Simples Assim


O Bolo…Que bolo…Ma che bolo!!!

 Como a gente define um bolo que surpreende pelo sabor maravilhoso? O “bolo”? Que bolo..!!!! Ma che bolo!! Essa foi a minha dúvida quando resolvi postar essa receita. Que palavra poderia transmitir a delícia que ele é.? A maciez, o sabor….Como traduzir? Bem que minha irmã tinha razão. Cozinheira experimente e caprichosa, quando ela esteve comigo em Brasília comprou uma geleia de cassis para fazê-lo: ” Vi essa receita num blog e como o Marcos ( o marido) adora cassis , estou “louca” para experimentar”, disse ela.  O “blog” que ela se referia era o delicioso e conhecido Technicolor Kitchen , da Patrícia Scarpin.
E, em uma dessas sextas, que para mim é dia  de bolo, estava em dúvida  em qual fazer.Ao visitar o blog da Irene, o Danni e Lype   minhas dúvidas desapareceram.Lá estava o  bolo que minha irmã tinha falado e com os melhores adjetivos: “ficou super macio, úmido e desmancha na boca…. Hummm!!!  “. Como não faze-lo então? E, , como confio no gosto das três – da minha irmã , Irene e Patrícia – não tive dúvidas de que ele era realmente muito bom e que tinha de faze-lo já.!
E, assim foi feito. .Mas, como também quis agradar meu marido, coloquei a geleia preferida dele, de goiaba. Sucesso total!
Experimente também e me ajude a encontrar o melhor adjetivo para qualificá-lo.

Bolo de creme azedo e geleia de goiaba

– xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

  • 2 xícaras (280g) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
  • 1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
  • 2 ovos grandes, temperatura ambiente
  • 1 xícara de creme azedo (sour cream)*
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • ¾ xícara de geléia de cassis – ou outra de sua preferência ( eu coloquei goiaba)
  • açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Como fazer:

  • Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) de 25cm de diâmetro.
  • Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal com um batedor de arame. Reserve.
  • Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa.
  • Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula. Acrescente o creme azedo e a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até incorporar – a massa é bem espessa.
  • Separe ½ xícara de massa e espalhe o restante na forma. Com as costas de uma colher, faça uma espécie de calha no centro da massa, por toda sua extensão. Misture a geléia à ½ xícara de massa reservada e coloque a mistura dentro da “calha”.
Antes de ir ao forno

Asse o bolo por cerca de 1 hora ou até que cresça e doure e as laterais se soltem da forma (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma,sobre uma gradinha, por 15 minutos, e então inverta sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.
Patrícia ensina a fazer o creme azedo:
* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)
Outros Bolos para alegrar sua sexta:
Bolo de Maçã
Bolo Simples Assim
Bolo de Fubá

  1. E mangia che te fa bene!!! rsrsrs Lylia que delicia deve ficar esse bolo, nunca fiz bolo com creme azedo, dizem que fica um espetáculo e com cassis, foi show, mas com geléia de goiaba tbém ficou, vou levar a receita. Adorei. Obrogada pela receita do creme azedo, ótima…Bjocas

  2. Querida Lylia,
    Eu também adorei esse bolo… O seu bolo ficou LINDO e com certeza DELICIOSO!!! AMEI a ideia de fazer com geleia de goiaba…
    Muito obrigada pelo seu carinho…
    Ah!!! Adorei o novo visual do seu cantinho… Parabéns!!!
    Grande beijo e um ótimo final de semana, Irene

  3. Lylia, o blog da Patrícia é sem comentários, vivo admirando e o Danni e Lype, coincidentemente acabei de conhecer e sair de lá com uma receita de pão, então não tenho dúvidas quanto ao sabor desse bolo e sua foto dele antes de assar…eu amei e me convenceu total!Receita anotada, quando fizer, te conto!!
    Bj e um lindo final de semana!!
    Ps: ainda não tinha visto a carinha nova do blog…adorei, ficou leve e lindo!!

  4. Queridos Augusto, Miminhos, Luísa, Vânia, Tânia, Carla, Andrea, Margarida, Patrícia, Nina, Ana Cláudia, Érica, Ana Paula, Josy, Valéria, Irene, Luci, Isadora, Fê, Cristina, eliana, Léia, Leili, Ameixinha, Miriam, Marly e Renata,
    Que bom que vocês gostaram do novo lay out. Fiz pensando em vocês.
    O bolo realmente é tudo isso e muito mais.
    Obrigada pelo carinho.
    Bj e ótima semana para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias