Simples Assim


Especial de Páscoa – Haddock Gratinado da Zezé

Com essa receita seu almoço de Páscoa terá um toque especial. É um haddock que a nossa amiga Zezé levou no encontro das Amigas em Harmonia. Não desmerecendo os outros pratos , este com certeza foi a sensação.Ele estava simplesmente saboríssimo. Tinha até esquecido o sabor desse peixe, pois nunca mais tinha comido, apesar de estar no topo da preferência do meu marido. Falha minha. Mas, com essa receita da Zezé, tenho um ótimo motivo para voltar a fazer essa delícia.

 Para quem não conhece, o haddock é um peixe (Melanogrammus aeglefinus) da família do Bacalhau que  aqui no Brasil é comercializado defumado.Atualmente importam do Chile, mas não é o original. No Chile o processo é elaborado com outra espécie de peixe.
Vamos então a receita da Zezé, do jeitinho que ela ensinou.
Essa foto é da Leili, do jeitinho que ela montou seu prato no nosso encontro.

Lylia, a receita do haddock não tem nenhum mistério, nenhum segredo, qualquer um pode fazer.

Antecipo que não uso temperos, sal, nem mesmo noz moscada no bechamel, tendo em vista que o próprio peixe já tem um sabor muito acentuado.
Para aquele pirex usei ( era um pirex grande) 1 quilo e 870 gramas do peixe, quem vem embalado à vácuo, em lombos compridos e altos.
Cortei em 3 pedaços cada lombo (foram 2) e levei ao fogo por 10 minutos (a partir da fervura), mergulhados no leite (mais ou menos 1 litro e 1/2).
Retirei o peixe do leite, que foi reservado.
O bechamel foi feito com 2 colheres de farinha de trigo torrada com 2 colheres de sopa de manteiga, com parte do leite da fervura e meio pote de creme de leite fresco.
Fiz ainda um purê de batatas com os restos do leite e do creme de leite.
Tirei uma parte do purê e acrescentei uma gema de ovo caipira, o que conferiu um amarelo mais forte.
Montagem do prato:
No fundo do pirex coloquei o bechamel. 
Espalhei por cima o haddock em pétalas, cobri com o purê.
O outro purê com a gema coloquei no saco de confeitar e contornei o prato com bico pitanga (uma inspiração de um bacalhau ao zé do pipo que comi há muitos anos).
Levei ao forno”.
Simples Assim, não?
Falta 1 dia para o sorteio do kit Mococa.Ainda dá tempo! Participe aqui 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias