Simples Assim


sopa-de-feijao-branco
O frio já deu os primeiros sinais de sua presença aqui em Brasília, tornando nossas manhãs mais amenas e nossas noites mais aconchegantes. Tempo ideal para experimentar aquelas comidinhas que aquecem o corpo e alma. Como as sopas. Um alimento que, apesar de sua simplicidade, esconde segredos para prepara-la que fazem toda a diferença. E é sobre eles que quero falar hoje, pois para mim foi muito útil conhece-los. Alguns descobri em um blog dedicado especialmente a elas, o Admirável Mundo Líquido.E, como gosto de partilhar com vocês as coisas boas que me acontecem, confiram então essas dicas e vejam se não tenho razão:

Ah! Mais tarde vou fazer o sorteio do Kit Mococa! Aguardem!

– Prepare alguns caldos – que são a base do preparo das sopas – como de carne, galinha, legumes e até peixe, e congele (é sempre o melhor). Mas, se a vida não permitir, tenha caldos prontos, destes em tabletes ou em pó.

– Não misture muitos ingredientes, para poder discernir os sabores;

– Ao começar a preparar a sopa, tenha sempre uma chaleira de água fervente por perto, para acrescentar à sopa, caso fique muito grossa;

– Não cozinhe muito os legumes, eles ficam sem graça: comece cozinhando por apenas 15 ou 20 minutos e teste o ponto. Coloque antes os grãos e legumes mais duros; deixe as folhas para acrescentar ao final. Assim você preserva o sabor e as propriedades dos alimentos;

– Cuidado com sal e pimenta: deixe para temperar no final;

– Se não há restrições de gordura, sempre comece refogando um dente de alho e um pouco de cebola picada em uma colher de manteiga ou azeite, e passe os legumes neste refogado antes de acrescentar água ou caldo de cozimento.

– Para ligar sopas e cremes, tenha sempre à mão creme de leite fresco (use uma ou duas colheres de sopa, ao final do preparo);

– É interessante acompanhar sopas com pães ou torradas.

Agora , com essas dicas , preparem essa receita que vi no blog do querido Augusto, e  que conquistou meu paladar. A combinação de feijão branco, espinafre , aveia e alho poró resultou em um sabor delicioso. Além de ser bem saudável. Eu ainda acrescentei uns pedacinhos de linguiça que deram ainda mais sabor. Não deixem de experimentar.Nada como começar a semana com uma refeição gostosa e reconfortante.

Tenhamos todos uma semana aconchegante.

Sopa de feijão branco, aveia e alho poró

Ingredientes

  • 2 unidades de alho poró picadas
  • 1 e 1/2 litro de caldo de galinha
  • 2 xícaras de feijão branco cozido e escorrido
  • 3/4 xícara de aveia em flocos ( eu usei só 1/2 xícara, pois engrossa muito)
  • 1/2 maço de espinafre picado (só as folhas)
  • 3 dentes de alho (usei 1 colher de chá cheia de alho triturado pronto)
  • 2 folhas de louro
  • salsinha e cebolinha picada a gosto
  • sal, azeite e pimenta branca a gosto

Como fazer:

  • Refogue o alho e o alho poró no azeite por 2 minutos.
  • Acrescente o feijão, pouco sal, pimenta e refogue mais um pouco.
  •  Coloque o caldo de galinha, as folhas de louro, a aveia e tampe a panela.
  •  Deixe ferver por 10 minutos mexendo de vez em quando. Ao final acrescente o espinafre, acerte o sal e deixe ferver por mais alguns minutos.

Sirva com croutons ou torradinhas.

Outras sopas Simples Assim
Sopa de frango, espinafre e noodle
Sopa de Lentilha e Legumes
Sopa de Espinafre

  1. Adorei suas dicas para fazer uma sopinha esperta, viu!!!! Bem, aqui na Alemanha, qualquer época do ano é bem propícia para uma sopa, que como você bem disse, aquece a alma eo coração e, além do mais, me lembra muito a minha infância, que diferente da Mafalda, eu adorava, e ainda adoro, uma sopa bem quentinha!!!!! A sua está com um aspecto fantástico!!! Beijos e uma ótima semana para você!!!!

  2. Oi, Lylia!!
    Essa sopa me lembrou um vegetal que a minha avó colocava na sopa e que nunca mais vi. Esqueci o nome, mas ele é uma espécie de raiz aérea que acompanha o crescimento das abóboras. Se você souber, me lembra? 🙂
    Sei que a aveia ajuda a diminuir o colesterol e dá sensação de saciedade, por isso quem faz dieta de emagrecimento, gosta de tomar mingau de aveia à noite 🙂
    Essa sopinha é realmente de muita "sustância", o que dá muita disposição. Acho que no Brasil as pessoas não tomam sopa no almoço, o que é uma pena! Pois comida pesada no almoço, tira-nos a energia para o dia. Pelo menos em mim isso acontece.
    Boa semana!!
    Beijus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias