Simples Assim


Chips de batata doce e Abobrinha de Forno

Os sucos saudáveis da Lívia
Desde que uma das minhas filhas, a Lívia adotou uma alimentação mais saudável, muitas novidades lights e diets tem entrado na Cozinha do Simples Assim. Eu, como boa aprendiz, tenho aprendido muito com ela, inclusive a ter mais força de vontade, o que ela tem demonstrado ter de sobra nesses dias de reeducação alimentar.
Acho muito bonito vê-la de manhã, cedinho, de olho no relógio para ir ao trabalho, mas dedicando um tempinho para  fazer seus sucos saudáveis , sua tapioca com ovo ou umas panquecas com batata doce. E, penso cá comigo:
Bem que eu poderia imitá-la...”
Mas, gordinha e gulosa como sou, não resisto a uma nova receita, um novo experimento na cozinha, mesmo que não seja tão saudável. Mas, fico encantada com a mágica da vida que um dia nos torna aprendizes de nossos filhos. Uma sabedoria.
Acho que na vida nunca paramos de aprender, o aprendizado é uma  troca constante entre as gerações. Não é porque somos mais velhos que não podemos aprender com os mais jovens. Nada disso. Cada dia me surpreendo o quanto aprendo com minhas filhas. Que elas não fiquem vaidosas…
Algumas receitas são tão gostosas que já entraram no cardápio de casa. Como esses chips de batata doce e essas Abobrinha Empanadas no forno. Delícias que também podem ser aproveitadas como um aperitivo gostoso e mais light.

 Então para atender o pedido da Lívia , que está de férias em Fortaleza e quer surpreender às primas com receitas “feitas for ela”, trago hoje estas duas receitas que vão fazer o maior sucesso também na cozinha de vocês. Façam e depois me contem.

Ah! E não esqueçam do sorteio do kit Gourmet do Café Pelé. Ainda dá tempo, vai até sexta. Veja aqui como participar.

Chips de batata doce ( essa foi adaptada daqui)chips-de-batata-doce jpg

  •  Corte num cortador fatias fininhas (com casca mesmo) de batata doce.
  • Coloque em uma assadeira antiaderente ou untada com azeite, salpique alecrim . Não coloque as batatas umas em cima das outras, pois assim elas não ficam crocantes.
  • Leve ao forno alto, preaquecido, por uns 20 minutos ou até dourar, virando na metade do tempo.
  • Ao tirar do forno tempere com sal e pimenta do reino branca moída à gosto.

Abobrinhas Empanadas de Forno

A receita é da querida Marly. Só que dei uma adaptada,ao invés de bastões, como ela cortou, eu cortei em rodelas fininhas para ficarem mais crocantes.Ainda vou experimentar em bastõess também, que devem ficar bem gostosas.
abobrinhas-empanhadas-no-forno jpg
  • 3 abobrinhas médias, com casca, bem lavadas e cortadas em bastões ( cortei em rodelas fininhas)
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 xícara de Panko (ou farinha de rosca)
  • 1 / 2 xícara de queijo parmesão fresco ralado
  • 1 colher de sopa de tempero para Pizza ou italiano (é uma mistura de orégano, manjericão, cebola em flocos secos, alho em flocos, tomilho, funcho, páprica e  pimenta do reino moída).
  • Azeite para untar a assadeira.
  • 2 ovos grandes ou 3 claras levemente batidos

Como fazer:

  • Coloque os bastões de abobrinha em uma peneira sobre uma tigela e polvilhe-os com a colher de sopa de sal. Deixe a abobrinha escorrendo (drenando) por 1 hora ou mais; enxágüe e seque-os bem com um pano bem limpo.
  • Combine o Panko, o parmesão, e o tempero e reserve.
  •  Pré-aqueça o forno a 200 °C. Unte uma assadeira com manteiga, forre-a com papel manteiga e unte este (bem levemente) com azeite de oliva.
  • Bata os ovos e passe os bastões primeiramente  pelos ovos e depois pela mistura de Panko e queijo. Coloque-os na assadeira preparada.
  • Asse-os por 12 minutos de um lado, vire-os e asse por mais 8 minutos, até que dourem e fiquem crocantes.( Deixei assar mais tempo para ficar mais crocante, aí queimou um pouquinho)
  • Sirva imediatamente.

  1. Bom dia Lylia,
    Os chips de batata doce já faço normalmente, até já postei, ficam deliciosos, as abobrinhas também ficarem igualmente muito tentadoras.
    Parabéns para a Lívia e a Lylia pela opção de receitas mais saudáveis, (leves), pode-se ter receitas saudáveis e saborosas o que refletirá em nossa qualidade de vida.
    Beijos,
    Vânia

  2. Com o AVC do meu pai todos aqui em casa começaram a conscientizar que deviam mudar determinados hábitos. Eu já fazia muitas comidinhas saudáveis, mas achavam uma caca… agora todos participam desta forma de alimentação. Boa dica!

  3. Oi Lylia, eu tento me alimentar da forma mais saudável possível, mas assim como você não resisto a uma nova gostosura, mesmo que não seja lá muito saudável, mas tento não exagerar…rsrsrs
    Adorei as duas sugestões, crocantes e muito gostosas e o melhor, sem fritura !!

    Beijinhos

  4. Lylia, eu com certeza preciso seguir o exemplo de sua filha e começar a fazer mais coisas saudáveis, sempre é tempo!Os sucos devem ser bem funcionais e acor é linda!
    Eu adoro abobrinha empanada, minha mãe sempre fazia p nós…humm, saudade!
    Tenha uma linda semana!!

  5. Oi Lylia.
    essa é a mais pura verdade com o passar do tempo os filhos é que nos ensinam, aqui em casa depois que tirei as gordurinhas numa lipo, as filhas e marido me controlam muito, e minha filha usa tudo integral e light, pois eu já me habituei e mudei minha alimentação, tanto que sete meses depois da cirurgia eu ainda venho perdendo peso, anotei as duas receitinhas.
    Bjs.
    Silvia.

  6. Queridos Nuno, Fábio, Vânia, Marina, Rosângela, Natália, Malu, Lourdes, Marisa, Cristina, Rachel, Ana , Sílvia, Marlene , Mel e Cici,
    Que bom vê-los aqui!
    Rachel quando postar a receitinha me avisa, viu?
    Vânia você tem razão " pode-se ter receitas saudáveis e saborosas o que refletirá em nossa qualidade de vida."
    Bj e ótima terça para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias