Simples Assim


Café da manhã de sábado e uma Omelete Perfeita

Café da Manhã é algo poético para mim. Adoro esse primeiro momento do dia, com os primeiros raios de sol, as primeiras vibrações, antevendo o que de bom poderá acontecer.Sim, sempre penso que aquele dia, pode ser “o dia”. Sempre me preparo para o melhor.E esse modo de pensar me ajuda a seguir em frente de uma forma mais leve.E para brindar esse presente que ganhamos – mais um dia – nada como  um café da manhã bem saboroso.
Claro que nem todo o dia é dia de um “café especial“.  Durante a semana a correria é grande e, sentamos apressadamente à mesa e trocamos algumas palavras entre um gole de café e outro. Não dá tempo de algo mais elaborado.Mas no fim de semana…Ah! No fim de semana é especial. Tudo feito sem pressa, saboreando cada momento, desfrutando o estar juntos e celebrar a vida. Como nesse dia sou ‘ a dona da cozinha” , preparo tudo informalmente, na cozinha mesmo, e aos, poucos, cada um vai chegando, pegando sua caneca, enchendo de café e a casa vai ficando perfumada com seu aroma inconfundível.
O bolo, meu querido bolo, não pode faltar. Seja do que for ele é presença obrigatória. Tem gosto de sábado e domingo. Depois tem umas frutas mais especiais , uns pãezinhos diferentes e algo mais para complementar.
Esse foi um dos cafés da manhã antes do Natal, com tudo à caráter. A mesa estava bagunçada, mas estava muito alegre e gostosa
Em um desses sábados inspirados lembrei dessa omelete que tinha sido descrita como a omelete perfeita e pensei: ” Por que não começar esse sábado com algo especial?”. Na verdade , omelete é algo simples assim de preparar, mas o preparo dessa é que faz com que fique mais leve e aerada. O segredo, segundo a Rita Lobo, é :” à medida que a beirada for cozinhando, empurre-a para o centro com uma espátula de borracha ou colher de pau; não se assuste, ela vai ficar toda enrugada. É esse o segredo de uma omelete macia e saborosa. Quando você faz isso, o líquido do centro escorre para a borda e cozinha rapidamente.”
E não é que é isso mesmo? Fiz exatamente desse jeitinho e a omelete ficou super leve.
Experimente dar um gostinho especial no seu café da manhã desse fim de semana e você vai perceber que vai fazer a diferença.

Que tenhamos um fim de semana leve como essa omelete.

Omelete Clássica – receita daqui

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de água ou leite ( coloquei leite)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta do reino à gosto

Como fazer:

  • Numa tigela, quebre os ovos.
  • Adicione o leite e misture com um garfo.
  • Tempere com sal e pimenta do reino branca
  • Faça movimentos de vaivém com a frigideira, para que a manteiga se espalhe por todo o fundo.Não deixe a manteiga escurecer.
  • Coloque a mistura de ovos na frigideira
  • À medida que a beirada for cozinhando, empurre-a para o centro com uma espátula de borracha ou uma colher de pau;
  • não se assuste , ela vai ficar toda enrugada.É esse o segredo de uma omelete macia e saborosa.Quando você faz isso, o líquido do centro escorre para a borda e cozinha rapidamente..
  • Repita esse procedimento até que não escorra mais.
  • Coloque o recheio de sua preferência.
  • Se for tomatinhos, tempere-os com um pouco mais de sal e pimenta.Umas folhinhas de manjericão fresco. Para quem gosta, orégano também é uma ótima opção
  • Dobre a omelete na metade e escorregue-a para um prato.
Outras receitas Simples Assim para tornar seu café da manhã mais gostoso:
Pão de Última Hora
Bolo de Iogurte e Canela
Pão de Ervas

  1. Olá! Acabei de saber que fazia por intuição, rs, e na verdade é para ficar mais macia. Sempre fiz assim, escorregando as bordas para o centro para poder cozinhar mais rápido mas nunca coloquei leite, vou experimentar, colocava um pouquinho de água.
    Adorei as fotos e adoro seus textos também.
    Bom final de semana com direito a cafés da manhã bem prazerosos. Bjs

  2. BOA NOITE, COLEGA LYLIA!
    QUE RECEITINHA SUPIMPA! CLÁSSICA E MEGA GOSTOSA. ADOREI! 🙂
    Ô, MOÇA… APAREÇA PRA UMA VISITINHA. Cê SUMIU DO MEU BLOG… SUA PRESENÇA, É SEMPRE BACANA. PODE CRER! 🙂
    BOA NOITE, COLEGA GAGRIELLE!
    QUE LINDEZA DE TRABALHO, ADOREI! TUAS COSTURAS ESTÃO SUPIMPAS! 🙂
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)". TEM POSTAGEM NOVA POR LÁ, TAMBÉM!
    TENHA UM LINDO DOMINGO. ABRAÇÃO PRA VOCÊ! 🙂

  3. Querida amiga,
    Tudo bom? Como passou de festas? Espero que muito bem.
    Feliz 2014!!! Com tudo de bom e muitas DELÍCIAS!!!
    Começar o dia com um café da manhã desses é simplesmente MARAVILHOSO!!! Boas energias para o dia todo… AMEI!!! Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

  4. Lylia, querida! Um feliz ano novo para você e para toda a sua familia, e obrigada pelo carinho là no blog.
    Eu gosto muito de omeletes, e também faço assim, com um pouco de leite (ou às vezes creme de leite). Boas dicas de cozimento, e um café da manhã bem reforçado e saboroso.
    Beijos

  5. Lylia querida como é bom estar de volta e rever os blogs amigos. Menina, adoro omeletes, principalmente no café da manhã, já começamos o dia bem revigorados. Ficou linda sua omelete, a receita é ótima. Amiga, aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz 2014 repleto de saúde, paz e grandes alegrias. Beijinhos, ótima semana

  6. Queridas Marcela, Luísa, São, Lurdes, Papinha Doce, ISa, Susana, Vânia, Renata, Sandra, Camomila, Yves, Lia, Selene, Márcia, CIssa, Smsartes, Dona Gam, Irene, Kati e JOsy,
    Que bom estar de volta de ver tantas mensagens carinhosas.
    QUe em 2014 estejamos sempre juntas.
    Bj,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias