Simples Assim


Gravatinhas mediterrânea

Essa é uma comidinha especial para começar a semana: leve, light e sem carne.E foi resultado de mais uma das minhas “folheadas” em revistas antigas. Por sinal, essa atividade tem rendido dias de deliciosas novidades na cozinha. Semana passada todo dia tinha uma surpresa na mesa. É uma sensação tão boa sentar-se à mesa e se deparar com algo novo, inusitado, que nunca tínhamos feito…É a mágica de acreditar que sempre tem algo novo para aprender, gostar e fazer…E o melhor é ver a expressão de alegria daqueles que as experimentam.Minha irmã, Flávia, “provadora oficial ” das minhas comidas chegou a dizer: ” Essa semana todos os dias teve novidade e só coisa gostosa”. Fiquei toda contente, pois essa é minha maior recompensa: trazer alegria à minha casa.
Voltando a receita de hoje , ela é uma mistura de vegetais, temperados com azeite, alho, anchovas e recobertos de ricota. Que tal? Realmente um sabor das comidas culinária mediterrânea que alia alimentos frescos, legumes, ervas, azeites, frutos do mar e um bom vinho, claro!. Essas são as principais características da culinária mediterrânea, muito conhecida pela sua riqueza gastronômica e por ser uma das mais benéficas à saúde. Pesquisa realizada pela Escola de Saúde e Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que os pratos típicos da região Mediterrânea, no sul da Europa, proporcionam maior longevidade, evitando doenças cardíacas e o câncer.
Então vamos comer sem culpa e com todo prazer essa massa leve assim. Eu fiz algumas alterações.COmo não tinha farfalle, ou gravatinha, coloquei penne, e coloquei mais alho e refoguei no azeite. Não resisti e salpiquei queijo parmesão ralado. Uma delícia!
Essa foto é a da revista, e fiou bem mais apetitosa que a minha
 Gravatinha Mediterrânea
Ingredientes:
. 400 g de farfale (ou gravatinha)
. 300 g de berinjela
. 300 g de abobrinha
. 300 g de cenoura
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 2 xícaras (chá) de azeite
. 2 colheres (sopa) de manjericão picado
. 100 g de filé de anchova em conserva bem picados
. 1 xícara (chá) de ricota fresca ralada no ralo grosso
. 1/4 de xícara (chá) de ricota defumada ralada no ralo grosso

Para polvilhar:
. 1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão
. 1/4 de xícara (chá) de ricota fresca esmigalhada

Como fazer:
Numa panela grande, ferva 4 litros de água com uma colher (sopa) de sal.
Cozinhe o farfale até ficar al dente.
Numa frigideira antiaderente untada com azeite, grelhe os legumes cortados em rodelas finas até ficarem ligeiramente macios. ( eu cozinhei al dente e depois refoguei no alho e no azeite)
Tempere com sal e pimenta.
Reserve.
Em uma vasilha coloque o azeite, o manjericão, a anchova, a ricota fresca e a defumada. Mexa rapidamente.
Escorra a massa.
Em um refratário, arrume camadas da massa, dos legumes grelhados e da mistura de azeite e anchova. Polvilhe com o manjericão e a ricota e sirva em seguida.
Outras massas Simples Assim:

  1. ricota…bem lembrado, acho que tenho uma aqui na geladeira que deva estar pra vencer, kkkkkkk.
    na verdade só gosto de ricota temperada, por isso as vezes até esqueço que tenho.
    gostei muito dessa sua receita…. tenho uma pilha de livros, revistas, recortes e afins…. sobre receitas… acho que devo ter uma 5 anos de receitas, da pra fazer cada dia uma diferente….kkkkk
    beijinhos querida,

    http://blogdagullo.blogspot.com.br/

  2. Lylia querida, saudades do seu cantinho e das amigas. Férias curtas mas muito bem proveitosas ao lado da minha filhota. Adorei essa massa, com esse legumes grelhados é tudo que amo. Ficou com um visual lindo e certamente super saboroso, vou colocar em prática em breve na minha cozinha. Beijinhos miga, ótima semana

  3. QUeridos Ricardo, Mel, Patrícia, Camomila , Vania, Fabiana, Renata, Carla, Ana Paula, Márcia, Fê, Cristina, Camila, Josy, Vera, Rosinha, Sandra, Isabel, Ana Cláudia, Izabella, Ginja, Marly, Maria Célia, Andrea, São, Oslaine, Renata e Léia,

    Obrigada pelos comentários carinhosos. Vocês me fazem muito feliz.
    Bj e ótima quarta,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias