Simples Assim


Sopa de legumes com músculo – Comfort food para começar a semana

sopa de legumes jpg
Essa sopa de legumes e músculo é a própria  comfort food , aquela comida que conforta a alma, que acalma, que traz uma doce sensação de paz.
Em uma segunda-feira, por exemplo, nada melhor do que esse conforto. Ela é tao gostosa que divido hoje com você.
Para que sua segunda seja assim: tranquila, confortante, mas cheia de energia e sabor.
A receita é bem caseira e  foi baseada em uma que encontrei no blog Cozinha Pequena . Tem umas explicações preciosas  que estavam na receita e reproduzi aqui.

Sopa de Legumes

Como fazer:
  • Descasque os legumes e corte-os, retirando aparas e transformando os formatos redondos em quadrados,
  • Assim que fizer os cortes, separe os legumes por tipo, em pequenas cumbucas. Esse é o famoso “mise-en-place”.
  • Aqueça o azeite numa panela grande e leve a carne para dourar.
  • Não é necessário ficar mexendo a carne, mas faça com que todos os pedaços fiquem dourados,
  • Assim que estiverem dourados, acrescente o alho e a cebola, para dourarem também. Preste muita atenção, pois alho em óleo quente tende a queimar. Se precisar, abaixe ou retire a panela do fogo, para que o alho não queime. A cebola deve ser refogada até obter o mesmo dourado da carne.
  • Acrescente a água fervente e, nesse momento, inclua as aparas dos legumes para cozinhar, até que fiquem bem moles.
  • Quando estiverem cozidos, retire os pedaços de carne, reserve-os e leve o caldo e as aparas de legumes cozidas para o liquidificador. Bata bem, até virar um caldo grosso e uniforme.
  • Volte o caldo para o fogo com a carne (que demora um pouco mais para cozinhar). Vocês vão perceber que a mistura fica um pouco esverdeada, por isso, acrescente o extrato de tomate para dar uma cor mais alaranjada ou avermelhada à sopa.
  •  Coloque as cenouras para cozinhar com o caldo batido (e fervente) e a carne.
  • Deixe ferver por 5 min. Inclua as batatas e espere mais 5 min. Acrescente a mandioquinha. Mais 5 min.
  • Por último, coloque o chuchu junto com o macarrão.
  • Mexa com bastante cuidado – não amasse os legumes contra a panela – mas também não deixe o macarrão grudar no fundo. E espere os últimos 5 minutos.
  • Esse tempo pode variar de acordo com o tamanho dos cubos que você cortou.
  • Acrescente, por fim, o espinafre rasgado, a quantidade é a seu gosto,
  • Desligue o fogo e tampe a panela.
  • Sirva imediatamente.
  • Se gostar, coloque queijo ralado e pimenta do reino para finalizar.
  • Sirva pão ou torradinhas para acompanhar

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Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

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