Simples Assim


Sufle de chuchu ou quase suflê

Antes de ir ao forno
De volta ao alegre convívio com vocês meus amigos, depois de uns dias ausente. Mas, a saudade é grande….
Hoje trago uma receitinha  daquele meu caderninho precioso. Lembram? Já falei sobre ele, quando postei o Bolo de Atum. Foi o primeiro caderninho de receitas que tive. Escrito à mão. Ficava de olho nos cadernos da mamãe e ia copiando aquelas receitas que mais gostava. Bons tempos aquele em que a gente tinha tempo para escrever receitas calmamente…Hoje basta um click no computador e a comida já vem quase pronto…Não sou saudosista , mas valorizo o que é bom e, coisas boas não passam de moda.
Esse suflê de chuchu, por exemplo, está lá no caderninho. A mamãe costumava fazer para aproveitar os chuchus que vinham do sítio que tínhamos. Era uma delícia ! Tem gente que diz que chuchu não tem gosto de nada, mas não concordo, pois  ele absorve com muita facilidade o gosto de outros temperos. Além de ser recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diurético.
Se você é daqueles que não gosta, fique atento para as propriedades medicinais e experimente nesse suflê. Aposto que você mudará de opinião. Por sinal, quando disse que ele é meio suflê é que da última vez que fiz , ao invés de amassa-lo como indica a receita, cortei em pedacinhos. Ficou bem gostoso.
Em tempo: Apesar de ser uma hortaliça ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, envolvidas pela parte comestível. Sua origem é atribuída á América Central em países como Costa Rica  e Panamá
Aí está o caderninho…Bem manuseado.

Suflê de Chuchu

Ingredientes:

  • 4 chuchus cozidos e amassados
  • 2 ovos, sendo as claras em neve
  • 1 colher (sopa)  de manteiga
  • 2 colheres (sopa) queijo ralado
  • 1/4 xícara (chá) de leite
  • sal
  • 1/2 cebola ralada e refogada no azeite ( não leva na receita, mas eu coloco. Use fria)

Como fazer:

  • Cozinhe os chuchus no vapor. Se não for no vapor, coloque na água que vai cozinhar 1 cubinho de caldo de carne.
  • Depois de cozido, amasse e despreze a água que solta.
  • Depois de frio acrescente os outros ingredientes, sendo as claras batidas em neve por último.
  • Misture delicadamente e coloque em um pirex untado.
  • Polvilhe com queijo ralado misturado com farinha de rosca.
  • Leve ao forno quente até dourar.

Outros legumes Simples Assim:
Bolo de Legumes
Legumes ao Forno
Ratatouille

  1. Minha mae tem um caderninho assim super charmoso que minha avo fez pra ela antes de casar, ha mais de 27 anos atras, acho vintage e lindo. Adorei a receita, seu blog é uma fofura Lylia, e seu nome é lindo kkkk eu adoro nomes com L, foi a primeira vez que vi uma lYlia, gostei! beijos

  2. Adoro chuchu!! Seu livro de receitas, lembrou o que tenho, está guardado e a tempo que não uso( todas as receitas do meu caderno foram testadas)resolvir pegá-lo e ler, e fazer uma receita…viajei no seu post. Me fez lembrar de várias coisas..já resolvir ficar por aqui. Abraços. Sandra

  3. Queridos Augusto, Tami, Fê, Lurdes, Carla, Érica, Gina, Josy, Narwen, Larissa, Chica, Iliane, Sandra, Vânia, São, Sileni, Irene, Cris e Nai
    Obrigada pela presença carinhosa.Fico sempre feliz quando os vejo aqui.Os que vieram pela primeira vez, voltem sempre , pois será um prazer reve-los.
    Bj e um excelente dia,
    Bj,
    Lylia

  4. Ih, menina, meu primeiro caderno está assim também amarelado, por que será…rs?
    Grata pelo comentário carinhoso deixado no blog, pela perda da Branquinha. Recebi seu abraço e seu consolo. Faça um cafuné na Gabi por mim!
    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias