Simples Assim


Torta de tomate e manjericão – simples assim e deliciosa

torta de tomate e manjericão jpg
Essa Torta de tomate e manjericão é um exemplo dos meus pratos favoritos: rápidos, simples e saudáveis. Acho que a vida nos oferece muito para aproveitarmos e não podemos perder muito tempo na cozinha.
Cozinhar é um prazer, não pode ser nunca um fardo, uma coisa ruim. Por isso tento transformar minhas idas a cozinha em prazer.Claro que tem dias e dias. Alguns são mais difíceis e temos que levá-los adiante, mas se podermos torná-los agradáveis, façamos a nossa parte.
Esta torta, por exemplo, é uma ótima sugestão para aqueles dias que você quer comer algo gostoso, mas que não quer ter muito trabalho. Para vocês terem uma ideia de como é rápida, cheguei tarde do trabalho, todos com fome sem nada pronto. Abri a geladeira e vi um pote cheio de tomatinhos sweet grape fresquinhos, colhidos naquele dia mesmo na minha horta.
O que fazer com eles? Tinha também manjericão , fresquinho e colhido naquele dia.. Lembrei de ssa receita que há tempos estava querendo experimentar e que vi n blog da minha amiga harmoniosa, Dani, o ótimo  Cozinha Franca. Era a Torta de Tomates e Manjericão, que por sua vez, ela viu no blog da Cami,  Na minha Panela .
Pronto. Foi acender o forno, juntar os ingredientes, assar, abrir um vinho e…depois de 20 minutos estávamos saboreando uma deliciosa refeição. Obrigada Dani e Cami pela dica.
Que nesta quinta-feira sua ida a cozinha seja a parte alegre do dia !

Torta de tomate e manjericão

Ingredientes:

– 3 ovos inteiros;
– 3/4 de xícara de leite;
– 200g de requeijão;
– 1 maço de manjericão;
– sal e pimenta do reino a gosto;
– 300g de tomates sweet grape (se não tiver, pode ser com tomate cereja ou do comum em cubos mesmo).
– cubinhos de queijo muçarela ( essa parte é por minha conta)

Preparo:

  • Bata bem os ovos e adicione o leite, o requeijão e o manjericão. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. (Fica bem líquido mesmo, o que vai dar a consistência são os ovos).
  • Despeje essa mistura em um refratário untado e jogue os tomatinhos por cima, pra ficarem boiando.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200º e deixe por mais ou menos 30 minutos, ou até que esteja douradinho por fora e firme por dentro.
  • Pode servir como lanchinho puro, com uma saladinha no jantar, como petisco também, basta cortar em quadradinhos menores ou então dá pra assar em forminhas de cup cake, vão ficar uma graça!

  1. Olá Lylia,
    Concordo, cozinhar deve ser um prazer e não uma "tortura". E mesmo nesses dias mais difíceis, que de vez em quando aparecem, é como uma terapia que alivia e ajuda a esquecer e a sorrir de novo.

    Gostei muito desta torta, ficou muito linda e convidativa, com sabores deliciosos!! Perfeita 🙂
    Beijinhos

  2. Menina,quando vi a foto dessa torta,salivei…que linda!!!e com os ingredientes que eu amo de paixão. Já copiei a receita e com certeza vou experimentar.
    bjus Lylia,obrigada por compartilhar essa maravilha!
    yves

  3. Ai, que delícia, Lylia!

    Imaginei o perfume da sua cozinha… E como vc é chique, né?! Adorei a ideia de ter na horta tomatinhos sweet grape! São os meus prediletos!

    Dá muito trabalho? Será que consigo plantar só com as sementes dele (como fiz uma fez com o tomate cereja e deu certo) ou preciso comprar uma muda? Já tive uma horta num canteiro em casa, mas ela acabou sendo consumida pela falta de tempo… Preciso voltar a cultivar, e o sweet grape me parece um ótimo incentivo!

    Bjão

  4. Queridas Tami, Rachel, Andrea, Iraluiza, Sonia, Luisa, Vania, Luci, Carla, Erica, Sofia, Yves, Andrea, Iliane, Valéria, Fê, Cila, Clau, Gina, Andrea, Narwen, Isabel, Maria Célia, Josy e Irene

    Obrigada pelos comentários carinhosos.Esta torta é isso mesmo: perfumada, fácil e saborosa.
    Um ótimo fim de semana pra todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias