Simples Assim


Bolo é uma demonstração de carinho – Baba de Moça

Engana-se quem pensa que o bolo é um alimento. Nada disso. Alimento é carboidrato, é proteína, é vitamina, é o que a gente come para continuar em pé, para ir trabalhar e pagar as contas.

Bolo não. É uma demonstração de carinho de uma pessoa a outra. É um mimo de avó. Um acontecimento inesperado que irrompe no meio da tarde, alardeando seu cheiro do forno para a casa, da casa para a rua e da rua para o mundo.

É o que a gente come só para matar a vontade, para ficar feliz, é um elogio ao supérfluo, à graça, à alegria de estarmos vivos. “

Quando a Zezé, uma das harmoniosas, enviou esse texto para nós, fiquei emocionada com tanta sensibilidade do autor em traduzir essa comida que, para mim, é a própria comfort food.
Uma outra harmoniosa, a Carol, sabedora dessa minha preferência, foi logo perguntando:  “Lylia, estou curiosíssima para saber qual será o grande bolo escolhido para ilustrar esse futuro post do Simples Assim!!!“, já prevendo minha intenção.
Claro que não poderia ser um bolo qualquer.Tinha que ser “o bolo”. Pensei logo naqueles bolos de manteiga, que já falei, fofíssimo e com  um recheio especial.
Com a desculpa de aproveitar umas gemas que estavam dando sopa na geladeira, pensei então, em fazer  uma Baba-de-Moça. Um doce típico da culinária brasileira, que leva gemas, leite de coco e uma calda de açúcar na sua preparação.Lembra os doces portugueses.
Nem precisa dizer o quanto ficou gostoso. Percebe-se pela foto, pois quando fui pensar em fotografar quase que não tinha mais…Também pudera, ele é delicioso demais.
A receita é a mesma que faço há anos e está em um revista Cláudia , de 1992.. Não tem erro. Só tem um problema: às vezes ela fica como se tivesse talhado, mas aí você espera esfriar, bate no liquidificador e fica perfeito.

Bolo de casamento“, como disse um amigo ao experimentá-lo. Isso mesmo. É esse o sabor.

Experimente e sinta um gostinho de festa em um dia simples assim.

Bolo Branco com Baba-de-Moça

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 200 gramas de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colherinha de essência de baunilha
  • 2 1/2 xícaras de farinha
  • 1/2  xícara de maizena
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher ( chá) de fermento em pó
Como fazer:
1. Bater bem o açúcar com a manteiga
2. Acrescentar as gemas uma a uma, batendo sempre, até levantar bolhas.
3. Peneirar a farinha, a maizena e o fermento e ir acrescentando pouco a pouco, alternando com o leite, sem parar de bater.
4. Em separado, bater as claras em neve, com a pitada de sal.
5. Misturar as claras delicadamente à mistura
6. Assar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio, por aproximadamente 40 minutos.

Baba de Moça
Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 6 gemas passadas na peneira
  • 1 xícara de leite de coco ( usei Ducoco)

Como fazer:

  • Numa panela média, misture o açúcar com a água.
  • Leve ao fogo sem mexer.
  • Depois que ferver, conte 5 minutos.
  • Retire do fogo e deixe esfriar.
  • Depois de frio, junte as genas e o leite de coco.
  • Volte a panela ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.

Bolo Prestigio
Bolo da India
Bolo Mole

  1. Concordo com você bolo é um carinho que fazemos a uma pessoa, coisa de avó mesmo, traducao perfeita para bolos Lylia!!!!
    Esse seu bolo está maravilhoso, adoro baba de moca, é uns dos meus recheios preferidos!!!!!
    Beijocas e um lindo final de semana para você e sua família!!!

  2. Bom dia Lylia querida, adoro baba de moça e com seu bolo delicioso, ficou melhor ainda. Vc tem razão, antes de tudo bolo é carinho, amor, aconchego. Gostei demais da receita, ficou lindo. Beijocas, ótimo final de semana

  3. Oi Lylia! Como estão as coisas. Estou te escrevendo para convidar vocë a participar do meme do blog de incentivo a leitura. Então vim te avisar que te indiquei lá mas não é obrigatório embora eu adoraria ver esse membro ilustre do mundo bloguístico.
    Querida, era isso, um grande beijo e bom final de semana

  4. Queridas Luísa, Marina, RosÂngela, Chica, Vânia, Sol, Josy, Cuca, Paula, Ana, Rachel, Sadhia, ISa, Yves, Mel, Cissa, Maura, Yarinha, Helô, Rita, Irene, Daca e Kellen,
    Primeiro quero me desculpar a todos vocês pela demora em responder.Foram dias bem movimentados.
    Respondendo a pergunta sobre como montar o bolo, aí vai. Corto cada bolo no meio, recheio e cubro com a baba de moça.Simples Assim.
    Bj e obrigada pelo carinho,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias