Simples Assim


Iman Bayaldi. Você conhece?

  Ontem foi um dia muito especial para mim. A comemoração de dois anos da criação de nosso grupo “Amigas em Harmonia”.Unidas pelo amor à culinária e às coisas boas da vida, há dois anos nos falamos diariamente via e-mails e sob qualquer pretexto nos reunimos para celebrar nossa amizade. Algo muito bonito nos dias de hoje onde as amizades são cada vez mais descartáveis e os verdadeiros valores andam se perdendo pela inversão de prioridades.
Como não celebrar esse grupo tão especial? Cada uma se esmerou mais em no seu prato, nas lembrancinhas e passamos um dia inteirinho saboreando delícias regadas com bebidas deliciosas, ótimos papos e demostrações de amor. Um dia para ficar marcado em nossa memória.
Como minha casa foi escolhida como “sede” do nosso grupo, a comemoração foi aqui.Começou antes do meio dia, com a chegada da Patrícia, que veio um pouco mais cedo para me ajudar nos preparativos.  E, dentre as delícias que ela trouxe essa berinjela se destacou. Não teve quem não suspirasse à primeira garfada. Humm..! Também pudera com uma combinação de sabores tão especiais: azeite,alho, cebolas e tomates – não tinha como ser diferente. A minha filha, Lívia, disse que foi a melhor berinjela que experimentou.
E a Patrícia, prevenida como é, já veio com a receita embaixo do braço para distribuir para cada uma de nós, pois como ela já nos conhece, sabia que iríamos pedir. Não deu outra.
Imam Bayaldi, esse é  o nome da iguaria. Significa ” o imã desmaiou”, em turco.Reza a lenda que um homem sagrado desmaiou de prazer ao provar este prato de berinjela açucarada que hoje os gregos comem como invenção deles.
Espero que vocês também ” desmaiem” de prazer ao provar esta delícia.
Durante a semana vou colando mais receitas e fotos desse encontro memorável.
Iman Bayaldi
Ingredientes
  •  6 berinjelas de tamanho médio
  • 2 xícaras de azeite extra-virgem
  • 4-5 cebolas em rodelas
  • 2-3 tomates maduros, sem pelo e bem picados
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 3-4 dentes de alho , fatiados
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • sal e pimenta à gosto
  • 2 tomates em fatias para enfeitar
Como fazer:
Corte pela metade as berinjelas ao comprido e mergulhe-as em água salgada durante uma hora para tirar o gosto amargo.
Escorra e frita rapidamente em muito azeite no fogo médio.
Arrume em uma assadeira.
Com uma colher de chá remova a polpa das berinjelsa e reserve numa vasilha.
Numa caçarola doure as cebolas e o alho no azeite.
Acrescente os tomates picados, a polpa reservada, a salsa , o açúcar , o sal e a pimenta.
Cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo médio
Recheie as cascada da berinjelas com a mistura, enfeite com as fatias de tomate, salpique generosamente com azeite e asse em forno médio até que elas fiquem cozidas, cerca de uma hora.
Outros antepastos Simples Assim:

  1. Oi Lylia, que lindo, adorei o nome do grupo "Amigas em Harmonia", muito legal !! Amizades assim nos dias de hoje são mesmo muito especiais !! Esse berinjela deve ser mesmo de arrasar, a apresentação está perfeita e o aspecto, nem se fala, de comer rezando, amei !!

    Beijinhos e uma linda semana
    Marisa

  2. Lylia, querida, não pensei que fosse agradar tanto e todas! Que ótimo!
    A receita foi tirada do livro "Azeitonas – vida e saga de um nobre fruto"de Mort Rosenblum.
    Já a fiz dezenas de vezes e aqui em casa continua sendo um sucesso. Muito lindo o seu post.
    Parabéns! Nosso dia foi memorável. Obrigada!
    Bjks
    Patrícia

  3. Lylia querida, como fã incondicional de berinjelas, eu faço uma parecida, só não uso o açúcar, adorei essa receita e levo comigo pra fazer qualquer hora Com certeza ficou deliciosa e acabou-se rapidinho. Lindas. Beijinhos ótima semana amiga

  4. Queridas Vania, Chica, Marisa, Lipel, São, ANdrea, Luci, Andrea, Patrícia, Isa, Helô, Josy, Catarina ,Sandra, Cláudia , Candy e Maura
    Obrigada pelos comentários carinhosos, espero que experimentem a receita e gostem.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias