Simples Assim


Brownie – o novo aroma da minha casa

 
Acho que toda casa tem  um aroma característico, só seu.
Um aroma que dá o tom de um lar..É muito bom quando a gente entra em um ambiente e pode dizer:
Que cheirinho gostoso“.
A minha casa tem cheiro de canela.  Maçã e canela. Uma poção mágica que me remete a lugares que estive e que guardo com muito carinho no meu coração.
Algumas amigas quando chegam em casa já dizem: ” Ah! Esse cheirinho da casa da Lylia…
Fico toda contente, pois é o cheirinho que gosto de sentir.
Mas, lamento dizer aos apreciadores desse aroma que ele não existe mais. Ou melhor, existe mas ficou quase imperceptível com o novo cheirinho que se respire em cada cômodo da casa : cheiro de chocolate.
Ou mais precisamente, cheiro de brownie. Isso mesmo. Agora, quando chego em casa esse é o aroma que me saúda.
Gosto de senti-lo, me dá  uma gostosa sensação de casa cheia, de festa por vir, de gente chegando.
E a razão? Minha filha Lia. Ela resolveu transformar minha casa em um fábrica de browniesAssim, de repente, ela sentiu um apelo de fazer esse doce,tão apreciado, para comercializar. E, como minha casa tem bem mais espaço que a dela resolveu montar aqui sua linha de produção. Estou toda orgulhosa com a determinação e a força de vontade dela.Cria novas receitas, embalagens e vai fazendo sucesso por onde passa. Quem prova uma vez, vira fã.
Na Páscoa , então, a produção foi a mil e o chocolate era o próprio ar que se respirava.Também pudera, a receita é deliciosa e ela faz com tanto capricho que o resultado não poderia ser diferente.
Inspirada nesses brownies que tem invadido minha vida, resolvi então nessa sexta-feira, Dia Internacional do Bolo, para mim, trazer uma receita da Rita Lobo, que já faço há algum tempo também com sucesso.
Mas, não se animem, pois não é a receita do Lili Gourmet”, pois essa ela não dá de jeito nenhum. Quem quiser conhecer vai ter que vir aqui em Brasília para provar.
Por enquanto, vamos nos contentar com essa que trago hoje que, apesar de não ser igual a dela, é muito gostosa e dá para adoçar com muito sabor nossa sexta-feira.

Em tempo: Para quem não sabe o brownie foi criado nos Estados Unidos, e a  história de sua origem  não é consensual: alguns afirmam que aconteceu quando um chef adicionou por engano chocolate derretido numa travessa de biscoitos.

Outros, que um cozinheiro estava fazendo um bolo e, como não tinha farinha de trigo o suficiente, o fez com o pouco que havia. Mas a teoria mais aceita está presente em Betty Crocker’s Backing Classics e The Encyclopedia of American Food and Drink: uma dona de casa de Bangor, Maine, estaria fazendo um bolo de chocolate quando esqueceu de adicionar fermento à mistura. Mesmo percebendo que seu bolo não havia crescido de forma correta, retirou do forno e cortou em quadradinhos, serviu e chamou-os brownies. Como a Tarte Tatin, foi um erro que deu certo na cozinha

E em 1893, durante a feira mundial Columbian Exposition, em Chicago, quando foi celebrado os 400 anos de descobrimento do Novo Mundo, por Cristóvão Colombo, o brownie foi servido a um grande público pela primeira vez. Esses primeiros tinham uma calda açucarada de damasco e nozes, receita que segue sendo produzida na região até hoje.

Brownie com pedacinhos de chocolate branco

Ingredientes
  • 200 g de manteiga
  • 170 g de chocolate meio amargo
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó
  • 170 g de chocolate branco
Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Passe a farinha e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Pique grosso o chocolate branco e misture com a farinha e o fermento. Reserve.

3. Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique o chocolate meio amargo. Transfira para a tigela e junte a manteiga.

4. Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.

5. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.)

6. Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.

7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.)

8. Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.

 A seguir, alguns “exemplares” dos Brownies da Lia.
Para a Páscoa
Com caramelo
Marmitinhas para presentear na Páscoa
Brownie de 100 g
Precisa dizer alguma coisa?

 

  1. Bom dia Lylia,
    Parabéns pela iniciativa, criação e determinação de sua filha, desejo-lhe muita sorte.
    É muito agradável esse perfume da nossa casa.
    Brownie é um bolo que tem sempre boa acolhida, lindo e essas variações são deliciosas.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

  2. Lylia querida parabéns para a filhota, faço votos que Lia tenha muito sucesso
    com essa produção, e a julgar pelas fotos já está fazendo o maior sucesso né? Cheirinho de maçã e canela é muito bom, mas cheirinho de chocolate e companhia da filhota, melhor ainda né? Felicidades e sucesso pra ela Lylia. Bjocas, bom final de semana

  3. Oi Lylia, enqto lia o seu post fiquei aqui imaginando o aroma de chocolate que tem na sua casa, huummmm…. acho que vou me mudar pra aí de mala e cuia, rs.
    Eu adoro brownie e fiquei com mt vontade de experimentar estes da Lili Gourmet, quanto capricho! Parabéns e mt sucesso para a Lia!
    Um maravilhoso fds pra vcs com cheirinho de chocolate! :))
    Bjsss
    viveraprendendo.com

  4. Ah minha amiga,
    Fico tão feliz com essas histórias de sucesso!
    Que notícia tão boa,
    Tens razão de estar orgulhosa, os docinhos estão lindos, há capricho em toda parte, e a receita que você nos dá de presente deve ser deliciosa,

    Bons negócios, tudo de bom!

  5. Lylia.
    Que maravilha ver a filhota com toda esta iniciativa e criatividade.
    Parabéns, estão muito lindos os brownies, muito sucesso de coração.
    Brownie com chocolate branco é o preferido da minha princesa, e este com certeza vai alegrá-la bastante.
    Beijinhos

  6. Lylia, minha amiga, boa noite!

    Desculpe a minha ausência e atraso, é que agora arranjei mais uma obrigação para cumprir e isto limitou ainda mais o meu tempo, rsrs. Fiquei imaginando o aroma da sua casa, que deve estar literalmente delicioso, rsrs. Os brownies das fotos ficaram todos muito tentadores, que delícia! Eles também são ótimos para presente e as embalagens da sua filha ficaram muito charmosas. Faço votos que o negócio dela seja muito bem sucedido, viu? rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

  7. Lylia, vcs duas estão de parabéns…um gosto pela cozinha que passou de mãe para filha!Adorei as marmitinhas, são realmente ótimas para presentear, em qqer época do ano!Qto ao seu brownie, hummm…tem um aspecto delicioso!
    Bj e sucesso para a filhota!

  8. Pessoal
    Ajudem comprando qualquer item da promoção da lojinha para ajudar nas despesas dos animais resgatados que aguardam adoção em lar temporário
    http://adoteumfocinhocarente.blogspot.com.br/2013/04/mais-coisinhas-novas-na-lojinha-itens.html

    ou comprando qualquer numero da rifa
    http://adoteumfocinhocarenterifas.blogspot.com.br/

    Por favor, ajudem na divulgação. Quem sabe aquele amigo que vc nem sabia quer adotar um animalzinho??
    http://WWW.adoteumfocinhocarente.blogspot.com

  9. Queridas Rosário, Selma, Marina, Marisa, Vânia, Kati, Andrea, Sol, Tassia, Josy, Tina, Ysandra, Lurdes, Joana, Sophia, Janaína, Silene, Teresa, Cela, Léia, Monica, Renata, Isa, Yves, Rosinha, Cissa, São, Gina, Nina, Marly, Ginja, Angela, Liliana, Helô, Larissa, Valentina, Raquel, Aim e Rachel,

    Muito obrigada pela força.A Lia ficou toda contente e agradece também.
    Bj,
    Lylia

  10. Oi, adorei tudo.
    Sou do RN E estou sem trabalhar, pensei em comercializar Brownies, pois aqui da dinheiro..rs
    Estou procurando algumas receitas e modelos de embalagens.
    Vi uma receita anterior que era 11/2 de farinha, e a sua é 11/2 de açúcar, ta correto esse açúcar? e tão pouca farinha?rs

    Poderia me ajudar? agradeço muito,… boa sorte p sua filha! beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA