alho ? Aqui em casa tudo leva alho. Sempre estou experimentando novas receitas. A campeã do momento, que tem feito muito sucesso é a compota de alho. Além de ser um excelente aperitivo ele vai bem nas saladas e nos sanduíches. Aprendi a receita com a Anapa – Associação nacional dos produtores de Alho. Eles estavam fazendo uma demonstração no Pão de Açúcar, no Lago Sul, aqui em Brasília, onde os consumidores eram conivdados a provar uma compota de alho. Muitos torciam o nariz, mas eu corajosamente aceitei o convite. Uma delícia! Nada que lembre seu gosto e cheiro forte, apenas a crocância e o sabor das ervas e do azeite que o temperam. Sempre tenho um pote desse delicioso apertivo na geladeira e quem já provou gosta e pede a receita. Ele é fácil de preparar, o único problema seria tirar as cascas , mas com a dica do pessoal da Anapa ficou simples assim. Basta colocar os dentes de alho em uma vasilha com água e deixar mais ou menos 12 horas de molho. Depois é só tirar as cascas, elas saem facilmente.

alho em conserva

Vamos então a receita da Anapa:
Alho em Compota


Para cozinhar o alho:
Ingredientes:
1 litro e 1/2 de água
3 kg de alho descascado
1/2 copo (americano) de vinagre
1/2 colher (sopa) de sal
Para a Compota
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de manjericão
1 colher (chá) de alecrim
4 folhas de louro
1/2 copo (americano) de vinagre
Azeitona preta a gosto
Azeite (até cobrir os alhos)
Sal a gosto
E outros temperos à gosto, como pimenta rosa , grãos de mostarda, entre outros.
Preparo:
Coloque a água para ferver. Quando alcançar fervura, coloque os alhos descascados com 1/2 copo de vinagre.Acrescente 1/2 colher de sal.
O tempo para preparo dessa etapa será de aproximadamente 5 a 10 minutos.
O segredo é não deixar o alho mole nem ardido.
Em seguida, escorra o alho e enxague em água fria. Depois, segue todo o alho com um pano, pois ele não pode ficar molhado. Em seguida prepare a compota. Coloque a o orégano, o manjericão, o alecrim, as folhas de louro, a azeitona preta, o vinagre, o sal e o alho. Finalize com o azeite.
Antes de consumir deixe apurar o gosto uns dois dias.
Guarde em geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias