Simples Assim


Tem dias que fazer uma postagem é Simples Assim. Em outros a dificuldade é grande. Não localizo as fotos – apesar de me organizar bem direitinho – o telefone interrompe, a imaginação falta, o computador não ajuda…A de hoje foi assim. Já estava até desistindo.
Chega”, disse eu para mim mesma. Mas esse bacalhau é tão, tão gostoso que resolvi insistir.. Aí, como por encanto as coisas foram se arrumando, as fotos aparecendo, a imaginação fluindo. E cá estou eu.Com mais uma receita daquele memorável encontro que já contei para você.
Esse bacalhau foi a minha contribuição para aquele “Banquete de Babette”. Quando vi a receita  no delicioso blog “Segredos da Tia Emília”, que sempre traz delícias para nossa mesa, escolhi como o prato que levaria. Apesar da aparência chic assim, ele é simples assim de preparar e uma ótima opção para a Páscoa. O crocante da massa folhada, com o recheio cremoso do bacalhau bem temperado regados com um molho azedinho de limão e iogurte resulta em algo delicioso. Deu para sentir o sabor ?
É daqueles pratos que entram no cardápio de casa para nunca mais sair. Espero que você também goste.
E a seleção das receitas ainda não terminaram. Aguardem que na sexta-feira trarei mais uma. Não perca o Simples Assim na sexta.
O bacalhau deixou a mesa ainda mais bonita
Da esquerda para a direita, os ingredientes separados, o bacalhau refogando, em cima da massa folhada e  pronto para ir ao forno

Bacalhau encapado – receita  quase igual a  daqui

Ingredientes:

Para o bacalhau :

  • 500g de batata (equivale a 3 batatas médias/pequenas)
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 cebola pequena cortada em rodelas
  • 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva português
  • 500g de bacalhau em lascas, sem pele e sem espinha
  • 2 ovos batidos
  • + 1 ovo para separar clara e gema
  • Sal, se necessário
  • Pimenta-do-reino
  • 1 colher de sopa de salsa picada
  •  Acrescentei 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 pacote de massa folhada

Como fazer:

1- Um dia antes, na véspera de servir, coloque o bacalhau em uma vasilha coberto com água para dessalgar. Troque a água duas vezes neste processo. No dia seguinte, comece a preparar:

2- Descongele a massa folhada e pré-aqueça o forno a 200ºC. Descasque as batatas e corte-as em palitos médios – sugerimos colocá-las em uma vasilha com água depois de cortadas para que não escureçam. Pique a salsa e corte a cebola em rodelas finas.

3- Retire o bacalhau da água e escorra.

4- Em uma panela, em fogo médio, coloque a manteiga e espere derreter. Escorra as batatas e coloque-as na manteiga derretida com cuidado para não quebrar. Deixe por cerca de 20 minutos, até que estejam macias – se algumas estiverem mais al dente, não tem problema, pois irão para o forno. Você verá que quando começarem a dourar, vão grudar um pouco no fundo da panela. Mexa delicadamente com uma espátula para soltar. ( Pulei essa etapa, pois preferi cozinhar as batatas)5- Coloque outra panela, em fogo baixo/médio, a cebola e o azeite e deixe até amolecer. Em seguida, coloque o bacalhau e misture. Ele irá soltar bastante água. Deixe evaporar.

5- Enquanto a água do bacalhau seca, separe a clara da gema de 1 ovo e reserve. Quebre os outros dois ovos inteiros e bata-os até que fiquem bem espumados, como se fosse para fazer um omelete.

6- Quando a água do bacalhau tiver secado, abaixe o fogo e adicione as batatas com cuidado. Misture e acrescente os ovos batidos. Prove e coloque sal se necessário (não usei), pimenta e salsinha picada. Deixe secar um pouco em fogo baixo, por cerca de 1 a 2 minutos e reserve.Eu coloquei as azeitonas.

7- Vire uma assadeira retangular para baixo e forre-a com papel alumínio. Unte bastante com manteiga e comece o processo de encapar o bacalhau. Este processo é importante ver no filme.

8- Abra a massa folhada na bancada da cozinha sem retirar o plástico que a envolve. Ponha a mistura de bacalhau bem no centro e em toda a extensão da massa, deixando as bordas livres para que você possa fechá-la.

9- Envolva o recheio com a massa, como um pacote comprido. Pincele as bordas com a clara de ovo para “colar” e vá fechando toda a massa. Com o auxílio do plástico da massa, vire-a e coloque na assadeira por cima do papel alumínio já untado.

10- Pincele o embrulho com a gema e faça quatro furos com um palito. Asse até dourar, por cerca de 45 a 50 minutos.

Enquanto assa, faça o molho

Para o molho
  • 250ml de creme de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de chá de estragão picado
  • 1/2 xícara de cafezinho de suco de limão
  • 1 colher de cafezinho de sal
  • 1/2 colher de cafezinho de pimenta-do-reino

Como fazer:
12- Pique a salsa e corte a cebolinha em rodelas bem finas.

13- Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em banho-maria, em fogo baixo/médio, por 10 minutos. Está pronto!

14- Retire o bacalhau do forno quando estiver bem dourado. Com a ajuda de duas espátulas, veja se ele está solto do papel alumínio e transfira-o para um prato.

Sirva com o molho a parte, acompanhado de salada de agrião ou rúcula.

  1. Boa tarde querida!
    Tem dias que também acabo desistindo de postar alguma receita, pois se acho a receita não acho a foto, se acho a foto não acho a receita – hehehehe!
    Gostei do nome desse bacalhau e ficou com a maior cara de festa!
    Bjim
    Léia

  2. Hum… de dar água na boca!
    Quando a batata começar a colar no fundo da panela, se colocar a cebola, essa ajuda a não colar ou descolar. Acho que o sabor fica mais agregado 😀 Eu faço uma receita parecida e já estou levando o molho.
    Beijus,

  3. Amei, Lylia! Farei sim na Semana Santa! Obrigada e parabéns!
    Sobre os dias em que tudo parece dar errado e, em um passe de mágica, o resultado final é incrível, não se preocupe, pois acontece mesmo e é horrível, mas veja como seu final foi maravilhoso!
    Estive com meus pais e no casamento de uma sobrinha, mas foi voltar da viagem e viajar a trabalho no dia seguinte….agora estou de volta e vamos continuar nos vendo virtualmente.
    Bjs
    Sil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias