Simples Assim


Entradinhas fáceis para saudar o Ano Novo

 
Penúltimo dia do ano. Olho para trás e vejo o quanto vivi nesses 364 dias e o quanto deixei de fazer. Falta de tempo, de foco, de priorização…As razões são muitas, o fato é que sempre fica algo que deveria ser feito e que fica martelando na minha cabeça.
 Hoje , quando amanheci, pensei comigo mesma : ” Ainda tenho 48 horas de 2013, vamos recuperar o tempo perdido?”. E, ri de mim mesmo, de ficar me enganando e achando que poderia  dar conta.
Mesmo assim, arregacei as mangas e comecei uma “limpeza” total  na casa. Sai procurando o que não me servia mais, o que era demais , o que não fazia mais sentido, o que guardei e não usei, o que ocupou meus armários nesses dias e não mostraram o porquê de estar lá.
No final do trabalho, caixas e caixas estavam ocupadas de roupas e utensílios que não me diziam mais absolutamente nada. Uma sensação de liberdade e leveza por deixar partir coisas que já não fazia sentido reter e, que, com certeza, vão fazer a felicidade de outras pessoas.
Ao mesmo tempo que ia arrumando ia fazendo a mesma “limpeza” na alma. Tirando tudo o que não me servia mais e jogando para fora. Uma enorme alegria de sentir a alma leve e pronta para preencher de coisas boas em 2014. Um trabalho que me fez feliz e me deixou pronta para receber o ano que chega. Um exercício que recomendo a todos aqueles que querem iniciar o ano com o pé direito.
Terminada a “função” , lembrei, com carinho de cada um de vocês, que estão comigo todos os dias , e fiquei triste de não ter estado mais com vocês, colocado novas receitinhas. Um mini recesso para cuidar um pouco dessa faxina interna e externa.
Mas, antes de terminar o ano não poderia deixar de trazer uma receita de umas entradinhas muito especiais que foram levadas pela minha minha amiga Andrea, no nosso almoço de confraternização das Amigas em Harmonia.
São umas entradinhas lindas, leves e saborosas que , além de enfeitar sua mesa de final de ano, vão ser uma ótima companhia para o espumante geladinho do seu brinde.
São três receitas, do jeitinho que a Andrea me ensinou :uma de maçãzinhas  cubanas do antigo Rainhas do Lar e Tomatinhos e Uvas Recheados.

Maçãzinhas Cubanas

  • Leve 50g de amêndoas sem casca picadas ao lume até dourar e reserve. Amasse 300g de queijo (usei Minas Frescal), com 3 colheres de sopa de leite morno, e junte as amêndoas, até formas uma massa cremosa.
  • Agora é só fazer bolinhas passar na páprica doce e arrematar com uma folhinha de hortelã.
  • Leve à geladeira protegidas em papel filme por, pelo menos, duas horas antes de servir.
Alterações da Andréaacrescentei creme de leite em vez do leite. Creio que se fizer com uma mistura de queijos (frescal +`algum com sabor mais forte) ficará melhor.
Misturei páprica doce + picante.
Em vez de hortelã, usei manjericão.

 

Uvas e tomates recheados

A receita original era com chévre e pistache

Usei cream cheese e amêndoas restantes da maçã cubana. 

Tirar as sementes da uva, se houver, rechear com cream cheese e polvilhar amêndoas picadas.

Usei tomates-uva, temperei com sal  moído na hora+ raspas de limão, coloquei o cream cheese, polvilhei com alho e cebola em flocos

  1. Lylia,
    Amanhã ficarei só nos petiscos. Essas sugestões são interessantes.
    Quanto à "faxina", vou fazendo isso ao longo do ano. Faz um bem enorme, não tenho dúvida! 2013 foi um ano que me desfiz de muita coisa, por conta da mudança de residência. Em relação à alma, as dificuldades são maiores, mas estamos aqui para isso, para vencermos os obstáculos que aparecem.
    Que você tenha um 2014 de sonhos e conquistas!
    Bjs.

  2. Lylia,
    Amanhã ficarei só nos petiscos. Essas sugestões são interessantes.
    Quanto à "faxina", vou fazendo isso ao longo do ano. Faz um bem enorme, não tenho dúvida! 2013 foi um ano que me desfiz de muita coisa, por conta da mudança de residência. Em relação à alma, as dificuldades são maiores, mas estamos aqui para isso, para vencermos os obstáculos que aparecem.
    Que você tenha um 2014 de sonhos e conquistas!
    Bjs.

  3. Oi Lylia
    Entradinhas muito gostosas, uma boa inspiração pra noite de réveillon.
    Também sou adepta do desapego, quanto menos coisas tivermos, melhor, pelo menos na minha opinião, só não consigo fazer isto com sapatos.
    Beijo e um novo ano muito feliz, cheio de coisas gostosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Pinterest

Google Plus

Categorias

Copyright © 2016 Lylia Diógenes - Todos os direitos reservados | Simples Assim.
DESENVOLVIMENTO:ELOAH CRISTINA