Simples Assim


Torta de queijo e espinafre da Léia

 Hoje quero pedir desculpas aos meus queridos amigos blogueiros que sempre estão aqui me visitando. Você são a motivação do Simples Assim, o que me faz manter atualizado este blog todos os dias. E quem tem um blog, sabe o quanto é difícil estarmos todos os dias aqui.  É um grande prazer estar aqui, mas o trabalho, apesar de prazeroso, exige muito de nós. Confesso que estou aqui porque gosto, mas infelizmente não estou podendo dar a atenção necessária. Por isso peço desculpas , por não estar indo com frequência tomar um cafezinho com vocês. Não pensem que é desatenção, de jeito nenhum, é simplesmente falta de tempo. Tento ir na casa de um de outro para matar as saudades, mas não dá para estar em todos os locais. Desculpem então minha falta de tempo e recebam meu abraço de agradecimento por todo o carinho que tenho recebido.
A postagem de hoje, por exemplo é fruto de uma dessas visitas..Peguei em uma visitinha que fiz  à casa da querida Léia , do delicioso Cucchiaio Pieno . As receitas da Léia são caprichadíssimas e sempre dá vontade de fazer. Como essa torta de queijo e espinafre, que , como ela mesma disse “… é muito saborosa, simples de fazer e que pode ser um ótimo prato para o fim de semana! “. É isso mesmo.E para que nossa segunda tenha um sabor de fim de semana trago essa delícia para nos animar hoje. 
Só fiz uma pequena alteração.Não fiz com massa folhada.Como não tinha fiz essa massa que sempre dá certo:
E não esqueça o sorteio da Mococa. As inscrições vão até o próximo dia 27 (quarta). Participe clicando aqui

TORTA DE QUEIJO E ESPINAFRE

Ingredientes da massa:
* 180g de manteiga em temperatura ambiente
* 1 colher (chá) de sal,
* 1 colher (sopa) de água gelada
* aproximadamente 2 xícaras de trigo (pode ser que precise um pouco mais)

Modo de fazer:

* Misture os ingredientes com as mãos até que esteja uma massa homogênea.
* Pode ser feita no processador colocando-se os ingredientes e pulsando até que estejam bem misturados.  Forre os fundos e as laterais de uma forma de fundo falso de 25cm.
*   Com um garfo faça furinhos na massa e leve para pré-assar até que comece a dourar, a massa deve estar firme.
* Lembre-se que ainda vai assar com o recheio então não deixe dourar muito.

Recheio :

  • 500 gr de espinafre ( eu usei um maço)
  • 200 gr de queijo fresco ( eu usei muçarela)
  • 3 cebolas pequenas
  • 2 ovos
  • 1 dente de alho
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
  • Limpe, lave e afervente o espinafre, com um pouco de sal, por alguns minutos. Escorra e reserve.
  • Descasque e pique fininho as cebolas e o alho, refogue-os numa frigideira com um fio de azeite e, quando estiverem dourados, acrescente o creme de leite e mexa.
  • Quebre os ovos numa vasilha e junte o queijo, cortado em cubinhos, e o espinafre. Tempere com sal e pimenta e misture tudo até obter um composto homogêneo.
  • Abra a massa em forma de um circulo e cubra uma forma redonda revestida de papel-manteiga. Coloque o recheio e asse em forno preaquecido a 190 °C por 25 minutos.
  • Retire do forno e sirva.
Com uma saladinha de folhas se transforma em uma refeição completa.

  1. Lylia, a torta está com aspecto delicioso. Gosto de receitas com espinafre, sempre são muito gostosas.
    A vida está mesmo uma correria, para todos nós mas,vamos aos poucos visitando e postando.
    Um beijo e ótima semana

  2. O mesmo acontece aqui Lylia, bem que gostaria estar sempre visitando as amigas mas nem sempre dá. São tantos os blogs que gostamos mesmo porque quem está por trás deles são pessoinhas muito amáveis assim como você, então a gente faz o que pode.
    Adorei a sugestão, a Léia é uma querida que faz coisa muito gostosas, e vou levar a receita da massa, é sempre bom ter uma carta na manga e essa receita me parece muito boa.

    Bjs

  3. Olá Lylia,
    A vida é mesmo assim, e nas fases que o tempo é escasso não é fácil…mas fica tranquila, o que importa mesmo, apesar do prazer que dá em ter um blog e visitar os amigos, é que esteja tudo bem contigo! Nós cá te esperamos sempre 🙂
    Esta torta ficou mesmo muito apetitosa, vem de um blog que eu gosto muito, a Léia é uma querida e esta receita ficou mesmo muito boa, o aspecto confirma…imagino a delícia!
    Beijinho

  4. Lylia que linda ficou sua torta, gosto muito das receitas da Léia também, são sempre deliciosas e lindas, e vc fez com perfeição total, ficou muito bonita e aposto qe não sobrou nada. Adorei sua sugestão.
    Quanto a carne de soja Lylia a primeira vez não gostei muito do sabor, aí minha vizinha me ensinou a hidratá-la com caldo de legumes, ficou com um sabor melhor. Particularmente, prefiro a proteína texturizada de soja, aquela miudinha que parece carne moída,a cho mais versátil.Basta hidratar da mesma maneira e aí dar asas a imaginação. Bjinhos amiga, excelente semana

  5. Ei Lylia
    Particularmente, entendo a falta de tempo das pessoas, em especial às que trabalham fora de casa como você, fica muito difícil conciliar e administrar várias coisas.
    Quando você tiver um tempinho é sempre muito bom te receber lá no mundodecissa.
    Com relação à receita de hoje, adorei, vou levar, e aposto que ficou muito boa.
    Beijo e boa tarde.

  6. Oi Lylia!Amiga vou falar por mim.Não se preocupe se vai ou não aos meus blogs, sei bem como é e sinceramente nao fico chateada quando não me visitam.Sei como é o dia a dia e eu mesma nem sempre vou a todos que me visitam.A receitinha está de dar água na boca!
    bj menina e obrigada pelo carinho
    Valeria

  7. QUeridas Luísa, Luci, Juliana, Izabella, Gina, Eliana, Fê, Sõnia, Lourdes, Sofia, Josy, Vânia, Maria Célia, Lídia, Daniella, Andrea, São, Valéria, Valéria Ferro, Irene e Tânia,
    Obrigada pela presença carinhosa.
    Obrigada pelos esclarecimentos sobre a soja, Josy.
    Bje um ótimo dia para todas,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias