Simples Assim


Dica – O pincel ideal para a cozinha

Vejam como a forma da Carol ficou perfeita (fotos by Carol)
Sempre tive problema com pincel para untar minhas formas. Já  experimentei de todos os tipos, até que a Ana Carol, uma das harmoniosas do grupo Amigas em Harmonia, deu uma dica ótima. Depois disso não tive mais problema. Achei a dica tão de “utilidade pública” que trago hoje para vocês.
Quem explica é a própria Ana:
 ” Meninas, tenho uma diquinha ótima para vocês:
se tem uma coisa que eu odiava fazer na cozinha era untar forma. Sempre amei fazer bolos, mas só de lembrar que tinha de untar a forma, batia aquela preguiça.
Mas aí, os meus problemas acabaram!!!!!! Sabem como? Tchã, tchã, tchã……

Comprei um pincel pra mim, pincel mesmo, de verdade, daqueles de pintor, nada de pincel de silicone (que acho o “ó” untar forma com ele porque ele é muito mole, na verdade ele não unta, ele besunta!!!!), nada de passar manteiga com o papel (que na verdade você joga fora metade da manteiga junto com o papel).
tamanho do pincel 19mm (fui até checar isso pra vcs). Quando quero untar uma forma, abro a geladeira, pego meu pincel maravilha e unto minha forminha.


A forma fica linda, bem untadinha, com as pinceladas fininhas. Amanhã farei um bolinho (o primeiro desde a minha cirurgia) e aí vou tirar foto da forma untada e vou mandar pra vcs. Vocês vão ver como fica bonita!!!
Untada e polvilhada (foto by Carol)
 O meu pincel de untar as formas mora na geladeira. Depois de untada a forma eu pego o papel alumínio, embrulho só a cabecinha do pincel e ponho na geladeira. Nada de lavar pincel não. Ele fica “sujo” de manteiga mesmo. E troco só o papel alumínio quando já está muito amassado.
Vejam como ela guarda o pincel (foto by Carol)
Nada de mão suja de manteiga, não dá trabalho nenhum.
O meu pincel de silicone só serve para passar gema de ovo por cima dos pães que eu faço, só isso e nada mais!!!
E o meu pincel de pintor eu comprei numa loja de 1,99″.
Apesar de toda a explicação, fiquei em dúvida se era para lavar o pincel ou não, perguntei então pra Carol:
 

“Uma pergunta: antes de vc guardar o pincel, você lava ou não?”

E ela respondeu:
“NÃO lavo o pincel não. Ele fica amanteigado mesmo esperando o próximo “serviço”.
O bom da dica é justamente isso, não ter de lavar o pincel toda vez que usar, pois isso dá um trabalhão danado. Deus me livre!!!!”


Espero que vocês aprovem também.

E, não esqueçam que hoje é o último dia para participar do sorteio da Mococa.Corra, vale a pena! Basta clicar aqui.

Vejam como o bolo da Carol ficou lindo!

Agora, só falta a Carol mandar a receita desse bolo que, pelo aspecto, é delicioso!

Outras Dicas Simples Assim:

Vamos às dicas
Dicas preciosas
Mais dicas

  1. Que dica ótima!!! Sempre achei UÓ lavar pincel besuntado de manteiga! hehehehehe
    Amei!

    Beijão Lylia! 🙂
    Ah, não sei se você viu, mas o blogger está de cara virada comigo, e não está mostrando na página inicial minhas atualizações! Eu continuo atualizando, mas nada de aparecer por lá… por isso, sempre que quiser, dá uma olhadinha lá no Brisando que sempre tem coisinha nova! hehehe
    E se quiser ficar atualizada, na página do Face eu sempre posto as atualizações!!! http://www.facebook.com/brisandonacozinha 🙂
    Beijão Lylia e brigadão pela dica! 🙂

  2. Bom dia, Lylia! Super boa dica, amiga! Eu tbm só uso o pincel de silicone para passar gema no pão e umedecer bolo com calda. Tbm tinha essa dúvida de lavar ou não o pincel mas como uso direto, tbm deixo sem lavar na geladeira mesmo! Parabéns pelo post! E eu tenho, sim, 3 vira-latinhas em casa! São como filhas pra gente! Bjsss

  3. Lylia,
    Essa é uma ótima dica.
    Durante bastante tempo eu usei pincel de pintura com essa finalidade.
    Depois resolvi comprar um de silicone, mas cheguei, também, à conclusão de que ele não serve para untar formas. Estou voltando para o pincel comum.
    Beijo.

  4. Oi Lylia
    Obrigada por compartilhar essa dica tão boa!
    Eu só não gosto quando o pincel começa a soltar as cerdas e gruda na forma, por isso passei a usar o de silicone.
    Acho que solta cerdas de tanto lavar né, então vou seguir a dica e guardar na geladeira somente trocando o alumínio.
    Beijos
    Paty

  5. Mas esse povo é muito chique. Lembro dos momentos de preparo de bolo em casa. Eu sempre sentava na cozinha e a esperta da minha mãe me fazia melar os dedos para untar a forma. Era prazeroso fazer.. ela devia estar me usando.. ¬¬ .. rsrs De qualquer forma, é uma ótima dica e minha cozinha terá um pincel desses. =)

  6. Lylia que delicia de post, super informativo, nesse mundo da blogsfera estamos sempre aprendendo, eu odeio untar forma também, e lava as mãos e enche de manteiga, e unta a forma, e lava as mãos de novo, e salpica farinha de trigo, pra depois lavar as mãos de novo. Ufa!! Assim é comigo, mas agora não vai ser mais não, adorei a dica. Obrigada a vc e a Ana Carol por compartilhar essa bela idéia conosco. Beijinhos

  7. Uso manteiga em spray e quando não tenho, acho mais higiênico usar papel absorvente. Isso porque não faço bolo sempre e, nesse caso, guardar sujo, a manteiga que fica no pincel acaba rançosa correndo o risco de "mofar", juntar bactérias, essas coisas… mas se fizesse bolo todo dia, seria uma boa a adoção dessa prática.
    Boa semana!! Beijus,

  8. Olá Lylia,
    Gostei da dica…vou experimentar no lugar do meu de silicone e deixar na geladeira(será que não fica rançosa a manteiga do pincel?????Não custa tentar né???Porque para mim a parte mais chata de fazer o bolo é untar a forma pode?
    Beijos
    Carla

  9. Queridas Luci, Cimara, Andrea, Carla, Akemi, Helô, Paty, Yves, Valéria, Sonia, Andreá, ISa, Ratolinha, Josy, Cristina, Luma, Carla , Maria Célia e Simone,
    QUe bom que gostaram da dica. A Carla Maria estava em dúvida se a manteiga não ficava rançosa e eu, que já estou adotando essa prática a alguma tempo não senti. Mas, de mês em mês, procuro lavar para não acumular manteiga velha.
    Bj e obrigada pelo carinho,
    Lylia

  10. Eu tardo mas não deixo de navegar pelos meus blogs preferidos….
    Amei esta dica, Lylia! Eu até uso o pincel de silicone para untar e depois o trabalho de lavar com água quente, mas depois dessa preciosa dica vou atrás de um pincel comum.
    Beijinhos

  11. Adorei a dica do pincel para untar, comprei um de 10mm e funcionou bem, na lojinha de 1,99, só que paguei 2,00. rsrsrsrsrs. Antes de usar fiz uma mistura de água, detergente de cozinha e cloro (o mesmo que usamos para esterilizar frutas e verduras) deixei uns 10 minutos e pronto.

  12. Errada e nojenta. Mesmo para quem faz bolos ou tortas todos os dias , imaginem as quantidades de bactérias que ficam se multiplicando nesse pincel. Como o ditado já diz " o barato (nesse caso a preguiça) sai caro" e o maior prejudicado é quem estará consumindo estes produtos.

  13. Tome cuidado com o que coloca na internet. Apenas uma dica. Busque outras fontes, tenha certeza antes de publicar. Isso é anti higiênico e duvidoso quanto à contaminação. "sem jamais lavar" ??? Que utensílio de cozinha usamos sem nunca lavar? Nenhum! Preguiça não combina com cozinha.

  14. Bom, para quem tem nojo de cabelo, os pincéis para pinturas são fabricados com pelos da equinos e bovinos, ou seja, com a crina ou rabo de cavalos. E por não serem direcionado para uso doméstico, não higienização adequada no processo de fabricação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias