Simples Assim


Pudim de Chocolate da Lena

Não ficou tão bonito como o da Lena, mas o sabor…Humm! Esse, garanto que ficou muito bom.
A Lena, do blog Helena Gasparetto  , tem sido fonte de inspiração constante para mim. Ela é especialista em doces e os executa com a maior perfeição possível. Eu já coloquei aqui várias receitas dela que foram mais do que aprovadas: o bolo de maracujá, o bolo de limão siciliano, bolo de chocolate com coca-cola  e
outras mais.O problema é que eu não sou tão caprichosa quanto ela.Sou simples assim e minhas “versões” não ficam tão perfeitas como as dela.
Esse pudim de chocolate, por exemplo, tem uma calda de ganache e canudos de chocolates. Uma perdição ! Mas, eu na minha constante correria, dispensei os dois.Fiz somente o pudim, que por si só é delicioso.Infelizmente ficou com uns furinhos, o dela não, está perfeito. Mas , mesmo com todas essas “falhas” garanto para vocês que ficou divino.
E como hoje é sexta e temos um fim de semana pela frente nada melhor que um doce gostoso como esse como pretexto para reunir aqueles que você ama. Cozinhar, afinal, é um ato de amor.
Um doce fim de semana para vocês!

Para o pudim:
– 2 latas de leite condensado
– 2 medidas (da lata), de leite integral
– 6 ovos
– 2/3 de xícara de cacau em pó (se usar chocolate em pó, o pudim ficará mais claro- foi o meu caso, pois não tinha chocolatea em pó em casa)
– 1 colher (chá) de baunilha
Para a calda:
– 1 xícara de açúcar
– ½ xícara de água
Para a ganache:
– 350 grs de chocolate meio-amargo (entre 50 e 70% de cacau), em pedacinhos
– 1 lata de creme de leite com o soro
Preparo:
Do pudim, e da calda para forrar a forma:
– Pré-aqueça o forno em 170°

  • Leve para ferver numa chaleira ou panela, água suficiente para encher 2 cm de altura de uma assadeira retangular, na qual você assará o pudim em banho-maria.
  • Numa panela, coloque o açúcar e a água para a calda. Mexa com uma espátula apenas até o açúcar dissolver.
  • Ferva em fogo brando e não mexa, até que a calda fique com cor de caramelo clarinho (não deixe queimar)
  • Unte com essa calda, o fundo e parte das laterais de uma forma de buraco no centro. Reserve.
  • No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite integral, os ovos, a baunilha. Bata por alguns segundos. Acrescente o chocolate em pó e bata só até misturar.
  • Com uma concha, retire a espuma que ficou na superfície. Passe por uma peneira numa tigela, e em seguida despeje a mistura na forma preparada.
  • Coloque a forma numa assadeira retangular, encha com água fervente cerca de 2 cm de altura. Abra a porta do forno, proteja as mãos com luvas antitérmicas e com cuidado leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até enfiar uma faca no pudim e ela sair limpa.
  • Retire do forno. Deixe o pudim esfriando em temperatura ambiente por 1 hora e então leve à geladeira.
  • Desenforme depois de frio e sirva com a ganache.

Da ganache de chocolate:

– Numa tigela de vidro, leve o chocolate picado ao microondas, potência MÉDIA por 4 minutos. Retire, mexa com uma espátula, e se o chocolate não dissolver por completo, leve novamente ao micro por mais 30 segundos (potência média). Retire, e mexa até dissolver por completo. Ao chocolate ainda quente, acrescente o creme de leite com soro e mexa vigorosamente com um fouet. Espere esfriar completamente (não utilizar gelado) para decorar o pudim, com um bico de confeitar.
Não deixem de conferir as dicas da Lena que lhe ajudarão ainda mais.
Alguns doces da Lena que estiveram aqui no Simples Assim:
Bolo de Laranja
Bolo de Maracujá
Bolo de Limão Siciliano

  1. Oi, Lylia,

    O pudim atiçou a minha vontade! Esses dias eu achei uma foto de um pudim de chocolate que fiz, faz muito tempo, no meu arquivo e fiquei justamente me perguntando porque não o fiz novamente. Agora vou aproveitar a sua sugestões e pôr mãos à obra, rsrs.

    Beijo e bom fim de semana

  2. Queridas Vânia, Rachel, Luísa, Maria Célia, Chica, Sophia, Ratolinha, Camomila, Luiza, YVes, Kelly, Luci, Monica, Renta, ANdrea, Teresa, Isadora, Miriam, São, Marly, Léia, Duxa, Renata e Valentina,
    Obrigada pela presença amiga e pelos deliciosos comentários.
    Boa semana para todos nós,
    Lylia

  3. Amiga do céu!!!
    Amei!!! E com certeza vou fazer.
    O Pessoal aqui de casa vai amar!
    Obrigada pelas dicas
    Já faço parte do seu cantinho,pra não perder as novidades

    Um Super Beijo da sua mais nova amiga
    Andrea
    Ah! Assim que eu fizer o pudim te aviso tá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias