Simples Assim


Pré- Carnaval – Petiscos e Comidinhas Gostosas

Não gosto de carnaval. Não me pergunte o porquê. Não gosto. Por outro lado,  gosto dos dias sem trabalho quando posso ficar em casa sem compromisso, poder curtir um bom livro, dormir sem hora para acordar, receber os amigos em casa, ir para cozinha fazer coisinhas gostosas. Disso eu gosto. Nem de viajar nessa época eu gosto pois os lugares são cheios. Gosto do silêncio, da paz. Nesses dias o melhor lugar para ficar é minha casa, onde o silêncio é tão profundo que dá até para ouvir o canto dos pássaros e os sons mais bonitos da natureza.

Para dias assim, gosto de me preparar com antecedência, deixando coisas gostosas à mão para beliscar entre um drink e outro e para receber os amigos. Então, como o carnaval já está aí, que tal nos organizarmos para esses dias de lazer com umas sugestões Simples Assim?

Essa semana será dedicada então a esses dias de ” folia” em casa. Especialmente à mesa.

Hoje trago sugestões de aperitivos simples e práticos. Como os falsos grissinis, o antepasto de berinjela e o patê de pepino cremoso que ilustram a foto acima e, mais:

Creme de ricota com tomatinhos cerejas

Veja como é fácil:
Creme de Ricota com tomatinhos cerejas

Fiz no “olhômetro”, então não sei as medidas corretas, mas você pode fazer mais ou menos assim:

  • 1 pedaço de ricota – metade daquele pacotinho que vende nos supermercados
  • 2 dentes de alho
  • requeijão ( umas 2 colheres de sopa)
  • maionese ( umas 2 colheres de sopa)
  • queijo ralado ( umas 2colheres)
  • pimenta do reino moída na hora à gosto
  • sal à gosto
  • pedacinhos de tomate cereja
  • folhinhas de manjericão

Como fazer:
Amasse a ricota com o garfo, tempere com o alho amassado e vá colocando os outros ingredientes. Prove de tempero e acrescente mais ou menos ao seu gosto.
Sirva com torradinhas de pão sírio.

Cubinhos de sobras de pão

Sabe aquelas sobras de pão de forma, aquelas partes mais duras que vão ficando, ficando? E aqueles pães franceses que já não estão tão fresquinhos? Não desperdice. Corte em pequenos pedaços e faça um tempero com azeite de oliva, queijo ralado, sal , pimenta do reino e alho amassado. Misture tudo e passe os cubinhos de pão. Leve ao forno até ficar crocante.
Eu sempre tenho esses cubinhos guardados, pois além de servir como croutons nas saladas e sopas, sirvo junto com os outros aperitivos. É ótimo para ficar beliscando e menos calórico do que batatinhas fritas.

Enroladinhos de salsicha no Rap 10

Esse é o campeão da facilidade.
Em uma folha de Rap 10 aberta coloque mostarda, uma fatia de queijo e uma salsicha cozida. Enrole, corte em quadradinhos, prende com um palito e leve ao forno até ficar crocante. Não é Simples Assim?
E o melhor é que você pode deixá-los prontinhos e tirar da geladeira só no momento de assar.
Amanhã trago outras sugestões. Vocês preferem mais petiscos, pratos principais ou doces?
Ah! E não esqueça de participar do sorteio da Mococa. Você tem até o dia 12/02 ( terça)para concorrer.

  1. Oi Lylia! adorei a postagem…eu também hoje gosto do meu canto, de reunir a família e descansar…mas quando era jovem, pulava todos os dias e ficava triste quando chegava a terça feira…tudo tem seu tempo! receitinhas apetitosas, valeu! beijos e até mais!

  2. Minha amiga,

    Eu também já não gosto mais da folia e da bagunça, estou mesmo preferindo o sossego, assim como você disse
    Adorei suas sugestões de belisquetes pré folia, sem dúvida estão todos uma delícia!

    Aproveito pra agradecer a sua simpatia e carinho de sempre no Eternos Prazeres e deixar meu carinhoso abraço,

    Renata

  3. Oi Lylia, amei as dicas, menina! E sabe, tbm não gosto de carnaval, não! Já gostei e até pulava, mas agora estou numa fase ligth, rs. E tbm não gosto de viajar nessa época, é td muito tumultuado, toh fora! rs. Prefiro o silêncio e o aconchego do meu lar.
    Bjsss
    Vivendo e Aprendendo
    viveraprendendo.com

  4. Oi Lylia,
    Confesso que curti uns 3 bailes de carnaval em clubes do interior gaúcho.
    Na década de 60, quando ainda era adolescente.
    Na década de 70 já trabalhava e aproveitava o feriado prolongado para viajar.
    BUT, agora, aposentada, …
    há 6 meses, ainda estou curtindo os passarinhos que passam por minha sacada – QUE nem sabia que passavam e cantavam por aqui.
    ADORO PETISCOS !
    Bj♥s

  5. Também não gosto de carnaval, gosto mesmo é dos dias que ficamos de bobeira, hoje ate viajar nessa época não gosto mais, todo canto é cheio, se você vai um restaurante nem sempre é bem atendido, hotéis lotados ….deixa-me em casa , adoro. Já estou colecionando as leituras para a semana. abraços

  6. Oi Lylia
    Já gostei muito de carnaval mas isto faz parte de um passado bem distante. Hoje só quero sossego. Adorei os petiscos pra servirmos nesta e em qualquer ocasião.
    Olha, apesar de adorar doces, estou evitando comê-los, então prefiro que vocês nos brinde com receitas de pratos principais e petiscos.
    Beijo.

  7. Oi Lylia, já curti muito carnaval, mas hoje em dia também prefiro a tranquilidade da minha casinha, se bem que como agora estou morando na Alemanha, acho que vou conhecer um pouco do carnaval daqui…rsrs
    Adorei suas sugestões, super práticas e saborosas, ótimas para serem acompanhadas com uma cervejinha geladinha.

    Beijinhos
    Marisa

  8. Amiga, como eu já trabalhei muito no Carnaval na época do Anhembi Turismo, minha cota de folia já acabou também. Hoje prefiro um vinho branco gelado, sossego e com certeza, a companhia destas deliciosas e tentadoras sugestões que você traz!
    Adorei todas, de verdade.
    Beijinhos e ótimo feriado.

  9. Queridos Augusto, Vânia, Aline, Marisa Valadas, São, Joana, Fê, Marina, Piell, Clauia, Mel, Renata, Eliana, Andrea, Sileni, Noah, Catarina, Teresa, Cissa, Vivian, Rosinha, Marisa Vlasic, Tania, ISa, Ysandra, Hélvia e Lia
    Muito obrigada pelo carinho.Venham sempre.
    Bj e um ótimo carnaval para vocês,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias