Simples Assim


Chuchu alho e óleo – a alegria de partilhar uma receita

Foto by Míriam
Uma das coisas que me mais me deixam feliz é quando alguém diz que fez uma receitinha do blog e gostou. É uma agradável sensação do feedback, do retorno, que me move a seguir  adiante. A alegria de partilhar.Nem que seja algo simples assim. Como esse chuchu, aparentemente sem graça, mas muito saboroso.Tão saboroso que tem até uma história.
A Lívia minha filha, não abre mão de levar a comidinha de casa para almoçar no trabalho. Não troca por nada. E, segundo ela, no horário do almoço, elas e as outras professoras trocam entre si o que cada uma levou. Em um desses dias, uma delas, a Míriam, provou esse chuchu e virou fã. Sempre ficava pedindo a receita, e a Lili, esquecida como ela só, esquecia de me pedir. Até que um dia lembrou e eu disse: ” Mas não tem receita.É chuchu alho e óleo”.Mas ela insistiu: ” Não , mãe, deve ter algo mais, é tão gostoso. Anota tudo direitinho”. Então, disse mais ou menos como faço, pois não tem medida exata, vai do gosto de cada um, e ela entregou para a colega.
No outro dia ela disse que a Míriam tinha feito e adorado. Pedi então que ela mandasse umas fotos para eu colocar aqui. E, vejam só que fotos lindas que ela mandou! Super elaboradas, com todo o cenário armado. Não ficou bonito? É como se diz: gentileza, gera gentileza.
Obrigada, Míriam, como a Lili diz: ” You made my day”.
Foto by Míriam

Chuchu ao alho e óleo

Ingredientes:

  •     03 unidades de chuchu
  •     04 dentes de alho (cortado fininho ou espremido, sendo que este último fica com o sabor mais  acentuado)
  •     sal a gosto
  •     azeite a gosto
  •     salsa picada (opcional)
Como fazer:
  •    Lave os chuchus, descasque* ( veja abaixo a dica de como descascar chuchu sem ficar com as mãos grudentas), corte ao meio, retire a parte branca e corte em fatias não muito finas ou em cubinhos.
  •    Em em uma panela  coloque o azeite, deixe esquentar e acrescente  o alho para dourar um pouco.
  •    Adicione o chuchu, o sal, misture e tampe a panela .
  •    Deixe  cozinhar até ficar al dente
  •     Balançar a panela de vez em quando para evitar que grude.
  •    O cozimento é rápido
  •     Depois de pronto salpique a salsa picada.

Simples Assim:

Dica: Sempre que descascamos chuchu ele deixa a mão toda grudenta, é horrível até para tirar depois. Mas tem uma dica perfeita de como descascar chuchu sem ter esse problema, veja só:Passe um pouco de óleo de cozinha em uma das mãos, depois esfregue uma na outra, para untá-las com óleo. Em seguida é só descascar o chuchu, você vai reparar que o chuchu não vai mais deixar sua mão grudando.
foto by Míriam

 

  1. Lylia, hoje é minha vez de levar daqui uma receita de chuchu 🙂 Gostei muito da praticidade da receita, de um jeito muito simples (simples assim!), deve ficar bem saboroso! Estou com chuchu em casa e vou fazer no jantar, beijo!

  2. Oi Lylia
    Fui na casa da minha mãe e ela queria me dar chuchu para trazer só que como não gosto muito não trouxe. Se soubesse que ia encontrar uma receitinha simples dessa e que fosse me dar água na boca eu tinha trazido com certeza!!!!
    Que arrependimento viu rsrs.
    Um beijo

  3. Queridos Augusto, Raquel, Adri, Isandra, Tami, Lia, Lola, teresa, Isa, Selene, Rosinha, Teresinha, Vania, Ivna, Beta, Marly, Renata e YVes
    que bom que gostaram da receitinha simples assim.
    Para esclarecer às nossas amigas portuguesas e espanholas, o chuchu é uma verdura e não uma fruta.
    Da próxima vez, Augusto, leve os chuchus com você. Sempre tem uma receitinha boa com ele.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA