Simples Assim

Viajar é bom.Voltar, melhor ainda.

Que alegria estar de novo com vocês. Contar e ouvir histórias. Sentir-se abraçada e bem vinda por cada um .A saudade é grande e o tempo curto para colocar tanta conversa em dia.Mas aos poucos vou contando detalhes dessa que foi uma viagem abençoada e cheia de momentos marcantes e lugares lindos.
Mas o melhor de tudo, confesso, é estar de volta à minha casa azul, receber o carinho da minha família e as mensagens amigas que vocês deixaram aqui.Muito obrigada.
Antes de fazer esta postagem me perguntei mil vezes por onde começar. Como trazer para vocês toda a beleza desses dias que vivi. Digo sempre que o que é bom deve ser partilhado, por isso quero dividir com vocês.
Depois de pensar muito resolvi juntar o útil ao agradável. Falar de um lugar lindo , de um encontro maravilhoso e de uma comida  super saborosa. Que tal?

Primeiro , vou falar do encontro.De um encontro muito especial que só foi possível graças ao Simples Assim.Como esse blog já me deu alegrias! Vocês nem imaginam o quanto.E uma das melhores coisas que aconteceram foi encontrar gente especial que de repente ocupa um lugar no meu coração para dele não mais sair.
Uma dessas pessoas foi a Valentina, do excelente Trem Bom, que já havia conhecido aqui em Brasília em um workshop sobre o chá inglês.Quando falei para ela que estaria perto de sua cidade, ela prontamente se mostrou à disposição , me deu muitas dicas sobre a região que iria visitar e combinamos um encontro.E assim foi feito. Logo no primeiro dia, nos encontramos para um jantar em um excelente restaurante italiano, o Adesso, indicado por ela. Foi uma noite muito agradável entremeada de risos, histórias, boa comida e boa bebida. Mas o melhor ainda estava por vir.
Depois de sete dias viajando, fizemos nossa última parada , em Guilford, onde ela mora..Chegamos no domingo de Páscoa. O dia frio e escuro se tornou ensolarado e quente com acolhida que ela nos proporcionou.A casa gostosa e aquecida nos esperava e uma deliciosa perna de cordeiro nos espreitava da cozinha. Tem acolhida melhor?
Depois de conhecermos a beleza que é Guilford nos reunimos na cozinha da Valentina– que para mim é o coração de toda casa – e começamos a “brincar”. Enquanto ela finalizava o jantar com um arroz basmati , fui apresentada a um novo legume, o covolo nero que ela preparou de um jeito bem gostoso, puxado no alho. Simples Assim.
A descontração e a alegria foram a tônica da noite que avançou por altas horas.Aceitamos o convite e pernoitamos em sua aconchegante casa.
  No outro dia, mais surpresas nos esperavam. Um café da manhã no capricho e depois um acontecimento memorável.Essa é a segunda parte:um lindo lugar. Ela nos levou para ver um espetáculo que não conhecia e que para sempre ficará marcado em minha memória. A floração das bluebells. Vocês sabem o que é? Eu também não sabia. Bluebell é uma florzinha azul, uma espécie de jacinto, em formato de sino que floresce na Europa, na primavera , formando um lindo tapete azul. Um espetáculo que eu trago especialmente para você, graças ao vídeo que a Valentina me enviou.
Como agradecer a ela por esse “show” que ela nos proporcinou?
Imagens do National Trust onde estavam as bluebells
Agora a terceira parte.A receita da deliciosa perna de cordeiro que  ela preparou para nós. Aromática, macia e saborosa e finalizada com um gravy delicioso que ela preparou.não tinha como não trazer para vocês.Pedi a receita para ela que, gentilmente, me mandou por e-mail e aqui está.Especialmente do Trem Bom para o Simples Assim.
Não percam os próximos “capítulos” desses dias de puro deleite.
Que tenhamos todos um fim de semana azul e intenso como as lindas bluebells.
Olha só que delícia! Essa foto é da Valentina
Perna de Cordeiro by Valentina – do jeitinho que a Valentina enviou.

  •  Na véspera faca furos com a ponta de uma faca e coloque nos buracos pedaços de alho e alecrim (alecrim em um buraco, pedaço de olho em outro). Cubra e ponha na geladeira overnight.
  •  No dia coloque pedaços de cenoura e cebolas medias cortadas ao meio no fundo de uma assadeira funda.
  • Liguei o forno em 220 g centigrados.
  •  Pincele a perna do carneiro com azeite de oliva.
  • Um minimo de óleo mesmo.
  • Coloque o carneiro por cima dos legumes, derramei 250ml de agua na assadeira e levei ao forno por 30 min.
  • Enquanto o carneiro ficar no forno prepare a crosta: farinha de pão, salsinha picadinha, hortelã picadinha ( eu não tinha então não pude usar), alho esmagado (não muito), e azeite de oliva.
  •  Misture tudo para incorporar e acrescente o sal. Reserve.
  • Quando os 30  minutos do carneiro passarem, retire-o do forno e deixe esfriar.
  •  Baixe o forno para 190oC.
  • Deixe o carneiro esfriar um pouco e pincele-o com mostarda de Dijon ou semelhante.
  • Por favor não use mostarda de cachorro quente.
  •  Revista o carneiro com a crosta dos dois lados.
  • Seja generoso. Não se importe muito se cair um pouco na assadeira.
  • Devolva o carneiro para a assadeira.
  • Asse o carneiro por aproximadamente 1 h e 30 min.
  •  Este tempo eh bom para uma perna de 2 kg.
  • Se a sua for menor ajuste o tempo.
  • Quando passar o tempo retire o carneiro, transfira para uma travessa, revista com papel alumínio para  manter a temperatura e deixar a carne descansar, e prepare o ‘gravy’.
  •  Coloque a assadeira no fogão desta vez, com tudo que esta nela.
  •  Mexa com uma colher de pau para desgrudar tudo do fundo.
  • Cozinhe por um minuto e acrescente um pouco de vinho tinto.
  •  Uns 400ml para o tamanho da peca mencionado anteriormente.
  • Deixe ferver por um minuto, e ponha o caldo  de carne nele ( eu só tinha de frango caseiro e foi esse que usei).
  • Acho que de legume também cai bem.
  •  Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10  min ate engrossar.
  •  Mexa de vez em quando para que os pedaços de crosta não grudem.
  • Passe tudo por uma peneira se descartando dos legumes, e outros pedaços de crosta.
  • Devolva a mistura ao fogo, acrescente mostarda a gosto e um tiquito de manteiga e mexa bem.
  •  Sirva derramando por cima do carneiro.

  1. Querida Lylia, acho que ambas saímos enriquecidas com o nosso encontro. Compartilhamos momentos importantes, trocamos ideias, e alimentamos esta amizade que é abençoada. Uma amizade que que parece ser de muito anos. Partilhar a mesa foi mais uma atividade importante entre nos. Agradeco a Deus por ter feito nossos caminhos se cruzarem. Que a vida nos apresente mais oportunidades de partilhar um bom alimento, um bom papo e muitas risadas mais. Este foi um carneiro de partilha com certeza. Um grande beijo e abraço bem apertado.E saudades da conversa em volta da mesa.

  2. Querida amiga, que bom que você está de volta!
    Nem acredito que você encontrou a Valentina, pois também estou prestes a realizar meu sonho de conhecê-la pessoalmente, pois ela é uma querida, assim como você 🙂
    Fui lendo teu post e sentindo a energia boa e aconchegante desse encontro!
    Tudo perfeito.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

  3. Lylia, que viagem maravilhosa, lugares, comidas, aconchego e encontro com pessoas queridas torna tudo valioso demais!!O maravilhoso Trem Bom comandado pela Valentina foi o primeiro blog que conheci e me apaixonei imediatamente, ela é fantástica!!
    Aguardo novos posts.
    Bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias