Simples Assim


Um pão mais do que simples assim ou como impressionar seu namorado


Fazer pão pra mim é uma terapia. Amassar a massa, fazer força, vê-la crescer e sentir aquele cheirinho bom se espalhando por toda casa me dá uma sensação muito boa. Mas, fazer pão exige disposição e principalmente tempo, algo muito raro hoje em dia. Então, quando a vontade aperta e a gente não tem tempo disponível para satisfazê-la a solução é fazer um pão simples assim. Ele existe, acreditem. A receita está nesse caderno:


Bem velhinho, as páginas amareladas de tanto serem usadas, mas que contém verdadeiras relíquias. Uma delas é esse pão. A receita veio junto com a forma quando eu a comprei. E isso já faz, pelo menos, uns 30 anos… Mas continua ali. Coisas que o tempo não leva…

Então, essa semana pensei em algo fácil, gostoso e salgado para levar para um encontro que temos quinzenalmente com um grupo de amigos as segundas à noite. Naquele dia era o aniversário de um dos participante e queria homenageá-lo com algo feito por mim, mas estava com o tempo corrido o que fazer? Lembrei do tal pão e em poucos minutos ele já estava ali, prontinho para ser levado: fofinho, bonito e cheiroso! Não precisa dizer que foi um sucesso, todos pediram a receita. Então aí está.
Na semana dos namorados é mais uma sugestão para impressionar aquele que você ama. Já pensou você fazendo esse pão e dizer: “Fui eu que fiz”. Ele ou ela nunca iriam imaginar que você sabe até fazer pão…
Vamos a receita.

Pão Simples Assim
(receita para uma forma de pão grande)
3 ½ xícaras (chá ) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento para pão ( usei um sache de 10g)
1 xícara (café) de óleo
½ colher (sopa) rasa de sal
½ colher (sopa) rasa de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite morno
Modo de fazer:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Despeje em uma tigela, junte a farinha e misture com uma colher até a massa ficar lisa. Não precisa bater.
Untar bem a forma, polvilhar com farinha de trigo ou fubá, colocar a massa e deixar em lugar abafado até que dobre de volume.

Dica: Já dei essa dica em outra receita, mas se você não anotou vai novamente. Em dias mais frios como os atuais, acenda o forno e deixe esquentar uns cinco minutos. Apague e coloque a massa para crescer. Funciona.
Quando estiver crescido pincele com uma mistura de gema de ovo e óleo (uma colher, mais ou menos) e leve para assar em forno pré-aquecido por uns 10 minutos. Deixe assando em forno baixo por uns 15 minutos e depois mais 15 em forno médio para dourar o pão.
Está pronto o pão mais fácil de fazer.
Agora, se você incrementar, coloque a mistura abaixo na massa ainda crua:
50 g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho amassados
Folhinhas de alecrim
Azeitona picada
Pedacinhos de presunto
Esse é um pão versátil, pois você também pode optar por um pão mais adocicado e misturar passas, pedacinhos de maçã, canela, nozes picadas.
Use a imaginação e faça ao seu modo.
Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA