Simples Assim


Esse é o meu.Não ficou irresistível?
A receita de hoje é campeã.Campeã de verdade. Foi escolhida em um concurso realizado no blog da Kátia, o Pitéu, para eleger a melhor receita com chocolate. E eu, com muito privilégio, experimentei essa delícia bem antes de todo esse sucesso…
Estávamos em um de nossos encontros das Amigas em Harmonia, onde nos encontramos para celebrar o novo endereço de nossa amiga Núbia. Nesses ocasiões, cada uma se esmera para levar uma coisa mais gostosa que a outra.O difícil é escolher o que comer. Nesse dia fiquei encantada com esse bolo. Cheio de chocolate, com uma aparência tentadora, úmido e não resisti. Mas, não consegui identificar qual o ingrediente principal: senti uma maravilhosa mistura de sabores: chocolate, especiarias e amêndoas, mas faltava algo que não conseguia identificar e que sabia que era exatamente o que dava aquela textura úmida na massa. Fui , então, perguntar a “responsável ” por aquela delicia. ” Lídia, que bolo maravilhoso é esse? É de cenoura?”, perguntei.
Nada, é de abóbora e estava na Revista Cláudia Chocolate que ganhei da Zezé ( outra amiga nossa)”, disse ela. Não perdi tempo, pedi logo a receita e na mesma semana fiz aqui em casa. Maravilha!  E quando soube que ele tinha ganho o concurso do Pitéu, não estranhei, pois ele é realmente tudo o que a Kátia  falou: ” a  mistura inusitada do Bolo de abóbora com chocolate e especiarias da Lídia Barros nos arrebatou de pronto, especialmente pela curiosidade. Ficamos inflamados pela experiência.
Parabéns a Lídia e nossos agradecimentos por essa delícia partilhada com tanto carinho. Experimentem também e se sintam “arrebatados”, como bem falou a Katita.
Ah! E não esqueça  do sorteio do Kit do Café Pelé. Clique aqui para participar.
Faltam 3 dias!!
Essa é o da Lídia

Bolo de Abóbora e Chocolate – Revista Cláudia Cozinha Chocolate , com as adaptações da Lídia

  • 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo – Eu passei pela peneira antes.
  • 1 xíc. de açúcar – Eu usei uns 2 dedos a menos.
  • 1 colher chá de bicarbonato
  • 1/2 colher chá de sal
  • 1/2 colher chá de canela
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada
  • 1/4 colher de chá de cravo em pó – Esse eu procurei e não achei, aí cozinhei a abóbora com vários cravos inteiros.
  • 1/4 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/2 xíc. de manteiga
  • 1 xíc. de abóbora cozida e amassada
  • 2 ovos
  • 1 xíc. de chocolate meio-amargo picado
  • 1 xíc. de castanha do pará picada – Eu usei amêndoas

Como fazer:

  • A receita fala pra misturar tudo na batedeira, menos o chocolate e a castanha, por 2 min. na batedeira, em velocidade média.
  • Eu fiz assim:
  • Bati os ovos com a manteiga até ficar mais claro, depois juntei açúcar e bati mais um pouco. Depois a abóbora e o demais ingredientes. Chocolate e amêndoas no final, junto com o bicarbonato.Coloquei em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno   e assar em forno médio preaquecido por cerca de 50 minutos ou até que passe no teste do palito
  • Cubra com 1 barra de chocolate meio amargo derretido com 1 caixinha de creme de letie.( esse foi por minha conta).

Outros Bolos Simples Assim:

Bolo de Iogurte e Canela
Bolo de Chocolate e Mel
O melhor bolo de maçã do mundo

  1. Lylian, eu imagino o sabor desse bolo. Uma colega faz a mesma receita, só que com cenoura e nozes e eu já testei também, só não postei por as fotos não ficaram boas. Agora eu estou tentada a fazer com as abóboras. (Quanto as especiarias em pó, nessas feira aqui de brasília você consegue tudo, eu comprei o gengibre, e o cravo e eles moeram na hora).

    Bjuuuu!!1

  2. Oi Lylia, que bom estar de volta e encontrar essa maravilha de bolo por aqui!Antes de viajar li sobre ele lá no Pitéu e tbm fiquei curiosa, imagine qdo vi a receita aqui na sua cozinha o/ …fiquei feliz da vida, esse bolo tem tudo que gosto e é claro que vou experimentar!Obrigada por dividir conosco!
    Bjs e um lindo final de semana!!

  3. Lylia, já fiquei com as anteninhas ligadas neste bolo, deve ser maravilhoso!
    Sobre a receita das tortinhas, eu reduzi tanto a manteiga como o cream cheese da receita original que usam 6 colheres de sopa. Considero 1 colher de sopa o equivalente a 15g por isso cheguei aos 75g ou 5 colheres de sopa! Espero ter esclarecido!
    Eu adorei o novo logo do seu cantinho, simples e elegante!!!
    Bjss e um ótimo final de semana!

  4. queridas Ana Paula, Rosinha, Renata, Cristina, Rita, Vera, Vânia, Lídia, Luci, Luisa, Carol, Duxa, Fabiana, Teresa, Márcia, Carla, Ricardo, Yves, Bruna, Mel, Akemi, Léia, Maria Célia, Catarina, Maura e ISabel,

    Obrigada pelos comentários carinhosos.
    Márcia muito obrigada pela receita da berinjela.VOu já dar uma olhadinha lá.
    Akemi, obrigada pelo esclarecimento.
    Uma ótima semana para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias