Simples Assim


Segunda- feira deveria ter uma cara mais feliz, um jeito mais animado de ser. Pensando assim, olhei para mim e pensei:

” Por que eu não devo ter uma carinha mais animada para saudar o início da semana?

E o pensamento me coube muito bem, nessa segunda que amanheci ainda com uma gripe me maltratando e tirando a alegria e a vontade de me mexer. Olhava para minha cama, para o escritório e pensava no que iria fazer. Uma parte queria deitar, a outra levantar e dizer bom dia para a vida.

Um duelo entre duas vontades. E , nesse impasse, venceu o lado da vida, do sim. E, me levantei. Graças a Deus. Ainda triste, por não ter feito minha postagem, estar atrasada com o blog, sem as atualizações que queria. Culpa da gripe? Não sei. Quando o corpo não obedece sempre há um culpado para nossa inércia. Agora é a vez da gripe.

E, foi assim, nesse descompasso sem ritmo e sem graça, que vim para o Simples Assim E, como num passe de mágica, um grande sorriso se esboçou no meu rosto. O porquê? A marca dos 780 seguidores!  Uau! Setecentos e oitenta amigos!  Que alegria! De repente me senti responsável por esses que estão aqui todos os dias procurando algo simples assim para dar um tempero diferente às suas vidas. Nem que seja com uma comidinha simples assim. Como ignorar esse número e ficar deitada, curtindo uma gripe? Nada disso, alcançar esse número aumenta minha responsabilidade e a vontade de trabalhar para fazer desse lugar o melhor possível para aqueles que chegam por aqui.

Muito obrigada! É por você que hoje me animei , que estou trabalhando e que dedico essa segunda que, para mim, está com cara de festa.

E para comemorar, nada melhor do que uma receitinha leve, saudável, mas com sabor. Minha forma de agradecer os 780 seguidores do Simples Assim e mostrar que tudo pode ter sabor, desde que a gente esteja disposto a dar esse sabor.

Como nessa saladinha super simples assim, com um ingrediente mais que comum, o miojo, mas que se transforma em um prato delicioso com essa “mágica” do chef Emmanuel Bassoleil. Mas, tão simples que poderia ter sido feita por qualquer um de nós. Basta querer.

A receita está no livro ” Meu Miojo – Receitas e Histórias” , que tem deliciosas opções para essa tradicional massinha tão conhecida nossa. Eu fiz algumas alterações na receita, utilizando o que tinha em minha geladeira, como carambola. Não usei os  três pacotes de miojo, como recomendado, somente um. Já o molho fiz do jeitinho que está indicado. Ficou delícia

Uma segunda brilhante para todos nós e com um sabor bem gostoso e especial que só nós podemos colocar, com nossa vontade.

Salada “Crocante” de Miojo Cru ao Toque Oriental
Por Emmanuel Bassoleil

Ingredientes:
Molho ‘’Oriental’’
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 3/4 de xícara (chá) de shoyu
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão
  • 20ml de pimenta galo (chinesa)
Salada de Miojo
  • 3 pacotes de miojo (80g cada)
  • 1 xícara (chá) de cenoura cortada em palitos finos
  • 1 xícara (chá) de pepino japonês cortado em palitos finos
  • 1 xícara (chá) de nabo cortado em palitos finos ( não usei)
  • 16 unidades de tomate cereja
  • 80g de edamame (soja fresca) ( usei queijo frescal)
  • 1 colher (sopa) de gergelim branco torrado
  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
  • sal e pimenta-do-reino branca moída na hora
  • Alface roxa e verde, carambola e passas ( por minha conta)
Modo de Preparo do Molho Oriental
  • Junte os ingredientes em uma vasilha e misture com o auxílio de um batedor de mão.
  • Modo de fazer a Salada de Miojo:
  • Quebre o miojo em pequenos pedaços.
  • Acrescente os legumes, os tomates cerejas,  o queijo e o gergelim branco torrado. Tempere com o óleo de gergelim, sal e pimenta-do-reino.
  • Sirva em uma taça ou “xícara”, acompanhado do molho “oriental” a parte.
  • Dica: Após cortar a cenoura, o pepino e o nabo colocar em água com bastante gelo durante 15/20 minutos.

Rendimento: 4 porções

  1. uau! que salada rica, e sim, hoje é dia de comemorar, como todos os outros dias. comemorar por estarmos aqui, bem, com saúde (mesmo com uma gripezinha, uma dorzinha aqui ou acolá), estarmos de cabeça boa, rodeados de pessoas queridas, e sempre mta alegria! sucesso! Bjao, Lylia!!!

  2. Oi Lylia!
    Muito boa essa saladinha amiga, simples e deliciosa! Aliás como todas as receitas do Simples Assim…adoro!!!
    Parabéns pelos 780 seguidores, você merece muito mais ainda. Um blog delicioso como esse, quem não gosta heim?
    Tenha uma ótima noite!
    bjus!

  3. QUeridas Chica, Luci, Silen, Fabiana, Carla, SOl, Vânia, Lia, Gina, Francine, São, Irene, Susana, Viviane, Yves, Yarinha, Cirssa, Rosinha, Ana Karla e Cristina,
    OBrigada por estarem na festinha dos 780 seguidores. O Simples Assim só existe por causa de vocês. Obrigada pela força.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

  4. Que delicia,eu amo todo tipo de salada e esta está com uma cara ótima.
    Sabe que passei esta semana me sentindo exatamente como narrou,só que derrubada pela dengue,nunca passei tão mal,já fez uma semana e ainda não estou totalmente boa.Como um minúsculo mosquito pode nos fazer tal estrago…
    Uma ótima semana e um bom fim de tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias