Simples Assim


Tem gente que não gosta. Acha sem gosto. Franze a testa e passa longe. Eu não. Gosto demais de chuchu e sempre estou experimentando uma novidade com ele. Vocês lembram do chuchu empanado no forno? Pois é, ele é um dos preferidos. Tem também com alho e óleo, suflê, com molho branco…As variações são infinitas. E quando ele está com o precinho camarada, como agora, compro bastante e saio à cata de novas receitas para experimentá-los das mais variadas formas.
A última que experimentei foi da Heloísa Bacellar que, para mim,  é garantia de receita certeira. Dela, já apareceram algumas delícias por aqui, como o Bolo de Canela, simples assim e delicioso. Quando vi essa Tigelada de Chuchu já  separei para fazer. E , realmente , ficou muito bom. Leve , saboroso e saudável. Um ótimo acompanhamento para o filé de frango daquele dia.
Se você não gosta de chuchu pense duas vezes e, antes experimente algumas dessas receitas que poderão fazer você mudar de ideia. E não esqueça das inúmeras propriedades que ele tem: possui alto teor de fibras, o que faz com que desempenhe um importante papel no funcionamento dos intestinos ; em menor proporção, o chuchu possui uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B e um pequeno teor de vitamina C.
Se for cozido sem sal, o chuchu é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos potássio, vitamina A e vitamina C. Possui pouquíssimas calorias, por isso é muito utilizado em dietas.
Podemos também fazermos uma relação dele com nossa vida. Muitas vezes sem graça ela pode ganhar um novo sabor dependendo de como a gente a tempera.
Que a nossa semana seja colorida, harmoniosa e saborosa como essa receita!
Tigelada de chuchu – receita daqui

4 porções
Ingredientes:
  • 2 chuchus maduros, sem casca, sem caroço e em cubinhos
  • 50 g de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos
  • 1 dente de alho picadinho
  • ⅓ de xícara (chá) de salsinha picadinha
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de queijo meia-cura ou parmesão ralado
  • 2 ovos
  • Manteiga para untar e farinha de rosca para polvilhar
  • Sal
Como fazer:
1 Numa panela média, aqueça metade da manteiga, doure ligeiramente a cebola, junte o chuchu, um pouquinho de sal, tampe e cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, até amaciar.
2 Acrescente a salsinha, coloque numa tigela grande, reserve.
3 Em outra panelinha, aqueça o restante da manteiga com a farinha e misture até obter uma pasta.
4 Junte o leite, sal e, sem parar de mexer, deixe no fogo até ferver e engrossar.
5 Junte ao chuchu, acrescente o queijo, acerte o sal e deixe amornar por 10 minutos,
enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). 6 Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca uma tigela média.
 7 Bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Junte as gemas ao chuchu ( gosto de tirar aquela pele que envolve para perder aquele gosto acentuado) e, em seguida, com delicadeza, incorpore as claras em neve.
8 Coloque tudo na tigela preparada, polvilhe com um tiquinho de farinha de rosca e asse por uns 40 minutos, até crescer, dourar e firmar no centro.

  1. Oi Lylia, eu também adoro chuchu.Refogado com vagem, com abobrinha, salada, suflê, ao contrario de muitas pessoas vejo muito sabor nele e tenho um problema não consigo parar de comer.Adorei a receita, qualquer dia vou experimentar.Beijos e boa semana.

  2. Menina eu fiquei boba com o preço do chuchu por aqui R$3,99 o kg. Comer chuchu preparado assim é fácil demais, pois ele apenas refogado sem nada, não é fácil de encarar!
    Mais uma receitinha do seu blog que levo comigo!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias