Simples Assim


Bolo simples de laranja – um sabor inesquecível

Esse Bolo simples de laranja ficou tão lindo, tão perfumado que não resisti e coloquei um laço de fita para torná-lo ainda mais bonito.
Aí pensei: ” E se ele não for gostoso?”. Ele tinha uma aparência tão perfeita que imaginá-lo ainda gostoso seria a perfeição em si. E não é que ele era perfeito mesmo?
Macio, fofinho, aromático e com um suave sabor de laranja. Um bolo perfeito, sim. E foi com esse título, que a querida Teresa, do Teretetê na Cozinha, o classificou quando o colocou no blog.
E para completar a perfeição, a receita foi postada anteriormente pela  talentosa Patrícia Scarpin , do Technicolor Kitchen que disse que ele “foi devorado em poucas horas ” e eleito o doce favorito dos seus colegas de trabalho .
Precisa de dizer algo mais para falar desse Bolo de Laranja? Sugiro que vocês o façam e descubram mais uma palavra para classificá-lo.
Obrigada a Patrícia  e a Teresa por essa delícia que fez a sexta passada bem mais doce e feliz aqui em casa.
 A receita abaixo está escrita conforme a Patrícia colocou no seu blog.Não alterei nada.

Bolo Simples de laranja – receita daqui

– xícara medidora de 240ml
Bolo:

  • 3 xícaras (420g) de farinha de trigo
  • 1 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 1/3 xícaras (266g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
  • ¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 3 ovos grandes, de preferência orgânicos
  • raspas da casca de 2 laranjas – usei 2 laranjas Bahia
  • 1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
  • 1 ½ xícaras (390g) de iogurte natural integral
  • ¼ xícara (60ml) de suco de laranja

Cobertura:

  • 1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro
  • 2-3 colheres (sopa) de suco de laranja
  • Comece pelo bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de metal de 32,5×22,5x5cm.
  • Em uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato e o fermento em pó. Reserve.
  • Na tigela grande da batedeira, bata o açúcar e a manteiga até misturar bem. Junte os ovos, um a um, seguidos das raspas de casca de laranja e a baunilha. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone algumas vezes. Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em quatro adições, alternando com o iogurte em três adições. [Acrescente o suco de laranja e misture.]
  • Transfira a massa para forma preparada e alise a superfície. Asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha.
  • Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Acrescente o suco de laranja aos poucos, misturando, até conseguir a consistência desejada. Espalhe sobre o bolo.
  • O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 2 dias.
Observação da Patrícia: * fiz exatamente a mesma receita usando uma forma de 20x30cm; a minha forma tem fundo removível, por isso desenformei o bolo antes de regá-lo com a cobertura.

Rend.: 15 porções

  1. Oi Lylia querida, dizer mais o que desse bolo, você já disse tudo.Tanto que me deixou aqui salivando de vontade de correr para a cozinha e preparar um também.Adorei querida, vou provar qualquer dia.:)Beijos e tenha um ótimo final de semana.

  2. Lylia, obrigada pela participação lá no blog, adorei teu recadinho, despertou um sorriso na blogueira aqui. Amiga o que é esse bolo com o laço, como muito pelos olhos, te agradeço tanto essa receita, tenho várias laranjeiras em casa e adivinha o que vamos ter para o café da tarde de sábado, bolo da Lylia, eheh obrigada flor, fiquei com água na boca, bjinhos, bom findi.

  3. Oi, Querida Lylia!
    Se tu soubesse que esta semana me bateu uma vontade de fazer bolo de laranja e só não fiz pq minha forma estava na minha mãe. E eu estava a procura de um bolo SIMPLES ASSIM, e pela tua descrição é esse mesmo que vou fazer… depois te conto! Adorei…

  4. Lylia, ri muito com o tamanho das laranjas bahia, rs, mas olha como a massa ficou amarelinha, deviam ser gigantes, rs. Troco fácil bolo de chocolate com cobertura e tudo por bolo de laranja, essa receita parece ser especial 🙂 Beijos!

  5. Queridos RIcardo, São, Vânia, Camila, Belinha, Kati, Erva Doce e Canela, Yves, Andrea, Maria de Lourdes, Ichigo, Camila, Sophia, Lídia, Leia, Paula, Eva, Carla, Luísa, Vera, Marly, Luci, Marua, Rita, Maria Célia, Adri, Cristina, Rosinha, Teresa, Lídia, Cíntia , Moranguetes e Ana Paula
    Fiquei muito feliz com os comentários carinhosos de cada um de vocês.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

  6. Querida Lylia!
    Como prometido, fiz o bolo e foi o maior sucesso. Delicioso mesmo, obrigada por partilhar a receita. estará saindo esta semana no meu blog, com seus créditos, é claro. bjs e desculpe a ausência por aqui, mas as meninas não me deixam sentar na frente do pc, rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias