Simples Assim


Bolo clássico de limão – para comemorar os 2 anos

bolo de limão
Dois anos! 569 postagens, 465.268 visualizações e 762 seguidores. Quem diria! Quando comecei, nunca imaginei as alegrias que o Simples Assim me proporcionaria.
A maior delas, com certeza, é esse contato diário com cada um de vocês que vem aqui deixar um recado carinhoso e que dão uma motivação toda especial para o existir deste blog. Não fosse isso, não teria graça nenhuma estar aqui.
Pensar em receitas, selecionar, executar, fotografar, experimentar… um trabalho que só se justifica pelo enorme prazer de partilhar com vocês.
Por tudo isso é o que o dia de hoje é tão especial  para mim. E para comemorar nada melhor do que um bolo como o que trago hoje. Um bolo simples assim, que por isso mesmo é tão saboroso.
Tem coisa melhor do que sentir o sabor da fruta ao saborear a fatia de um bolo? E quando é de limão? Já fiz várias receitas com essa fruta, mas até agora essa foi escolhida , por unanimidade, aqui em casa como a m
Sabe aquele bolo que ilumina o dia, provoca suspiros e abre um sorriso em que o experimenta? Esse bolo é assim. Por isso ele tinha que estar hoje aqui, para alegrar ainda mais nossa comemoração e demonstrar meu agradecimento a cada um de vocês.
Que a força da minha gratidão faça chegar a você uma fatia desse delicioso bolo carregado de todo o meu afeto. Muito obrigada!
As comemorações vão continuar. Por enquanto temos esse bolo e o sorteio de um delicioso livro de culinária. Não sabia? Veja como participar.

 

A receita , infelizmente, não é minha. Encontrei no blog da Flávia Pantoja, que por sua vez se inspirou em uma receita da revista Gourmet.

Ela recomenda usar limão siciliano, mas como não tinha usei o Tahiti  mesmo

Bolo de Limão – receita do Simplesmente Delícia

Ingredientes
  • 3 copos de farinha
  • 3 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • ½ colher de sobremesa de sal
  • 3 colheres bem cheias de raspas de limão (cuidado para não ralar a parte branca da fruta)
  • 1 colher de sobremesa de baunilha
  • 200 gramas de manteiga sem sal, temperatura ambiente
  • 1 ½ copo de açúcar
  • 6 ovos
  • 1 copo de leite, temperatura ambiente
  • 2 copos de açúcar de confeiteiro
  • ½ copo de suco de limão
Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de 24 cms com laterais removíveis forrando o fundo com papel manteiga, untando de manteiga e polvilhando com farinha. Reserve.( Eu usei uma forma com furo no meio presente da minha filha Lia)
2. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o sal e reserve.
3. Numa outra vasilha ponha o açúcar e as raspas de limão. Com os dedos, esfregue bem as raspas ao açúcar para as raspas liberarem todo o seu perfume. Ponha esse açúcar perfumado na vasilha da batedeira, e junte a manteiga e a baunilha. Bata em velocidade alta até formar um creme bem leve e clarinho, uns 3 a 4 minutos. Junte os ovos um por um, batendo bem entra cada um.
4. Em velocidade baixa, adicione 1/3 dos secos e depois 1/3 do leite. Junte o restante dos secos e do leite, sempre terminando com os secos (farinha+fermento+sal). Pare a batedeira quando acabar de incorporar o ultimo 1/3 de farinha e entorne a massa na forma preparada. Leve ao forno por 45/50 minutos, ou quando uma faca sair limpa do centro do bolo. Ponha o bolo em cima de uma grelha e deixe esfriar 5 minutos.
5. Enquanto isso, numa pequena vasilha, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Mexa até diluir todo o açúcar.
6. Assim que possível (mas com o bolo ainda quente), desenforme o bolo e ponha de volta na grelha. Ponha a grelha em cima de um papel manteiga ou outra superfície de fácil limpeza para simplificar na hora de limpar a calda que escorrer do bolo. Fure todo o bolo com um palito (eu usei um palito de churrasquinho). Devagar, entorne a calda de limão em toda a superfície do bolo. Use um pincel de cozinha para passar a calda nas laterais também.

À medida que for entornando a calda, deixe a calda entrar bem no bolo antes de pôr mais calda. Deixe o bolo descansar pelo menos 1 hora antes de partir. A calda vai formar uma crosta por fora e o bolo vai estar umedecido por dentro.

Bom Apetite!

  1. Oi querida Lylia, parabéns pelo aniversário desse blog tão especial e obrigada por partilhar com a gente com tanto carinho suas experiências e maravilhosas receitas. Adoro um bolo simples assim, esse está super fofinho e delicioso, posso sentir o cheirinho gostoso do limão daqui….rsrs

    Mais uma vez parabéns, muito sucesso e que você esteja conosco por muitos anos !!
    Beijinhos e um excelente fim de semana
    Marisa

  2. Lylia, parabéns pelos 2 anos de blog! Tanta gente que fica pelo caminho…só os dedicados que vão em frente, porque a gente sabe o trabalho que dá e o tanto que se coloca de si mesmo no blog. Obrigada por sempre trazer para a gente receitas simples assim, como esse bolo de limão, que todo mundo ama e é perfeito para a ocasião 🙂 Um beijo!

  3. Adoro bolo de limão Lylia, com certeza ficou delicioso. Parabéns pelo blog amiga, a sua dedicação e delicias apresentadas no decorrer dos dois anos fez do seu blog o sucesso que é hoje amiga, e com certeza será muito mais, que venham muitos e muitos anos de sucesso e amizade. Beijinhos, ótimo final de semana

  4. Parabéns Lylia ao blog e a você que está por trás dele e nos presenteia com receitas maravilhosas como esse bolo de limão.
    Me sinto muito feliz de poder participar desse momento com você, isso é um dos presentes maravilhosos que ganhei ao entrar no mundo dos blogs de culinária, conhecer pessoas maravilhosas, aprender e partilhar novas receitas, e sobretudo de nos inspirarmos uma com os trabalhos das outras e isso é uma riqueza incalculável!
    Bjs, sucesso sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias