Simples Assim


Um bolo com gostinho de Natal

Já sinto o cheiro do Natal no ar. Época muito querida para mim que me preparo interior e exteriormente para esse momento especial. Gosto tanto que, quando vejo os primeiros sinais de sua vinda, já me animo e já começo os preparativos. Tanto que já coloquei até no Simples Assim, um countdown ( contagem regressiva para assinalar os dias que faltam, Vocês já perceberam? Ele está no lado direito do blog.Deem uma olhadinha.
E, nesse momento, que estou escrevendo o marcador aponta 61 dias, 37 minutos e 5 minutos.Menos tempo do que eu pensava. Então é hora de dar uma olhada nos enfeites, ver o que precisa ser reformado, tirar a poeira de outros e ir separando as receitas para essa época.
Ultimamente tenho feito bolos que possam ser utilizados como presentes para essa época, pois gosto muito de presentear com algo feito por mim. E , nessa procura tenho descoberto muitas receitas saborosas.Essa das queridas Rosinha e Teresinha, foi uma. Uma mistura de banana, maçã, passa e especiarias, é bastante aromático. Perfeito!. Ele não levava cobertura, mas coloquei um glacê, daqueles brancos de Natal, só que ao invés de água ou leite, coloquei conhaque. Perfeito! Bolo de Natal com gostinho de bebida alcoólica é muito gostoso.E para ficar ainda mais parecido com Natal, coloquei sementes de romã e galhinhos de pinheiro.
Experimentem e vejam que não estou exagerando.Minha irmã, Flávia, disse que foi o melhor bolo que já passou esse ano aqui em casa. Será? Experimente e me diga.
Um fim de semana tão gostoso como esse bolo com gostinho de Natal.

Bolo de Aveia, Maçã e  Banana–  daqui

  • 1 xícara de chá de aveia
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 3/4 de xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de chá de cravo em pó
  • 1 colher de chá de noz moscada ralada
  • 2 colheres de sobremesa de castanha de caju triturada
  • 2  maças picadas
  • 2 bananas picadas
  • uvas passas a gosto
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de castanha do Pará
Como fazer:
  • Colocar numa tigela a aveia,o trigo,o açúcar,o óleo e os ovos mexer bem só com a colher de pau. (Eu bati na batedeira)
  • Depois acrescente as especiarias, e as castanhas mexer novamente acrescente as frutas e no final o fermento.
  • Forma untada e enfarinhada forno pré-aquecido  mais ou menos 30 minutos de forno ou fazer  o teste do palito.

Outros Bolos Simples Assim que você poderá fazer na época de Natal:
O melhor bolo de Natal do Mundo
Bolo Inglês Integral
Bolo de Noiva do Recife

  1. hUMMM; adoroooo bolos de natal, esse seu ficou com um aspecto incrívellll, bem molhadinho e cheio de sabores, já havia visto essa receita lá na nossa querida Rosinha, e fiquei tentada a fazer, agora vendo essa belezura de bolo aqui , com certeza irei prepará-lo! BJIN E UM EXCELENTE FDS

  2. Com esse elogio da tua irmã, não duvido mesmo de que esteja divinal! 🙂 Acho que a cobertura foi o toque final de que o bolo precisava…
    Também adoro o Natal, como festa da família e dos amigos, e tento contornar a tendência para o consumismo oferecendo presentes feitos por mim. Bolinhos, biscoitos, caderninhos… e outras coisas mais.:)

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

  3. Lylia, nem dá para acreditar que o Natal já está quase aí, não é mesmo? Esse bolinho tem mesmo cara de Natal, tenho uma receita bem parecida e sei o que é o perfume dele pela casa.
    Com esse açúquinha por cima me fez lembrar minha mãe.
    Ah… não vejo a hora de encontrar com o casal novamente… agora com as importadas por lá, está garantido nossos brinde nos finalmentes (como no último) lembra?
    Beijão!!!

  4. Lylia, Lylia, Lylia!
    Essa foto tá uma perdição!!! É claro que vou experimentar este bolo! Se vc tá dizendo que ficou ótimo, quem sou eu pra duvidar, rsrs. Já andei fazendo biscoitinhos de natal também, e ai, ai, ai, é tão bom o gostinho (e o cheiro) desta data!!!
    Ficou lindo e apetitoso seu bolo, merece ser copiado!!!

    Bjus e tenha um ótimo fim de semana!!!

  5. Oi, Lylia!!
    Que receita "quente"! Coração ficou tum… tum.. aquecido com o aconchego que essa mistura traz logo quando está no forno. Imagino o cheirinho bom!! Só tem um porém pra mim – o cravo – será que posso deixá-lo de usar?
    Beijus,

  6. Lylia, sempre gostei muito dessa época que antecede o Natal, nesse ano com a proximidade já começo a sentir um misto de tristeza e nostalgia, pois minha mãe já não estava bem e nos deixou dias após o Natal.Vai demorar um pouco para a tristeza dar lugar a saudade, mas a vida prossegue e os que nos cercam merecem sorrisos, abraços e um bolo delicioso como esse.
    Tenha certeza que daqui alguns dias estarei voltando para te contar como ficou o meu, pois esse vou fazer rapidinho, amo bolos assim!
    Bjs e um ótimo fds

  7. Lylia querida,

    Que blog é esse?
    Não sei nem em qual post comentar primeiro…..rsrsrsrsr

    Amei !!!

    E as receitas?
    Um monte light e leve, do jeito da fase que tô vivendo agora….ahhahahah

    E esse bolo? Deve ser divinooooooooo…

    Gosto do jeito natural e leve que vc escreve.
    Ganhou mais uma seguidora.
    Vou passear bastante por aqui….rs

    Na realidade, vim aqui retribuir e agradecer a visita lá no Life.
    Tenho o costume de responder os comentários no blog mesmo.
    Já te respondi e quando quiser e puder, dá uma passadinha lá pra vc ver a resposta.
    Mas agora, como vou embora?
    Com um blog maravilhoso desses está um pouco difícil….rs

    Parabéns pela qualidade do blog.

    SIMPLESMENTE AMEI O SIMPLES ASSIM….rs

    Bom final de semana

    Um gde beijo
    Isabela

    http://www.life4up.blogspot.com.br

  8. Queridas Marina, Luísa, Chica, Tássia, Marisa, Rosinha, Sadhia, Rosangela, ISa, Olívia, Léia, Rachel, Lurdes, Vãnia, Susy, Sandra, Dinha, Ana, Oslaine, Sandra, SIl, Yolanda, Sâo , Paula, Cissa, Márcia, Sarinha, Luma, Cristina, Isabela, Cláudia, Yves, Rita, Tania, Marly, Nani e Clarice,
    Que bom receber tantos comentários carinhosos de vocês! A Luma perguntou se poderia tirar o cravo da receita.Pode sim, o importante é colocarmos os sabores que gostamos.
    Esperam que façam o bolo e venham me contar.
    Uma semana abençoada para todos nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias