Simples Assim


O arroz pode muitas vezes passar de um simples acompanhamento para  prato principal.E com sucesso. Há várias receitas e variações para se experimentar: com frango, camarão, legumes, linguiça...as opções são infinitas.Eu gosto muito dessas “misturas” , pois além de práticas, são muito gostosas.

O arroz que trago hoje é um exemplo dessas felizes variações: o carreteiro com três carnes.Vi a receita no site Anonymus Gourmet do criativo José Pinheiro Machado. Ela leva um pouco de carne bovina, linguiça e charque.Que tal? Como ele mesmo diz “ Dá para limpar a geladeira ou aproveitar pequenas porções”..

Eu ainda incrementei com couve cortada fininha e refogada no azeite e no alho.Ficou bom demais!
Que tal experimentar?

Carreteiro com três carnes

 1 – Comece preparando um refogado, mas antes, não esqueça de deixar o  charque, bem picado, de molho em água para retirar o excesso de sal. Deixe de molho em água por 40 minutos e troque a água pelo menos uma vez. Umas 2 xícaras de charque picado.
2 – Agora esquente bem uma panela ampla e, com um toque de azeite, frite 2 xícaras de linguiça cortada em pedacinhos até deixá-la dourada e crocante. Acrescente 2 xícaras de carne bovina e o charque, tudo picado. Misture e espere fritar um pouco.
3 – É a vez de acrescentar uma cebola e dois tomates picados e mais 3 colheres de massa de tomate. Mexa bem. Agora é preciso um tempo para o refogado se criar, uns 10 minutos. Com a panela tampada, espere o molho ficar bem consistente.
4 – Entre com 3 xícaras de arroz (metade da quantidade de carnes, para o carreteiro ficar na medida), deixe uns minutinhos, misturando tudo e adicione os líquidos: 1 xícara de suco, 1 xícara de vinho e 4 xícaras de caldo de carne. Você pode preparar este caldo em casa com sobras de carne e ossos ou dissolver 2 tabletes de caldo de carne em 4 xícaras de água. Espere abrir a fervura, baixe o fogo e tampe a panela. São 15 minutos de cozimento.
5 – Com o arroz macio, misture com cuidado e desligue o fogo. Tampe a panela por mais 5 minutos e sirva em seguida com salsinha picada, queijo ralado e ovo picado.

  1. Mais uma receitinha para eu testar é?
    Vc está danada pra fazer coisas gostosas heim e eu fico aqui do outro lado tentada a testar sempre.
    Carreteiro é uma delícia eu amo , quando morava no Sul nos dias frios ele sempre foi o prato de domingo , quentinho, saboroso e uma delícia… bjs Dani
    Ótimo dia para vc Lylia

  2. Oi Lylia,, tudo bem? 🙂

    Também eu sou muito "arrozeira" gosto muito de arroz, tanto simples, como com mais qualquer coisa. E é mesmo verdade, passa de acompanhamento para prato principal e eu gosto tanto 🙂
    Assim com carne ficou delicioso, gostei muito do toque das couves, acho que deu ainda mais vida ao prato. Excelente sugestão, mesmo como eu gosto 🙂

    Minha querida, só hoje eu reparei na referência no lado esquerdo em cima…nem imaginas o quanto me fez feliz ver que gostaste tanto assim (já sabia pelo comentário no blog) mas foi uma bela surpresa, fico quase sem palavras…muito obrigada de coração 🙂

    Beijinho grande e boa semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias