Simples Assim


Salada morna de tomates – para servir no frio

salada morna de tomates jpg
Salada morna de tomates. Com o frio que está fazendo o adjetivo “morna” chamou minha atenção. Já que não abro mão de uma salada no dia a dia, mas muitas vezes, em dias frios, acabo desistindo.
Com ingredientes simples como tomates cerejas, manjericão e alho , essa Salada morna de tomates veio do livro ” Panelinha – receitas que funcionam” , da Rita Lobo que ganhei no sorteio do blog da Marina, o Sal com Bolinha.
Quis tanto ganhar esse sorteio, que meu pensamento funcionou. Adorei!
Comece então sua semana com bons pensamentos, muita energia e com a certeza de que querer algo já é o primeiro passo para alcançá-lo. Uma excelente semana para todos nós!

salada morna de tomates jpg

Salada morna de tomate-cereja, alho e manjericão

Ingredientes

  • 10 tomates-cereja ( coloquei bem mais )
  • ¼ de cebola-roxa ( substitui por  4 dentes de alho picados e dourados no azeite)
  • 1 colher (chá) de óleo ( substitui por azeite de oliva)
  • 1 colher (chá) de vinagre balsâmico
  • 4 folhas de manjericão ( coloquei bem mais)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeite a gosto
  • ( Acrescentei queijo parmesão ralado na hora)
Como fazer:

1. Lave e seque os tomates e as folhas de manjericão.
2. Corte os tomates ao meio e, se forem grandes, rasgue as folhas do manjericão com as mãos. Corte os alhos em fatias bem finas
3. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Assim que esquentar, regue com o azeite. Se a frigideira não for antiaderente, coloque um pouco mais de azeite e gire para cobrir o fundo.
4. Quando o óleo estiver quente, junte os tomates e, segurando a frigideira pelo cabo, faça movimentos de vaivém por cerca de 1 minuto.
5. Na seqüência, acrescente os alhos e doure.
6. Desligue o fogo, regue com o balsâmico e tempere com sal e pimenta. Junte as folhas de manjericão e misture novamente. Transfira a salada para um prato e regue com um fio de azeite.
7 – Coloque queijo parmesão ralado na hora e sirva com croutons.

  1. Lylia, que tomatinhos lindos você colheu da sua horta!São realmente irresistíveis! e a receita,claro, vai ficar muito mais saborosa. Aliás,essa receita tá uma delícia,e o visual é de comer com os olhos.
    bjus! um ótimo inicio de semana!
    yves

  2. Parabéns Lylia por ter uma horta de onde cresceu tão lindos tomatinhos, que lindos!! E que delicia devem ter ficado, adoro tomates e manjericão com alho, nossa Lylia que divino que ficou esse prato. Adorei.Bjos excelente semana

  3. Oi Lylia que delícia…hummmm me deu água na boca!!!!
    Adoro tomate cereja. Ano passado meu pai plantou e deu tanto tomatinho que eu fazia panelada de molho, menina mas fez um sucesso meus molhos…ai que saudade…vou ver se planto alguns pezinhos na minha pequena hortinha.
    Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

  4. Nossa Lylia, faz tempo que não vejo uma salada tão apetitosa, imagina esses tomatinhos numa bruscheta?!Eu sonho em colher delicinhas no meu quintal, pena que o local aqui não ajuda, mas tenho dois lindos pés de manjericão…vou tentar uns tomatinhos!!
    Bj e boa semana!!

  5. QUeridas Mel, Vânia, Andrea, Yves, Sandra, Maura, Luci, Érica, Gina, LUiza, Kati, Maria Célia, JOsy, Marlene, Madalena, Izabella, Vanessa, Tânia, Cristina, Sandra, Lídia, ANa Cláudia, Helô, Teresa, São, Léia, Coneição, Elizabete e Maria Izabel
    Obrigada pelos comentários carinhosos.Fico feliz que a Andrea tenha se animado a plantar os tomatinhos em casa.Boa sorte!
    Uma ótima semana pra todas nós.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias