Simples Assim


Um legítimo chá inglês com a simpatia brasileira

Flashes de uma tarde muito especial

No sábado passado  tive a oportunidade de  participar de um  autêntico Chá Inglês aqui em Brasília. Promovido pela querida  Valentina do excelente Trem Bom. Cearense como eu, nos entendemos logo à primeira vista. O encontro não poderia ter sido mais harmonioso. O local, Monardo Gastronomia e Cultura.,  nos acolheu muito bem e tivemos a oportunidade de conhecer a história dessa tradição britânica, além de participarmos no preparo das delícias que  compõem o Afternoon Tea. Depois, é claro, nos sentamos e participamos de todo o ritual.

Mais flashes

Vou dividir com vocês algumas coisas que aprendi naquela tarde. Soube, por exemplo, que o chá foi levado para a Inglaterra por uma portuguesa que se casou com Charles II, a Catarina de Bragança . E que isso aconteceu em 1840.Naquela época haviam duas refeições principais: café da manhã e jantar, então para “enganar” a fome nesse intervalo, a duquesa de Belford, Anna, pensou nessa refeição  que conhecemos até hoje.

Mas, o melhor de tudo foi o clima de descontração, amizade e empatia que permeou nosso encontro.A Valentina, juntamente com seu irmão Gregório, pilotaram o fogão com maestria e nos  levaram a participar de todo esse ritual que nos encantou.
Esse bolinho de chocolate dá água na boca só de lembrar
O nosso Afternoon Tea, seguindo a tradição inglesa, foi composto de trés tipos de chá: o Earl Grey o Lapsong Suchon e o Darjileen. Para acompanhar foram servidos mini sanduíches de pepino, de maionese de ovo, de frango defumado e de bottarga ( esse o meu preferido). Em seguida, foram servidos deliciosos scones simples e com passas servidos com geleia inglesa e nata e os seguintes mini bolinhos e tortinhas: Bolo de café e nozes, tortinha Bakewell, Tortinha de Frutas, Elton Mess, Bolo Madeira e Bolo de Chocolate.

Esse bolo que a Valentina está cortando é de nozes e café…Muito bom

Perfeito! E o melhor, foi a oportunidade de executarmos as receitas, sentir o aroma das delícias no ar e desfrutar da agradável presença da Valentina. Gostei tanto dela que a convidei para outro chá em minha casa. Mas essa já é outra história…
Para que vocês também participem um pouco desse momento , trouxe a receita da Tortinha de Frutas. A massa é ótima para se trabalhar e o creme patisserie delicioso.
Por que não surpreender seus queridos neste fim de semana com um autêntico chá inglês?
Obrigada, Valentina, por sua presença entre nós e por toda a alegria, simpatia e disposição que dividiu conosco.
Mais detalhes do nosso chá, vocês também poderão conferir no Trem Bom.

As tortinhas de frutas, deliciosas!

Tortinha de Frutas

Massa:

  • 350 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 125 g de manteiga gelada
  • 2 ovos e uma gema
  • 125 g de açúcar refinado
  • mais 1 gema para untar o fundo das formas

Preparo:

  • Coloque a farinha de trigo e sal numa tigela.com um rolo vá batendo o pedaço da manteiga até que fique achatado.Neste ponto  vá pondo pondo pedaços de manteiga na tigela com f farinha e depois que toda a manteiga seja acrescentada incorpore os ingredientes usando a ponta dos dedos.
  • Acrescente o açúcar à mistura.Jogue os ovos sem bate-los antes e misture com um colher de pau a princípio, e depois use as mãos.
  • Quando a mistura estiver uniforme transfira par uma superfície levemente untada e  trabalhe a massa até que fique homogênea.
  • Envolva com papel manteiga e leve à geladeira por  pelo menos 2 horas.
  • Reserve as forminhas que for usar.
Retire a massa da geladeira e trabalhe em pedaços pequenos da massa por vez..Pedaços que forrem umas duas ou trés forminhas, abrindo a massa comum rolo até ficar fina.
Forre as forminhas se assegurando de que o fundo delas fique bem forrado.
Ponha um pedaço de papel manteiga dentro de cada forminha, seguida de feijão cru  e leve à geladeira por uns 20 minutos.
Ligue o forno – 180º. Quando o forno estiver na temperatura ideal – o que deve coincidir exatamente com uns 20 minutos –  transfira as forminhas formadas para uma assadeira e asse por uns 15-18 minutos.Após esse tempo retire as forminhas do forno, se livre do papel manteiga, do feijão e pincele o fundo com gema.
Asse por mais 5 minutos e retire e do forno.Deixe esfriar e coloque o recheio.

Creme Patisserie
Ingredientes

  • 300 ml de leite
  • 1 colher de chá de Gran Marnier ou Kirsch ou Extrato de Baunilha
  • 2 gemas
  • 20 g de açúcar
  • 20 g de farinha de trigo

Preparo:

Coloque o leite com Grand Marnier ou o extrato de baunilha numa panela e leve ao fogo médio/ baixo até que comece a chegar ao ponto de fervura. Regire do fogo e deixar abaixar a temperatura enquanto prepara o resto.
Coloque a gema e a açúcar em uma tigela e bata com um fouet até que a mistura fique clara e cremosa.Não há necessidade de usar batedeira aqui.
Ponha a farinha de trigo na tigela e mexa para que se combine com a mistura.
Vá acrescentando o leite aos poucos e mexa de forma contínua, sem parar.
Quando todo o leite tiver sido incorporado à mistura, transfira tudo para a panela e  devolva ao fogo (médio, baixo) mexendo até ferver, mexendo sempre.Deixe ferver por uns 2 minutos para chegar a consistencia boa e retire do fogo, transferindo par a uma tigela para esfriar.
Cubra com um plástico PVC em contato direto com superfície do creme de forma que não entre ar. Isso impedirá a formar de uma película  na superfície do creme.Quando esfriar pode ser levado à geladeira até a hora de usar..
No momento de servir , recheie com o creme e ponha a frutinha de sua preferência por cima. A nossa foi framboesa.

  1. Amiga, sem palavras pra descrever um evento bacana e elegante como esse!!Deve ter sido uma experiência maravilhosa e uma honra participar como ouvinte(da história do chá), como alunas( executando as receitas) e como degustadoras!!
    Imagino que vocês passaram uma tarde mega-power agardável e foram tratadas como princesas e rainhas!!
    Qdo acontecer outro evento me chama!!! 🙂
    Amo, adoro cozinhar!!
    Bezo, bezo!!

  2. Oh! Como gostaria de ter estado aí tb! Imagino como deve ter sido maravilhoso.E a experiencia, heim? Há! Fiquei com agua na boca com tanta coisa boa!
    E sua matéria está ótima! Como sempre. Bjos!
    Liliana

  3. Lylia, fiquei cheia de inveja branca, adoraria conhecer a talentosa Valentina pessoalmente e degustar das suas delícias…o Trem Bom foi o primeiro blog de culinária que conheci e foi paixão à primeira vista!
    Obrigada por dividir conosco parte desse encontro!
    Um ótimo final de semana!!

  4. Queridos Augusto, Amanda, Fê, Coradinha, Andrea, Luísa, Lurdes, Cíntia, Luci, Andrea, Clarinha, Lídia, Andrea, Sileni, Tania, Maria Célia, São, Valéria, Crisitna, Ci, Gabi, Carol, Tia Guida, Itrena, GIna, Valentina, Isa, Téia e Mel
    Obrigada pela visita e pelos comentários carinhosos.
    Um obrigada especial a Valentina que nos proporcionou um momento tão bom!
    Bj e boa semana para todos,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias