Simples Assim


Receita de família – Pamonha de Forno

 Minha amiga Begoña é como eu. Adora a casa cheia. Todo o dia é dia de festa e fim de semana então nem se fala. Uma vez levei meu pai lá e, ele vendo toda  a estrutura perguntou: “Aqui é um clube?”. Morri de rir, pois é isso mesmo que parece: toda a estrutura para fazer os convidados felizes, inclusive com um enorme fogão à lenha de onde saem delícias.
Os almoços de domingo são daqueles que entram pela tarde com um café fresquinho e um bolo saído do forno. Tem coisa melhor? Em um desses domingos chuvosos, no finalzinho da tarde, quando já estávamos indo para casa, eis que aparece um bolo que nos fez dar meia volta e começar tudo de novo. Uma pamonha de forno. Vocês conhecem? O cheio inundava o ambiente e o sabor…Não resisti e perguntei a Themis, cunhada da Begoña e autora da receita. Ela prontamente me deu, mas como não anotei, perdeu-se na memória. Mas, ontem ao me encontrar com ela no supermercado pedi que me mandasse pois queria trazer para vocês. Ela generosamente me mandou, dizendo: ” Essa receita aprendi com minha mãe, afinal toda boa goiana deve saber fazer as delícias da terrinha (pamonha , pão de queijo, curau, ambrosia…que maravilha!)“. Maravilha mesmo, Themis! Obrigada por essa delícia que veio alegrar o Simples Assim.
Pamonha de Forno ( o jeito que a Themis me ensinou)
Ingredientes:
– 8 espigas de milho
– 5 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1 xícara de óleo
– 100g de queijo ralado( geralmente uso o minas curado mas pode ser qualquer um, inclusive o parmesão)
– 1 colher( de café) de sal
Como fazer:
  • Corte e bata os grãos no liqüidificador e reserve num recipiente ( não precisa coar).
  • Depois bata os ovos, o açúcar, o óleo, o sal e o queijo. Misture os ingredientes todos.
  • Unte com óleo um tabuleiro retangular e coloque a massa nele.
  • Corte fatias de queijo, minas ou mussarela, distribua-as sobre a massa afundando-as.
  • Leve ao forno 200 graus por cerca de 40 minutos, até ficar dourada.
“Pronto! Hora de se deliciar e receber os elogios”, como recomendou a Themis.
Outros Bolos Simples Assim:

  1. Oi Lylia, eu que fiquei feliz com a sua visita lá no Vivendo! Andei afastada do blog por 1 mês para curtir bastante a estadia da minha afilhada aqui no Brasil, só a vejo uma vez por ano e por isso quando ela vem paro tudo! rs
    A coluna tem dia que está boa e tem dia que não, depende muito das atividades que eu faço no dia a dia, mas aquelas crises, graças a Deus passaram!
    Adorei essa receita! Estava procurando algo parecido como bolo de pamonha, mas fiquei super satisfeita com essa receita! Anotadíssima!
    Ótimo final de semana pra vc!
    Bjsss
    Vivendo e Aprendendo
    viveraprendendo.com

  2. Queridos Augusto,Tami, Vania, Aline, Claudia, Marisa, Marbene, Léia, Fê, São, Ricardo, Ysandara, Marina, Ana, Marisa Vlasic, Marlene, Andrea, Marcia, ISa, Sileni, Irene, Ivaneide, Selma , GInja, Lia, Carol, Yves e Léia,
    Que bom que gostaram dessa receita.Garanto que é bem gostosa. A Léia e a Ana perguntaram se pode ser feita com milho em latinha. Perguntei a autora da receita e ela disse que nunca fez, mas que pode dar certo. Que tal experimentar? Se der certo me contem, viu?
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias