Simples Assim


Segunda sem Carne – Unindo o útil ao agradável

Este é a logo da Campanha no Brasil
Tomei conhecimento do movimento Segunda Sem Carne  através da querida Josy, do blog Cozinhando com Josy, que também aderiu ao Movimento e postou na última segunda um delicioso spaghetti com berinjelas. A iniciativa está sendo organizada pelo Gilberto e a Flora mentores do Teia Ambiental do Blog Alma Mater
O movimento Meatless MondaySegunda sem Carne – surgiu em 2003, nos Estados Unidos, quando um grupo de organizações de saúde pública lançou a campanha para encorajar  as pessoas a se comprometer com uma ação simples: evitar o consumo de carne às segundas.A ideia é, com isso, diminuir as emissões de gases estufa associadas às cadeia de produção da carne que representa 1/5 das emissões totais.
Achei o movimento muito interessante, afinal sou da opinião que se cada um faz sua parte nas boas ações do mundo, com certeza ele vai se tornar um lugar melhor para se viver.Então, a partir desta segunda o Simples Assim vai participar do movimento e contribuir com uma dica para uma refeição sem carne.
Como aqui em  Brasília, a batata está com um precinho especial, R$0,39 o quilo, resolvi fazer uma receitinha da minha amiga Marly, do Saboreando a Vida : a Frittata Assada de Vegetais, que eu já tinha feito outro dia.É deliciosa e substitui bem a carne.Para quem gosta, basta complementar com um arroz integral e um feijão bem fresquinho.

Frittata Assada de Vegetais da Marly

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 3 batatas
  • 1 brócolis japonês
  • 1 cebola média bem picada
  • 1 dentinho de alho socado
  • 150g de queijo firme à escolha picado (muçarela, gruyère etc) – Eu usei muçarela
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • Pimenta do reino
  • ¼ xícara de cheiro verde bem picadinho
  • Azeitonas verdes ou pretas bem picadinhas (opcional)

Modo de Fazer:

  • Descasque, corte em pedaços pequenos e cozinhe as batatas em água com um pouco de sal até ficarem ‘al dente’
  • Separe os buquês do brócolis e cozinhe-os ligeiramente em água com um pouco de sal.
  • Dê uma refogada na cebola e no alho e reserve-os.
  • Bata os ovos só para misturá-los.
  • Junte as batatas e o brócolis cozidos e escorridos.
  • Adicione os demais ingredientes, misturando tudo. Ponha a mistura numa forma quadrada de 20cm por 20cm, antiaderente, untada e enfarinhada
  • (eu fiz numa forma de quiche).
  • Leve-a ao forno médio por uns 35 minutos (até que fique firme e os ovos cozidos).

Outras opções do Simples Assim para o Segunda sem Carne:
Berinjela Gratinada
Bolo de Legumes
Salada de Azeitonas e Tomates Cerejas esmagados

Para saber mais sobre o Segunda Sem Carne
(As informações foram retiradas do blog Descubra o Verde)

Este é a logo da Campanha nos Estados Unidos
E como deixar de comer carne pode fazer diferença? Em primeiro lugar, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as emissões de gases-estufa associadas à cadeia de produção da carne representam um quinto das emissões totais mundiais. Nada menos que 18% das emissões provém do desmatamento para a criação de pastagens, do transporte da carne e do processamento industrial do alimento, entre outros fatores.
Além disso, o excesso do consumo de carne pode aumentar a incidência de câncer, enquanto dietas ricas em frutas e verduras reduzem o risco de problemas cardiovasculares e diabetes.
Segundo a campanha “Segunda sem carne”, se a população total dos Estados Unidos não comesse carne às segundas, a redução das emissões seria equivalente a que ocorreria se todas as pessoas do país trocassem seus veículos comuns por um carro ultra-eficiente energeticamente, como o híbrido Toyota Prius.
A quantidade de água economizada seria suficiente para que cada pessoa enchesse sua banheira aproximadamente 20 vezes por ano, e se evitaria o consumo de 12 bilhões de galões de gasolina. Já imaginou como estes números poderiam aumentar se todo o mundo participasse desta iniciativa?
“Os desafios que o mundo enfrenta são variados e complexos. Os recursos mundiais estão se esgotando, os ecossistemas se deterioram, o sistema financeiro cambaleia e muitas pessoas vivem em condições de pobreza. Diante destes desafios, o que cada um pode fazer pelo planeta?”, destaca o vídeo de apresentação da campanha. (http://www.youtube.com/watch?v=bpnKeYmR1NM).
A resposta vem em seguida: “A produção de carne é extremamente ineficiente, o que ameaça os recursos naturais e a saúde pública, e aumenta a emissão de gases do efeito estufa que estão acelerando o aquecimento global. Não pedimos que você se torne vegetariano nem se transforme em defensor dos direitos dos animais, mas apenas assuma o compromisso de não comer carne uma vez por semana. Nenhum outra ação é tão simples e poderosa para ajudar o planeta”.
Na Inglaterra, a Campanha chamou a atenção quando o beatle Paul McCartney fez o lançamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA