Simples Assim



Sexta-feira aqui em casa é de bolo. Dia de cheiro bom invadindo a casa, entrando, aguçando os sentidos e antecipando o fim-de-semana.
Cheiro de bolo em casa, pra mim, é uma das melhores sensações. Às vezes faço bolo só pra sentir esse aroma.Principalmente quando o bolo leva canela. Aí, então o cheirinho é insuperável. Será que é por isso que fiz um bolo com canela, sexta passada?
Quem sabe? O escolhido foi daqueles bolos que agrada a todos. Bolo de pão de mel. E a receita é para fazer sem medo, pois é da da chef Lobo , do site Panelinha  que sempre dá certo.
E, antes de fazer o delicioso bolo, que tal um pouquinho de história? Como já falei, adoro curiosidades, acho que tudo tem um sentido,um porquê e adoro pesquisar. Ontem fiquei curiosa para saber como surgiu o pão de mel. E, dando uma olhadinha na internet descobri algumas coisas, como:
ele surgiu na Rússia por volta do século IX, chamado de “pryanik”, era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes.
Mais tarde, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas…). A receita se espalhou, e cada região tinha a sua maneira de assar os “pryaniks”. A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração. Os “pryaniks” eram feitos em formato de animais para enfeitar as arvores de natal, eram feitos para pobres e ricos, como presentes, para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também para pessoas doentes, com os objetivos de cura. Os pães eram assados no formato de anjos.
Na verdade, isso tudo é cultura inútil, como chamamos, o que importa é que o pão de mel ou “pryanik” é um fenômeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeiçoando e se modificando de acordo com os tempos e regiões, e tornando-se cada vez mais saboroso.
Bom Apetite!
Bolo de Pão de Mel do Panelinha
Tempo de preparo: Pá Pum

Serve: 10 pessoas
Para a massa
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de noz-moscada
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de pó royal ( ele não leva na receita do Panelinha, mas acho que com ele dá mais leveza à massa)

manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca.

2. Na tigela grande da batedeira, junte o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos inteiros (sem a casca) e bata muito bem.
3. Em seguida, acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater.
4. Junte o bicarbonato,pó royal e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula.

5. Transfira a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido.

6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20 minutos.

7. Para ter certeza de que oo bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto.

8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez).

9. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. (Veja a receita a seguir.)
Para a cobertura

Ingredientes:

200 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
1. Coloque um pouco de água numa panela (cerca de 2 dedos) e leve ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo.

2. Numa tigela, junte o chocolate picado e a manteiga e leve para derreter em banho-maria. Para fazer o banho-maria, encaixe a tigela refratária com o chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.
P.S. Gosto de colocar uma caixinha de creme de leite, fica mais cremosa.
3. Mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente, cerca de 4 minutos. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar.
4. Com a ajuda de uma faca de ponta redonda, espalhe o chocolate nas laterais e na superfície do bolo.
Dica

Se você quiser o pão de mel em quadradinhos, use uma assadeira retangular para assá-lo. Corte em quadrados e, para cobri-los, espete um palito em cada pedaço e mergulhe, um a um, no chocolate derretido ( sem o creme de leite).

Para isso, triplique a quantidade dos ingredientes da cobertura (600 g de chocolate e 6 colheres de manteiga).

Em seguida, coloque os pedaços para secar sobre uma grade, ou sobre uma folha de papel-manteiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA