Simples Assim


Delícias que não saem de moda


(na pressa para fotografar não tinha tirado ainda a forma embaixo,desculpem)

Adoro novidades, experimentar receitas, testar. Mas, tem dias que estou sem inspiração de testar alguma coisa nova, aí recorro as velhas, testadas e tradicionais receitas. Hoje é um dia assim. E, como fim de semana não dispenso uma sobremesa – afinal é quando me dou o direito de comer um doce! – recorri a uma que sempre é sucesso: torta de limão. Adoro aquela cremosidade com o crocante da massa e o azedinho do limão. Além de ser fácil de fazer.

A minha mãe, que despertou em mim o gosto pela culinária, na última vez que veio aqui em casa disse que depois de fazê-la repetidas vezes , deixou de fazer por uns tempos e quando foi fazer outro dia até esqueceu a receita. Esqueceu, principalmente – disse depois – o quanto ela era gostosa.

Por sinal, essa receita é dela, inclusive a massa, que ela ensinou um jeito de não esquecer. “Lembre que ela leva tudo 2”. Dois quer dizer, dois é a quantidade de cada ingrediente, ou seja, 2 colheres, 2 ovos …e por aí vai.

E, não é que o truque funcionou mesmo? Nunca mais esqueci. Acho mais fácil, mais gostosa e menos calórica do que a de biscoito. Experimente também.

Torta de Limão

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres rasas (sopa) de açúcar
2 gemas
2 colheres (sopa) de leite à temperatura ambiente
1 pitadinha de pó Royal
2 xícaras de farinha de trigo.

Faço assim: misturo a manteiga com o açúcar, acrescento as gemas ( sem aquela película, para tirar o cheiro) e o leite. Misturo bem. Aos poucos vou acrescentando o trigo com o fermento até ficar na consistência boa para trabalhar. Quando começar a ficar pesada, você vai misturando com as mãos. Às vezes nem leva as duas xícaras.

Faço uma bola com a massa, achato-a para ficar plana e, enrolo no papel filme e levo à geladeira por mais ou menos meia hora.

Dica: o fato de dar um formato achatado na massa facilita na hora de abrir. Li essa dica e aprovei.

Abra a massa, forre o fundo e os lados de uma forma de fundo solto. Faça uns furos na superfície para a massa não subir. Outra opção é colocar também papel manteiga em cima da massa e por cima feijões crus.

Leve para assar em forno quente por uns 15 minutos ou até que esteja assada.

Depois de fria recheie e cubra com suspiro. Depois ainda vai mais um pouquinho no forno quente só para dar uma tostadinha.

Recheio:
2 latas de leite moça
1 xícara de suco de limão
Bata no liquidificador até ficar cremoso.

Bata duas ou três claras em neve (dependendo do tamanho do ovo) e acrescente 4 colheres de açúcar, se forem duas claras ou 6 colheres se forem três.
Bata mais.
Ponha por cima da torta e enfeite com raspas de limão.
Simples assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA