Simples Assim


Petisco de pão – aproveitando as sobras

Esse Petisco de pão é uma ótima maneira de aproveitar sobras de pão.
Outro dia abri a geladeira e estava cheia de sobra de pães: franceses, de forma, de leite….o que fazer?
Sempre faço uns croutons, mas já tinha um pote cheio deles na despensa. Aí lembrei que, se desse uma temperada a mais serviriam como um ótimo belisquete.
Mãos à obras então.
Fiz uma misturinha com azeite, manteiga derretida, queijo ralado, orégano, manjericão picado, alho esmagado, pimenta e sal.
Cortei os pães em cubinhos e despejei a mistura sobre eles. Dei uma leve misturada, com as mãos mesmo,  para não desmanchá-los .
Aqueci o forno enquanto dispunha os cubinhos na assadeira.

Levei ao forno até ficarem dourados.

Depois de frios guardei-os em potes.

Agora, os cubinhos de pão brilham junto dos grissinis, das mousses salgadas e de tantos outros petiscos caseiros na hora do happy hour.

Continua o sorteio do kit Mococa. Quem ainda não está participando é só clicar aqui e garantir sua participação. Vai até o próximo dia 26 ( domingo).

  1. Lylia, o Lavoisier era um sábio mesmo, mal sabia ele que até as cozinheiras filosofam!! Uai, e não é? Cozinha é o melhor lugar do mundo. E não dá pra perder nada mesmo. Eu adoro um pãozinho velho com azeite rsrsr Gostei muito da sua idéia, deve ficar ainda mais gostosa, vou tentar pois sempre tenho sobras de pão que as crianças deixam…

    E aproveito para te convidar para o sorteio que tá rolando na minha Cozinha, produtinho bacana testado e aprovado. Te espero!!

    Uma semana iluminada!!!

  2. Delicinha!

    Como sou filha de padeiro e descendente de espanhóis, pão nunca falta e sempre sobra aqui em casa
    Além dessas receitinhas, vale também bolo de pão dormido, que é uma receita mais elaborada e demorada
    E tb bater um ovo dou dois com um garfinho e uma pitada de sal
    A parte uma raspinha da casca de um limão, meio copo de leite ou um copo todo para dois ovos, pedacinhos de pão dormido dentro, mistura com os ovos e leva ao fogo em uma frigideira lambiscada de manteiga, vira de um lado de outro, tipo omelete, põe açúcar e canela apor cima e voilá!

  3. Lylia, você é consciente e por isso reaproveita tudo!
    Uma amiga que trabalhou em padaria, não come pão fresco. Ela come somente pão amanhecido. Diz que o pão fresco ainda está sob o efeito do fermento. Não sei se isso é certo. Aqui em casa congelamos o pão que não usamos no dia e depois descongelamos no microondas e colocamos no forno elétrico. Ninguém diz que não é fresco!
    Aprendi também a fatiar os pães ainda congelados para petisco. As fatias não quebram e você pode cortar fininhas. Faço isso para usar com pastinhas.
    Agora você deu uma nova opção para reaproveitar!
    Vou te contar um trecho da entrevista da Nigella com a Barbara Gancia: Essa pergunta se a Nigella dá sobras da sua comida para seus cachorros. A Nigella diz: Dou para mim e minha família.
    No Brasil há muito desperdício de comida, por falta de reaproveitamento ou mesmo aproveitamento total na hora da preparação. Vejo gente dizer que não come comida requentada, principalmente arroz e feijão feitos no dia. Não sei, se por ter morado tanto tempo fora do Brasil essas coisas me soam absurdas. Lógico que fresquinho é muito bom. Aliás, que delícia é um bolinho de arroz!! 🙂
    Beijus,

  4. Queridos Daniel, Álvaro, Marina, Sophia, Helena, Sol, Cuca, Fabíola, Luísa, Cintya, Paula Mello, Tina, Léia, Renata, Lourdes, Josy, Marisa, Cici, Rosinha, Cissa, Vânia, Alice, Susy, Ingrid , Álvaro, Luma e Paula,
    Muito obrigada pelos comentários carinhosos.
    Tina, adorei a ideia do "omelete " com sobras de pão. Deve ficar bem gostoso.
    Luma, concordo com a Nigella, as sobras aqui de casa vão para nós mesmo. Imagina se vou jogar algo fora!Gostei também da sua ideia de congelar pães.
    Bj e bom fim de semana para todos,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA