Simples Assim


Atendendo a Pedidos 4 – Molho de funghi secchi

O spahetti deveria ter ficado assim, mas tinha pouco funghi

Já disse aqui, que gosto muito quando os amigos pedem para colocar uma receita.É sinal que confiam naquilo que faço.

Outro dia falando com minha irmã, muito querida, Liliana, comentei sobre um molho de funghi seco delicioso que tinha feito.Ela disse logo: ” O Marcos adora (Marcos é o marido)Me manda a receita! “. Como poderia negar? Ela não mora aqui em Brasília e apesar de cozinhar melhor que eu, é muito modesta.
Então atendendo ao seu pedido, vou colocar aqui a receita que fiz, mais ou menos como ensinou a  Ana Paula Cavéquia, do Com Capricho .

Tive que fazer novamente, dessa vez com penne para a foto ficar melhor.

Praticamente a alteração que fiz foi na quantidade do funghi, pois só tinha um saquinho de 20 g , assim tive que adequar as outras porções.

Servir em uma tigelinha especial faz a diferença,.Essa foi feita pela minha amiga Nara

Spaghetti ao molho de funghi secchi

  • 500g de macarrão tipo spaghetti fino cozido (usei um de grano duro,também usei menos quantidade)
  • 100g de funghi secchi (chileno ou porcini) – (como só tinha um saquinho com 20 g, foi o que usei)
  • 2 xíc. (chá) de água quente
  • 2 col. (sopa) de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos
  • 1 xíc. (chá) de vinho branco seco
  • 1 pote de nata fresca ou de creme de leite fresco (250g) – ( eu usei 1 caixinha de creme de leite MOCOCA)
  • Sal e noz moscada a gosto
Modo de preparo: (Conforme ensinou a Paula)
Antes de tudo – Vamos hidratar o funghi secchi, é fácil, basta colocar o funghi numa tigela, com as duas xícaras de água quente (como tinha menos funghi, hidratei somente com 1 xícara), aguardar 30 minutos. Mexendo de vez em quando para hidratar por igual.
Depois de hidratado, retire o funghi da água (reserve a água, pois a usaremos  no molho) e pique-o.

Vamos para o fogão – Em uma panela grande, (que depois caiba o spahetti cozido), aqueça a manteiga, junte a cebola, deixe dar uma leve douradinha, acrescente o funghi picado, salpique um pouquinho de sal, rale um pouco de noz moscada e refogue por uns 5 minutinhos, adicione o vinho e cozinhe em fogo médio até que o vinho seque completamente, junte a água da hidratação ( eu coei, porque solta um pozinho), cozinhe por mais 10 minutos, coloque a nata fresca (coloquei o creme de leite MOCOCA) misture muito bem, acerte o sal e mais 5 minutinhos de fogo, junte o macarrão cozido ao molho, mexa bem e sirva em seguida.

Eu polvilhei bastante queijo parmesão, ralado na hora, e acompanhei com uma taça de vinho tinto.

Confiram a dica da  Paula:
Dica: Cozinhe o macarrão sempre em bastante água fervente e não com uma pitada de sal, coloque sal suficiente para dar sabor a massa, quando a massa está boa de sal, o molho pode ficar bem suave, e quando eles se misturarem vai ficar uma delicia, e salgado na medida certa.

A receita original está bem explicadinha aqui, pela Paula.

Outras receitas Simples Assim de molhos para massa:
Spaghetti ao Molho genovês
Fettuccine ao Molho de Camarões
Spaghetti ao Molho de Ervas

(Lylia)

  1. Lylia, fiz esse molho para acompanhar um macarrão, delicioso! Aliás, meu marido que fez a receita e, mesmo sem ter muita prática na cozinha, deu certinho, pois está bem explicada 🙂 Dessa vez fiquei só de degustadora e posso dizer que o molho é muito gostoso. Obrigada! Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias