Simples Assim


Voltando, aos poucos, mas com receitas

Nada como arrumar as idéias. Colocar os pensamentos em ordem. Depois daquele desabafo, venho pensando muito sobre minha vida, principalmente em como viver melhor. E,viver bem, para mim, é estar bem comigo mesma e estar bem com os outros.  Lendo os comentários carinhosos de vocês percebi o quanto já me sinto ligada a cada um, o quanto vocês já fazem parte do meu dia a dia.De repente fico pensando em como está a Marly, com a perda da irmã; a Ângela, com a recuperação após sua queda; a Dani, com a construção de sua casa, a Marina, que está correndo contra o tempo que nem eu; a Léia, com seus novos projetos … e por aí vai…Acompanho a vida de cada um e , como sou uma pessoa de muita fé, coloco todos em minhas orações. Como então deixa-los assim? Ficar sem notícias ? Como resolver ? Conclui, então, que é melhor dosar minhas postagens do que deixar de postar. Não me angustiar se não estou aqui todos os dias, se não consigo visitar cada um como gostaria, se não consigo fotos espetaculares, receitas sensacionais, texto impecáveis….Cheguei a conclusão que o importante é estar aqui, mesmo sem a perfeição que gostaria. Meu marido sempre diz que “ o bom é inimigo do ótimo”. É isso mesmo.  Então resolvi ser “mais ou menos” e continuar com todas as atividades que me propus. Sem cobranças minhas, porque quem mais me cobra sou eu mesma. Então aqui estou. Obrigada por tudo e por entenderem essa minha inquietação, esse meu cansaço. O bom da vida é descobrirmos que ainda existem pessoas amigas, queridas e que estão do nosso lado.

E , para comemorar um novo tempo, uma deliciosa opção para essa segunda sem carne, que minha amiga Josy sempre preserva :
 Batata com espinafre. Saudável e gostoso, esse prato por si só faz bonito em qualquer refeição.

Batatas com Espinafre

Ingredientes

  •     1 maço de espinafre (utilize só as folhas)
  •     Água com sal
  •     1/2 xícara (chá) de queijo minas fresco e esmigalhado
  •     1 colher (sopa) de manteiga     750grs de batatas
  •     Água fervente com sal
  •     1 colher (sopa) de azeite de oliva
  •     3/4 xícara (chá) de creme de leite azedado com 1 colher (sopa) de suco de limão
  •     3 ovos
  •    queijo parmesão ralado


Como fazer:

  •     Limpe o espinafre e cozinhe as folhas no vapor, com sal
  •     Escorra e pique bem.
  •     Misture o queijo minas com a manteiga e o espinafre.
  •     Cozinhe as batatas, sem descascar, em água fervente temperada com sal, até que fiquem cozidas, mas ainda firmes.
  •     Descasque e corte em rodelas bem finas.
  •     Pré aqueça o forno em temperatura média (170º).
  •     Numa forma refratária, coloque o azeite, espalhando bem, a metade das rodelas de batata, o espinafre misturado com o queijo e as rodelas de batatas restantes.
  •     Misture o creme de leite com os ovos e despeje sobre as rodelas de batata.
  •     Polvilhe queijo ralado
  •     Asse no forno pré aquecido por cerca de 20 minutos ou até se formar uma crosta dourada na superfície.

Dica

Reserve os talos do maço de espinafre para preparar outras receitas, pois são saborosos e nutritivos. Eu gosto de fazer com arroz.


Outras receitas Simples Assim com Batata:

Rocambole de Batatas
Batata Gratinada

  1. Oi Lylia
    Perdi o bonde andando e não sei exatamente qual foi seu desabafo, seu problema.
    O que realmente importa é você estar aqui,eventualmente, do que sumir de vez, ainda mais com suas palavras sempre tão gentis, carinhosas e nos brindando com receitas ótimas, já fiz algumas, foram todas aprovadas.
    Tenho certeza que a de hoje deve ficar muito boa, estou levando.
    Beijo.

  2. Lylia, apesar de todo o "trabalho" de manter um blog, ele tem esse lado maravilhoso de fazer vc se conectar com pessoas ao redor do mundo e uma vez dentro, é difícil mesmo ficar muito tempo longe. Fico feliz que tenha ficado! Poste na medida que der e quiser, sem cobranças! Estaremos sempre por aqui! bjss

  3. Lylia a sua conclusão foi a mais acertada e é a mesma que adoto, afinal o dia só tem 24 horas e invariavelmente vai ficar coisa que não pode ser feita, e com toda certeza não podemos e nem devemos ficar frustados ou sofrer por isto. Amigos sabem entender que se eu não vim hoje ou se fiquei uma semana sem aparecer é por que teve um motivo.

    Agora esta receita eu babei, estou levando comigo.
    bjo
    Fe

  4. Lylia querida.
    Que valor daríamos as coisas e fases boas se não fossem as ruins para compararmos? E Deus nunca nos dá um fardo maior que não possamos carregá-lo (desde que não desejemos carregar o fardo dos outros, não é?):)
    Me sinto um pouco responsável por abarrotá-la ainda mais. Desculpe.
    Te envio vibrações positivas para que seus problemas sejam solucionados bem rapidinho, viu?
    E esta receita….hummmm…tem todos ingredientes que gosto. A combinação é perfeita. Adorei.
    Beijinhos

    Ah, tem uma frase que coloquei no meu blog, para refletir…

    "Não existe uma fórmula para o Sucesso.
    Mas, para o Fracasso, há uma Infalível:
    – Tentar agradar a todo mundo".
    Herbert B. Swope – Editor Americano

  5. OI Lylia,
    Que bom ver-te por aqui, mais leve e animada! É isso mesmo, o que interessa é estar aqui, fazer do blog algo que nos dá felicidade é o objectivo, mesmo se isso significar postar só uma ou duas vezes por semana, não interessa, o importante é estares bem contigo e com a vida! 🙂
    Eu própria já faço isso, pois o tempo não permite mais e depois torna-se sufocante, e assim não quero. Bem vinda 🙂
    Gostei muito desta sugestão, a combinação é deliciosa!
    Beijinhos e boa semana

  6. Oi Lylia!
    Que bom que voltou e reorganizou suas ideias e vai continuar por aqui. Nem sempre é fácil manter o ritmo com todos os chamados que temos, não vale a pena exigir tanto de nós.Meu marido adora espinafre, essa é uma das que ele gostará.rsss
    Beijinhos e uma alegre semana!

  7. Oi Lylia, foi sábia sua decisão, um pouco de ponderação e moderação e pode-se fazer um pouco de tudo que nos agrada. Que bom que não vai nos abandonar, como ficaríamos sem suas receitas e dicas preciosas??Essa de hoje por exemplo me parece ótima para começar bem a semana, obrigada!
    Bj e seja feliz!!

  8. Lylia…tb peguei o bonde andando, mas fico feliz de ver vc de volta.
    As vezes não posso visitar todos os blogs amigos que tenho vontade, mas sempre acompanho pela minha barra lateral. A internet de Manaus é a pior do Brasil …isso me entristece, mas …acredite, estou muito feliz em saber que vc está compartilhando esta delícia conosco, tá? Boa semana, beijos.

  9. Também peguei o bonde andando, mas fico feliz que as coisas estejam se encaixando. Mudanças acontecem e quase sempre no susto!
    Você não sabe como fico feliz em ver receitas assim, pois eu não como carne (é raríssimo e mesmo assim, se estiver escondidinha em algum canto que eu não veja, rs rs).
    Super beijo!

  10. Oi Lilya! Também dei uma sumidinha do blog devido a compromissos diversos. Tenho dificuldade em me contentar com o bom. Sou uma bon vivant por natureza e aprecio as coisas, sejam simples ou não. Por isso, quando faço algo, gosto de saborear o que estou fazendo mas, sobretudo, obter um resultado ótimo. Caso contrário, considero perda de tempo. Por um lado isso é péssimo porque os dias atuais não permitem tanta contemplação das coisas. rs rs rs Bem, atualmente também estou me questionando qual ritmo de vida desejo levar. Como diz o Lobão 'viver 10 anos a 1.000 ou 1.000 anos a 10?' Sinceramente, a 2ª opção me atrai mais. rs Beijos, Paula

  11. Querida Lylia,
    Eu acho que o mais importante é você fazer o que gosta e o que te traz satisfação… Mas, também entendo a dificuldade de manter esse equilíbrio… Espero que consiga esse equilíbrio sem nos deixar, pois o seu cantinho é muito especial… Te admiro muito…
    Grande beijo, Irene

  12. Querida Lylia
    Adorei a surpresa ao entrar no seu blog e ver que vc havia postado algo!
    Viu como vc é querida! E todos já estão acostumados em ver suas receitas,seus comentários… enfim tudo que escreve e que tanto nos enriquece. Continue assim, e não precisa estressar…O dia que postar será sempre um prazer ao lhe adicionar!
    Bjo Grd!
    Liliana

  13. Ai Lylia, essa combinação de batata com espinafre é uma de minhas preferidas. Amo de paixão 🙂 Comeria essa travessa toda sozinha, hehe
    Li seu desabafo aqui em baixo e queria dizer que fiquei muito feliz de você ter percebido o que estava te fazendo mal.
    Tem muita gente que nunca chega a essa conclusão e quando vai ver já tá doente e deprimida.
    Mais uma prova de que para mim você é uma pessoa normal e saudável. Que apesar de tudo está de olho em si própria e se cuida.
    Muito bom mesmo é te ter conosco, isso é o que realmente importa 🙂
    Um forte abraço bem apertado e um cheiro para ti flor =)
    Queila

  14. Querida Lylia… no inicio do meu blog também adorava postar todos os dias, visitar os blogues amigos e principalmente estar com todos… mas… era demasiado.
    Acabei por espaçar mais as postagens… tem meses que sou mais assídua que outros… mas teve de ser.
    O meu conselho é que seja mais moderada… se não consegue… e eu entendo… não faça. As pessoas certamente que entendem 😀
    Fique bem e descanse… pense mais em si mesma 😀

    Beijinhos carinhosos

  15. Lylia, querida,

    Cheguei aqui para agradecer o seu apoio, com relação à minha perda recente e encontro uma menção a mim… obrigada!
    Eu vou bem, na medida do possível. Situações como essas só são remediadas pelo tempo, como você sabe. Para falar a verdade, estou fugindo da dor, já que ela não modificará a situação. De mais a mais, acho que tenho que me manter mais forte e serena que os filhos de minha irmã, que estão sofrendo muito.
    Olha, obrigada pelas palavras de carinho, elas foram muito confortadoras.
    Quanto ao gratinado acima, deve ter mesmo ficado uma delícia, minha família adora gratinados, rsrs.
    Ah, fui ler o post anterior e acho que essa inquietação sobre o fazer tudo ao mesmo tempo e agora nos é imposta pelas exigências do nosso tempo, mas a gente tem mais é que se manter muito certa do que nos convém, né?

    Um beijo.

  16. ah..amiga.. a vida é assim mesmo!!!!…a gente vive numa correria só..e se tem algo que nos dá prazer..para relaxar dessa tensão?!!..vamos conviver cada vez mais com o que nos faz bem..não importe com fotos diferentes!!!faça a seu gosto e a seu tempo..quem ganha?somos nós que frequenta a sua cozinha sempre!!!amei essa receita..bjo enorme…li

  17. Oi Lylia,
    Adorei a sugestão de batata com espinafre, casam muito bem mesmo.
    Acho que todos que temos blog passamos por esse "stress". Eu mesma, tive que me ausentar por 3 meses pq a vida me chamou. Não deu tempo nem de vir dar uma satisfação. É assim mesmo, as pessoas que curtem seu trabalho voltarão sempre :o)
    Obrigada pela sua visita e pelo carinho.
    bjsss

  18. Olá Lylia, a Léia comentada acima não sou eu, mas me sinto incluída.
    Ninguém consegue alcançar a perfeição.Qdo resolvemos abrir um blog para compartilhar nossas receitas fazemos com muito sentimento.Colocamos muito de nós em cada postagem.Mas o importante é que te dê prazer ao fazê-lo.
    Compartilhamos momentos e não só receitas.Pois cada receita que postamos foi feita para a nossa família ou para quem amamos.Por isso não se cobre por nada, não se obrigue.Faça como e quando sentir vontade.Pois estaremos aqui esperando por você sempre que vc quiser aparecer.Beijos e fique com Deus.

  19. Lylia, achei deliciosa a sua receita!!!
    Também sou assim: hesito com a maioria das receitas que faço, outras vezes não tenho tempo e, quando vou postar, já não me lembro; noutras, o aspecto ficou feio e já não posto… O blog faz-nos muito bem, temos de continuar 😉
    Beijinhos e boas energias!!!
    Nadalena

  20. Também tenho ter um dia sem carne de espécie alguma. Há tantas opções do que fazer, não é? E esta aqui adorei. Sou louca por batatas e espinafres. Batatas como com moderação pois tendo a exagerar.Ja espinafre nao tem problema se me acabar de comer.

  21. Queridas Chica, Mel, Maria Célia, Lurdes, Akemi, Fê, Luci, Tânia, Yves, Tami, Cristina, Vânia, Vovó Cristina, Regina, Frau, SImone, Coneição,.Elizabete, Mel, Paula, Irene, Liliana, Queila, Romy, Marly, Iliane, Marlene, Tina, Renata, Isa, ANa Cláudia, Léia ( que nãoa Léia) , Madalena e Valentina,

    COm o carinho e a amizade de vocês vai ser difícil me afastar daqui. Obrigada pela força,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias