Simples Assim


Entrevista Coletiva 2013 – Aromas e Sabores

A ” Bruxa Solar” no Simples Assim? Isso mesmo, é com o maior prazer que trago hoje a Sandra Reis do ” “Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar, para participar da segunda edição da  Entrevista Coletiva 2013 promovida pela  Andrea, do Aromas e Sabores, entre alguns blogs de culinária.
Fiquei muito feliz quando vi que iriar entrevistar a querida Sandra Reis ,que tive o prazer de conhecer no Encontro Gourmet , ano passado. Gentil,  simpática e amiga ela me conquistou logo no primeiro contato. Sou fã das receitas dela que me encantam pela criatividade , simplicidade e pela carga afetiva que coloca em cada uma delas. Também, colocando, como ela mesma disse, “Criatividade, prazer e amor” na sua cozinha, o resultado não poderia ser diferente.
Foi ótimo conhece-la um pouco mais e , melhor ainda, partilhar com vocês sua paixão pela culinária.
Se quiserem também conhecer um pouquinho de mim, acessem o blog da querida  Vivian, do Temperaria que me entrevistou. Não sei se ela vai postar hoje, mas até sexta, a entrevista estará no ar.
Parabéns a Andrea pela iniciativa que nos permitiu conhecer um pouco mais  nossas colegas blogueiras e partilhar com vocês.

Simples AssimComo surgiu seu amor pela culinária ? Já ” nasceu” com ele ou foi “doce  herança” familiar?
Sandra Venho de uma família de “mãos boas para culinária”. Talvez por isso, pelo comodismo de ter sempre boa comida familiar, não me interessei cedo em ir para a cozinha não. Fui aprender a gostar de cozinhar a partir dos meus 20 e poucos anos.

Simples Assim O que lhe motivou a ir para a cozinha? Lembra da primeira receita que você executou?
SandraMinha primeira experiência foi fazendo pães caseiros e integrais aos 15 anos, quando optei pela dieta vegetariana. A partir daí fui voltar a cozinhar quando mudei de cidade para cursar a faculdade e fui morar com amigas, tendo que aprender a cozinhar “na marra”. Mesmo com comidinhas simples percebi que as pessoas foram gostando do que eu cozinhava. Isso me motivou a continuar e a constatar que cozinhar era uma maneira de expressão e exercício de criatividade também, além de demonstração de afeto, carinho, amizade, amor e todos os sentimentos que nutrimos pelos entes queridos.

Simples Assim O que lhe dá mais prazer cozinhar?
SandraBOLOS!!! Não consigo passar mais de uma semana sem fazer um. Acho que é meu maior mérito culinário, sem falsa modéstia. Em segundo lugar amo fazer pães de todos os tipos e maneiras.

Simples Assim- Ir para cozinha : prazer ou obrigação?
Sandra – Sempre vou cozinhar com prazer, mesmo por obrigação. Se der preguiça, logo ela vai passando quando me envolvo no processo. Diz a sabedoria popular “o comer e o coçar é só começar” e eu tomo a liberdade de dizer que o “comer e o cozinhar” também.

Simples AssimComo surgiu o blog?
SandraO blog surgiu meio que por acaso, como um registro daquelas receitas que vinham de família, amigos ou aquelas que fazia de momento, sem receita definida, e queria registar. Mais do que simplesmente passar uma receita, gosto de compartilhar o contexto, a origem ou algum fato curioso relacionado à ela. Acho que isso torna o blog mais humano, mostra para os leitores que somos pessoas falíveis, que estamos aprendendo sempre e que não estamos em posição de ensinar, mas sim de compartilhar.

Simples Assim- Qual o maior estímulo para mantê-lo?
Sandra O carinho e o retorno que recebo dos meus leitores, sem sombra de dúvida, e isso não tem sido pouco não. Mesmo as pessoas que passam silenciosamente por ele, e os números de acesso me provam isso, tem me mostrado que as pessoas entendem a proposta do blog e estão gostando de acompanhá-lo. Estou sendo mimada no bom sentido! rsrs

Simples AssimQual sua maior fonte fonte de inspiração?
Sandra As receitas de cunho afetivo, aquelas que dizem algo além do visível. Falo sempre que alimentar é um termo amplo, mais do que nutrir somente o corpo, mas também a alma e o espírito. Gosto muito de compartilhar as receitas simples que de alguma maneira já passaram pela cozinha ou mesa de muitas famílias e que só o fato de um leitor vê-las no blog já despertem as boas lembranças. Gosto das receitas com memória afetiva.

Simples AssimConte uma grande alegria que o blog lhe proporcionou.
SandraConhecer pessoas que mesmo no mundo virtual se tornaram amigas de verdade. Algumas moram muito longe e o blog foi um canal de contato para que essas viessem a fazer parte da minha vida. 

Simples Assim –  Alguma tristeza, decepção?
SandraOlha, a decepção é com pessoas que utilizam conteúdo dos nossos blogs sem pedir autorização como se fossem delas. Essa falta de respeito me chateia muito. O que me consola é que essas pessoas nunca saberão do que é de verdade ter um contato sincero com seus leitores, de trocar experiências com seus colegas e de se sentirem capazes de produzir um conteúdo próprio que gere interesse na blogosfera. São piratas, não blogueiros.

Simples AssimO ” Caldeirão” é uma prioridade na sua vida?
Sandra Não diria prioridade, mas ele está entre as minhas responsabilidades diárias. A partir do momento que nos propomos a criar um blog e pessoas passam a nos seguir temos que optar em colocar o blog como uma espécie de hobby com compromisso. Não consigo passar muitos dias sem atualizá-lo, pois para mim é um prazer fazer o Caldeirão.

Simples Assim Sua comida inesquecível.
SandraFalo que a minha comida preferida é aquela que alguém faz para mim carinhosamente. Mas tem um risotto de alcachofra que comi em um restaurante italiano na costa da Califórnia que até hoje sonho com ele.

Simples AssimQual o ingrediente que não pode faltar na sua cozinha?
Sandra Criatividade, prazer e amor, entre os “etéreos”. Os “palpáveis” seriam os vegetais, frutas, açúcar e canela.

Simples AssimQual o/a chef que lhe inspira?
Sandra – Tenho profundo respeito pelos chefs, técnicas culinárias e afins, mas o que me inspira é o free style dos cozinheiros mesmo. Dentre os conhecidos, gosto da Nigella Lawson, do Jamie Oliver. Uma chef que tenho admiração por levar a culinária vegetariana a um patamar mais gourmet é a Tatiana Cardoso, do restaurante “Moinho de Pedra”.

Simples AssimComo é a relação da sua família com o “Caldeirão”? Ela lhe estimula?
Sandra Sim com toda certeza, são meus provadores oficiais, assim como os amigos. Cada vez estão mais e mais exigentes, não sei por quê…rsrs

Simples Assim –  Para Nigella ” Cozinhar é como escrever, e ler, como comer”. Você concorda?
SandraNão conhecia esse conceito dela, não só concordo como acho extremamente interessante essa analogia. Vou aproveitar e acrescentar que blogar é compartilhar as receitas com mais e mais amigos, não só com aquele círculo restrito que temos em nossas vidas “reais”. É como estender a mesa, colocar sempre um lugar a mais para quem quiser chegar. Enfim, é isso!

Se quiser conferir as outras entrevistas e só clicar nos blogs participantes:
Aromas e Sabores
Na Biroskinha
Comidinhas da Patroa
Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar
Pilotando um Fogão
Yes, we cook
Tá bom de Sal
Frango com Pequi
Temperaria

  1. Lylia minha querida, é uma honra em primeiro lugar fazer parte do Simples assim com tanto carinho. Uma pessoa de abraço quente e riso fácil como você não é difícil de gostar logo de cara, mas confesso que mesmo assim fiquei muito surpresa com esse seu alto astral quando tive o prazer de te conhecer pessoalmente (estendendo ao seu marido também).
    Que bom que fazemos parte desse grupo tão unido. Não só é uma sorte, mas uma benção.
    Obrigada pelas perguntas que me trouxeram um grande prazer em responder. Vou acompanhar a sua lá no Temperaria da Vivian.
    Grande beijo e mais uma vez obrigada!

  2. Oi Lylia
    Já gostei de cara da Sandra, quando ela disse que o maior prazer dela na cozinha, é fazer bolos e depois pães, minhas duas grandes paixões culinárias.
    Gostei muito da entrevista, muito bacana, realmente deve ser uma pessoa muito legal e simpática.
    Vou lá visitar o blog da Sandra e depois vou ver a sua entrevista.
    Agora deixa eu correr que ainda tenho um almoço pra preparar.
    Beijos.

  3. Lylia para bens pela entrevista ficou ótima as respostas…
    Lylia queria saber de vc se vc congela alguma comida , se tens alguma receita enfim estou tentando tornar a minha vida mais leve e prática por isso estou a procura a começar pela alimentação prática… Gostaria de fazer um prato para cada dia da semana tipo cozinhar em um só dia a comida da semana inteira, mas sempre fazendo um arroz fresquinho , um feijão, purê , saladas enfim seria só a carne entende? Desculpa te incomodar com isso tá..
    Beijos Dani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” Cozinhar é o tipo de coisa que exige um pouco de paixão e ilusão.”

Nina Horta

Facebook

Publicidade

Pinterest

Google Plus

Categorias