Simples Assim


Pizza Enrolada e Dicas para fazer pão

Apesar do trabalho, tenho enorme prazer em fazer pão. Ver a massa crescer, amassar, depois sentir aquele cheirinho invadindo a casa…É bom demais. Cheiro de pão assando, para mim, tem cheiro de lar. 
Um prazer, que infelizmente, com a correria de todo o dia, nem sempre é possível. Mas, quando dá, é com muita alegria que, literalmente, boto a mão na massa.
A receita de hoje é uma mistura de pão e pizza.Facílima de fazer, não precisa ficar muito tempo na cozinha e vai muito bem no lanche da tarde, ou até como aperitivo para acompanhar aquela cervejinha bem gelada.Encontrei a receita, folheando uma Cláudia Cozinha de fevereiro de 2008.
Não sou expert em pão, como as queridas Josy e Angela,  que sempre nos presenteiam com delícias, me considero uma aprendiz, mas confesso que a cada receita aprendo um pouquinho mais. Outro dia vi umas dicas tão boas que achei que vocês gostariam também. Então, antes de fazer essa pizza enrolada, dê uma olhada nas dicas logo embaixo. Tenho certeza que o prazer de fazer um pão caseiro vai se tornar ainda maior.

Pizza Enrolada

  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 2/3 de xícara de leite morno
  • 4 colheres de óleo ( usei azeite de oliva)
  • 2 xícaras de muçarela picada
  • 2 xícaras de presunto cozido picado
  • 1/2 colher de orégano
  • sal à gosto
Como fazer:
  •  Em uma tigela dissolva o fermento no leite, junte o óleo e misture bem.
  • Adicione a farinha e misture até obter uma massa homogênea.
  • Em  uma superfície polvilhada com farinha, sove até que fique lisa e elástica.
  • Deixe crescer em uma tigela untada com óleo coberta com um pano, por uma hora ou até dourar de volume.
  • Volte a massa para a superfície enfarinhada e abra om um rolo até obter um retângulo de 30 x40 cm.
  • Em uma tigela, junte o queijo, o presunto e o orégano ( você pode variar o recheio com outro de sua preferência)
  • Espalhe sobre a massa e tempere com sal.
  • Enrole pela lateral e corte em fatias.
  • Em uma assadeira untada com óleo  disponha as fatias e leve ao forno moderado (180º), pre´-aquecido por 30 minutos ou até dourarem.
  • Sirva quente. Rende 10 fatias.

Dicas para fazer um pão ainda melhor:

Alguns efeitos especiais:

1 – Use óleo, manteiga ou margarina para untar as formas onde pretende assar o pão e depois polvilhe com farinha de trigo.Assim fica mais fácil remover o pão da forma.
2- Se você for assar o pão numa forma de vidro refratário, a temperatura do forno deve ser um pouco mais baixa do que a usada nas formas de metal
3 – se o pão estiver dourando rapidamente, cubra-o sem apertar com papel alumínio nos últimos 20 minutos ,
 4 –  para saber se o pão está assado, retire-o da forma e dê algumas batidas nos lados ou no fundo, o que deve resultar num som oco. Se isso não acontecer, leve ao forno por mais alguns minutos, não havendo a necessidade de coloca-lo de volta na forma. Caso ele permaneça na forma por muito tempo, os lados e o fundo ficam moles e úmidos.
5 – o pão feito sem gordura ou óleo (tipo francês ou italiano) deve ser embrulhado e colocado no freezer.Quando servir, leve ao forno moderado (180º), por cerca de 15 minutos.Em temperatura ambiente, depois de algumas horas, ele seca e endurece.
6-  é mais fácil cortar o pão ainda congelado, o que torna possível, também obter fatias mais finas.Uma vez cortado, o  pão se descongela em apenas 15 minutos, em temperatura ambiente.
7 – quando colocar a massa para crescer , acenda o forno por alguns minutos e desligue.Assim você terá uma boa temperatura para o crescimento da massa.

Truque da Vovó
o velho truque da vovó ainda funciona.Para saber se a massa está no ponto de ser enrolada, retire dela uma bolinha e coloque num copo d’água.Ele estará no ponto quando a bolinha subir à superfície. Outra é introduzir  o dedo na massa, numa profundidade de 1 cm, aproximadamente.Se ficar uma marca, a massa estará pronta.
Mãos Frias
– a massa de pão já cresce com o calor das mãos enquanto as amassa. Se vc tiver mãos frias, faça o  seguinte: mantenha uma vasilha com água quente perto de  sua superfície de trabaho.Mergulhe as mãos , deixe-as aquecer um pouco, depois enxugue-as e trabalhe a massa.

  1. Oi, Lylia!!
    Ao contrário de você, que faz pão com alegria, a minha mãe fazia pão quando estava brava com alguém. Ela descontava tudo na massa! 🙂
    Me diz uma coisa, eu divido a massa em 10 partes depois de enrolada? Como vou saber a espessura? Ah, e precisa respeitar algum espaço entre os rolinhos?
    Beijus,

  2. Hummmmmmmmmmm adoro pizza enrolada!!! Gostei muito das dicas… deve ser por isso que meus pães sempre ficam bons, eu tenho as mãos quentinhas…rsrsrs.
    Em compensação não posso trabalhar com chocolate, ovos de páscoa nem pensar…rsrsrs!
    Bjuss querida!!!

  3. Oi Lylia
    Eu adoro fazer pão, é muito gostoso trabalhar a massa, dar variados formatos, já fiz muitos pães, isto alguns anos atrás, cheguei até vender, fazia sob encomenda. agora estou meio preguiçosa, prefiro comprar.
    Aposto que esta pizza enrolada deve ser uma delícia.
    Beijo.

  4. Pão, pizza, nossa, nem saberia escolher o melhor, mas juntando os dois ficou bem mais fácil rsrs Também amo fazer pão, acho uma verdadeira alquimia gastronômica que enaltece o prazer de comer ao seu patamar mais elevado!
    Ótimas dicas, adorei!
    bjsss

  5. Queridas Chica, Aim'Art, São, Marisa, Vânia,Luisa, Bel, Liliana, Cuca, Yves, Patrícia, Sol, Rosinha, ANa, Luci, Lurdes, Dani, Selma, ISa, Nina, Luma, Aline, Rachel, Teresa, Fabiana, Marisa, Andrea, Gina, Edi, Ingrid, Cissa, Selene , Joana, Luciana, Irene, Léia e Renata
    Obrigada pela presença carinhosa. Fico feliz de rever as amigas de sempre e receber novas. Obrigada.
    Esclarecendo a dúvida da Luma: Você abre a massa do pão, espalhe o recheio, enrola e depois é que corta. É bom deixar um aspaço entre cada rolinho, pois eles crescem muito. A minha ficou muito juntinha.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias