Simples Assim


Whisky +café+chocolate= Delícia de Bolo

bolo-de-chocolate-com-whisky1
Thanks God, It’s Friday ! 
Graças a Deus é sexta-feira. para mim o melhor dia da semana. Com gostinho de prazer, família reunida, lazer e cheirinho de bolo saindo do forno.
Cheiro de bolo quentinho é cheiro de lar feliz“, observou,outro dia, uma amiga, ao comentar com ela sobre minha paixão por bolos. E, acho que ela tem razão. Bolo tem cara de felicidade, de partilha, de parabéns,de vida…Tenho paixão por bolos, a mistura mágica dos ingredientes que resulta em algo inesperado e imprevisível. Quisera eu todos os dias fazer essa mágica em casa.Mas, em nome da saúde, estética e outras coisas mais só me permito faze-lo uma vez por semana. E o dia escolhido é a sexta, já antevendo os prazeres do fim de semana.
E sempre vem o dilema: que bolo fazer? Pelo meu marido seria sempre de fubá. De uma das minhas filhas , de chocolate, e da outra o de cenoura para adultos. Mas o que fazer se existem mil e uma possibilidades para experimentar? E saio eu, então, à procura do bolo diferente, surpreendente e que adoce a vida de quem o degustar.
O escolhido dessa vez foi esse que reúne três coisas que adoro: café, whisky e chocolate. Precisa dizer mais? Vi a ideia no blog da Laura Lúcia, Só Receita Simples, que por sua vez, disse que se inspirou em uma que viu no romance “Aprendendo a Viver Só, de Judith Ryan Hendricks.
Bolo de Chocolate, Café e Whisky
Ingredientes
Massa
  •  200g de chocolate meio amargo cortado nos quadradinhos (1 barra de 170g + 4 quadradinhos de outra barra) (uso Amaro da Lacta)
  •  150g de manteiga
  •  1 ½ xícara de café forte
  •  1 dose + 1 colher de sopa de whisky (55ml)
  •  1 colher de chá de essência de baunilha
  •  2 ovos inteiros
  •  1 ½ xícara de chá de açúcar
  •  1 colher de café de sal
  •  2 xícaras de chá de farinha de trigo
  •  1 colher de chá de bicarbonato de sódio peneirado
Cobertura
  •  8 colheres de sopa de leite
  •  1 xícara de chá de chocolate em pó peneirado (uso Nestlé)
  • 100g de manteiga
  •  2/3 de xícara de chá de açúcar
  •  1 pitada de bicarbonato de sódio, para não açucarar a calda
Preparo
Massa
1. Faça um café forte que dê 1 ½ xícara de chá: fazer com 2 ½ xícaras de chá de água e 6 colheres de sopa cheias de pó de café.
2. Coloque os ingredientes 1 a 3 numa panela grande funda. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até que o chocolate derreta. Mexa então até que a mistura fique espessa e bem lisa (20 minutos). Retire do fogo e ponha num local ventilado para esfriar por 10 minutos.
3. Acenda o forno a 235º.
4. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel de 24cm.
5. Após os 10 minutos: acrescente o whisky e a baunilha. Misture. Ponha os ovos um a um e misture vigorosamente com a colher de pau para eles não cozinharem.
6. Adicione um a um os ingredientes 7 a 10, misturando sempre. Lembre-se de pôr a farinha de trigo aos poucos.
7. Verta a massa na forma, raspe a panela com uma espátula pão duro. Leve para assar por 40 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Vire a parte de trás da forma para frente aos 25 minutos. Deixe amornar sobre uma grade. Desenforme após 20 minutos e ponha no prato de servir.
Cobertura
Assim que desenformar o bolo: coloque todos os ingredientes da cobertura em um papeiro, mexa e leve ao fogo até que levante fervura. Despeje ainda quente em cima do bolo. Puxe para cima, com uma colher de sopa, a calda que caiu no prato para molhar bem as laterais do bolo.

  1. Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para fazer uma visita
    no meu blog conhecer o meu trabalho e ser uma seguidora
    http://www.vivendoartes-aleartes.blogspot.com.br e se vc tiver face pode me convidar neste perfil
    ficaria muito feliz de ter vc como amiga
    http://www.facebook.com/vivendoartesII
    caso vc queira dar uma espiadinha também tenho uma lojinha virtual
    http://www.vivendoartes-aleartes.com.br
    fico esperando por vc
    até mais

  2. Excelente receita! Vai ser o próximo que vou experimentar!
    Adorei o seu comentário sobre bolo! È verdade! Bolo tem gosto de prazer e partilha! Por isso é que procurei fazer um especial para vc! Porque vc MERECE!!! Bjo, já com muita saudade!
    liliana

  3. Queridas Vânia, São, Alessandra, Sophia, Maria Célia, Camila, Liliana, Sofia, Luci, Ana Paula, Nina, Rosinha, Yves, Giovanna, Anny, Vivian, Léia, Papoila e Cimara
    Obrigada pelos comentários carinhosos.Podem fazer o bolo sem susto que realmente fica delicioso.
    Bj e uma linda quarta para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias