Simples Assim


Que tal um escondidinho de carne de sol para o fim-de-semana?


( Essa foto,mais uma vez não é minha – ela está lá embaixo – mas como ela não mostrou a delícia que fica meu escondidinho, , coloquei essa foto da Soraya, do blog “Cozinhando com a Chef –
Antes que virasse moda, conheci escondidinho há muitos anos lá em Fortaleza, com minha mãe, uma exímia cozinheira, que faz essa delícia como ninguém. Minha irmã, que também tem esses dons culinários, também faz um escondidinho tão bom quanto ela. O tempero delas é muito bom.Tento fazer igual,mas não consigo.Mesmo assim, quem come adora.
Outro dia convidamos um casal amigo pra jantar conosco aqui em casa, e eles lembraram do escondidinho que tinham comido uma outra vez e perguntaram se eu poderia repetir a dose.Claro que sim !Adoro quando as pessoas dizem o que gostam, principalmente quando pedem bis: sinal que gostaram.
Ficou tão gostoso que fiz questão de dividir a receita com vocês. Servi com arroz branco feito na hora e com uma farofa de banana que copiei da Maria,do Diga Maria. Combinação perfeita!
Confiram a receita:
Meu escondidinho de carne de sol
INGREDINTES
Para a carne:
1 kg de carne de sol dessalgada
2 cebolas em rodelas
2 litros de leite
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de fazer:

Deixe a carne de molho na véspera em 1 litro de leite.Esse processo tira totalmente o sal. Corte em pedaços médios e leve para cozinhar com o outro litro de leite, com isso a carne fica bem macia. Cozinhe mais ou menos uns 30 minutos.
Depois de fria, desfie.
Em uma panela doure a cebola nas manteigas, quando estiver molinha coloque a carne e dê uma refogada para apurar o gosto. Desligue o fogo e reserve.

Para o purê de mandioca:
1 kg de mandioca
2 colheres (sopa) de manteiga
Leite o quanto baste – mais ou menos 1 1/2
2 colheres (sopa) queijo ralado
3 batatas inglesas amassadas ( Essa dica é a Dulce, que trabalha comigo, e cozinha melhor que eu.Segundo ela, misturar essas batatas com a mandioca deixa o purê mais macio)
Sal o quanto baste
Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca com bastante água e sal a gosto.Depois de cozida, esprema ainda quente, amasse e coloque a manteiga.Leve ao fogo e vá colocando o leite aos poucos para dar a consistência de purê .Acrescente o queijo ralado.
Montagem
Em um refratário coloque metade do purê e espalhe a carne. Cubra com uma bisnaga de catupiry misturado com 1 copo de requeijão. Por cima coloque a outra metade do purê e salpique generosamente queijo parmesão ralado.
Leve ao forno para gratinar mais ou menos uns 20 minutos

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA