Simples Assim


Os Aperitivos do Dia de Ação de Graças

Não ficou lindo? Esse prato lindo foi presente da minha querida irmã, Liliana
Pela água...O ar… O sol.. ..A lua… As estrelas….O pão… A chuva... O riso...Os animais…A união… Os amigos. ..A família. ….Pela vida….Dar graças. Sempre. É um hábito meu e da minha família. Em tudo damos graças, todos os dias, todo o tempo.Mas há um dia especial que nos juntamos para especialmente dar graças. Aproveito o Thanksgiving americano para fazer um jantar especial e contarmos nossas graças.
Esse ano estava cansada, sem graça depois de uma viagem que não aconteceu para Fortaleza quando iria comemorar o aniversário do meu pai, e disse que não iria fazer nosso tradicional jantar. Mas o pessoal de casa não deixou.Uma das minhas filhas disse logo: ” Mas todos os anos a gente faz, vamos falhar esse ano?“. Então para não decepcionar meus queridos, e para agradecer também por eles existirem em minha vida, voltei atrás.
Esse ano abri mão do tradicional peru e decidi fazer um jantar com frutos do mar. Foi uma maneira que encontrei de trazer minha família de Fortaleza para cá. Quando eles vem para Brasília sempre me trazem o melhor peixe, o melhor camarão, o melhor caranguejo. E, como ainda tinha uma “remessa” dessas maravilhas no freezer, tive uma ideia: “Vou fazer pratos com o que eles me deram , pois será uma forma de celebrar com eles hoje”. E assim fiz. Foi como se eles estivessem conosco.
Fiz então um jantar “ tropical “ com receitinhas novas que ainda não tinha aparecido por aqui. De entrada fiz um patê de ervas em formato de presente, chamado de presentinho de ricota, no blog onde tirei a ideia. Aproveitei uns tomatinhos sweet grape que tinha na geladeira, tirei as sementes, cavei um buraquinho e recheei com queijo gorgonzola esmagado.. Coloquei em um bonito prato, presente da minha irmã querida, Liliana, com molho pesto ao centro para acompanhar. E de jantar fiz uma Torta de Caranguejo, inspirada nas Tortinhas de Siri Divinas da querida Marly e um Gratinado de Bacalhau com Camarão que ficou delicioso. Para encerrar, a tradicional Torta de Abóbora, a Pumpkin Pie – não poderia faltar. Ano passado fiz uma receita da querida Cris, do From Our Home to Yours – que tive o prazer de conhecer este ano no Encontro Gourmet – mas, esse ano resolvi variar. Fiz a receita da também querida Angela, que também conheci no Encontro Gourmet. Delícia.. Qual a torta melhor? As duas. Todas ótimas e que vale a pena fazer não só no Thanksgiving , mas em qualquer época do ano.
Como vocês perceberam foi um encontro de amigos, onde cada um esteve presente através de uma receita, uma lembrança, um sinal…
Hoje trago a receita do “Presentinho de Ricota , uma ótima opção para petiscar no dia de Natal.
Depois coloco as outras receitas.


Presentinho de Ricota

Ingredientes:

  •     Meia ricota;
  •     50ml de água quente;
  •     1 col. de sopa de pó para sopa creme de cebola;
  •     3 col. de sopa de talos de cebolinha picados em rodelinhas finas;
  •     Sal, azeite e pimenta a gosto.
  •     Cebolinha, salsinha e tomate cereja para decorar.

Como fazer:

  •  Na minha versão, acrescentei queijo parmesão ralado , uma mistura de ervas secas e um pouquinho de requeijão e creme de leite para dar a liga.
  • Amassa a ricota e mistura os outros ingredientes.
  • Coloque então em um depósito forrado  com filme plástico.
  • Apertar bastante pra ficar bem compactado e sem furinhos e levar ao freezer por 1 hora.
  • Quando ela estiver bem firme e quase congelando você tira e decora do jeitinho que você gostar.Eu segui a instrução da receita que indicava esse presentinho.
Os tomatinhos recheados e servidos com molho pesto

Outros Aperitivos Simples Assim:
Tomatinhos ao Forno
Árvore de Natal com queijo e tomate
Canapés de Pepino

  1. Querida Lylia
    Temos mesmo que agradecer a Deus por tudo que sempre nos proporciona, tanto as coisas boas quanto aquelas que julgamos ruins, pois essas nos fazem "crescer"!
    Esse presentinho de ricota é um dos pratos mais fofos que já vi – adorei!
    Um grande abraço
    Léia

  2. Que bacana, celebrar o Thanksgiving não é um hábito nosso, mas deveria ser, pois dar graças nunca é demais.
    Pelo seu relato tenho certeza que a sua ceia ficou divina, e as fotos comprovam, que delícia esse presentinho de ricota, hein?
    Parabéns minha amiga, tudo perfeito!

  3. Lylia, querida,

    Que banquete este thanksgiving, hein? Com certeza este jantar deixou saudades, nos sortudos que o comeram, rsrs. O presentinho de ricota ficou um mimo e com certeza também muito saboroso (acho que esta receita foi publicada na Cláudia Cozinha). Ah, eu também queria muito que tivéssemos um feriado de Thanksgiving, pois acho que ter um dia para dar graças é até necessário, já que este ato é, comprovadamente, terapêutico, além de ter também um sentido espiritual "em tudo dai graças". Quanto à torta que você fez inspirada nas tortinhas de siri, espero que ela tenha agradado.

    Um beijo e ótima tarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias