Simples Assim

Bolo com Creme de Avelã – Versão revista e atualizada

Outro dia uma colega de trabalho me perguntou o que me move a manter o Simples Assim com tantas coisas para fazer, com uma agenda tão cheia como a minha..Achei engraçado a pergunta, pois faço com tanto amor, que nem nunca me perguntei o “porquê” desse trabalho.Mas não precisei nem pensar , pois já tinha a resposta na “ponta da língua”.
O Simples Assim já me deu tanta alegria, já conheci tanta gente legal , que ele acabou se tornando parte da minha vida. Uma parte boa, feliz. E, quando leio os comentários carinhosos, os retornos dos leitores s contando que fizeram essa ou aquela receita e adoraram, me sinto feliz, recompensada e me encho de paixão por esse , que já se tornou um pedacinho da minha vida“, respondi inspirada.

 

Pensei nesse pergunta quando estava escrevendo essa postagem. Já passava das 7 da noite, eu tinha chegado em casa cansada depois de um dia de trabalho e de inúmeros afazeres em casa e  na rua e, corri para o computador para terminar de escrever o texto que tinha programado para sair nesta sexta. Aí pensei na pergunta dessa colega e cheguei a conclusão que só um imenso amor me faria deixar tudo para depois e vir aqui.Simples Assim.
 E, é com esse amor agradecido , principalmente a vocês , que trago o já tradicional bolinho da sexta.
Como já disse, não quero repetir os bolos, pelo menos atingir os 100 primeiros. Mas, olhando para um pote de nutella com cacau Fugini na despensa lembrei de um bolo que já tinha colocado aqui , inspirado em um da Patrícia Scarpin, e que, certamente, ficaria  muito gostoso com a substituição da geleia de goiaba, da receita original pelo creme de avelã. Não deu outra. Fiz o bolo, nessa nova versão e ficou tão delicioso quanto o primeiro.
Quando terminei, me perguntei: ” É um novo bolo ou não?”
Claro que é“, disse para mim mesma. Afinal, o sabor é outro. Viva, então o 77º bolo Simples Assim.
Que nosso fim de semana seja de pernas para o ar, de risos com partilhados e de comida saborosa na mesa.

 Bolo de creme azedo e Creme de Avelã com Cacau
– xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

  •     2 xícaras (280g) de farinha de trigo
  •     1 colher (sopa) de fermento em pó
  •     ½ colher (chá) de sal
  •     1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
  •     1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
  •     2 ovos grandes, temperatura ambiente
  •     1 xícara de creme azedo (sour cream)*
  •     1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  •    1 pote de Creme de Avelã com Cacau da Fugini
  •     açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Como fazer:

  •  Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) de 25cm de diâmetro.
  •  Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal com um batedor de arame. Reserve.
  •  Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa.
  •  Junte o açúcar e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela com uma espátula. Acrescente o creme azedo e a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até incorporar – a massa é bem espessa.
  •  Separe ½ xícara de massa e espalhe o restante na forma. Com as costas de uma colher, faça uma espécie de calha no centro da massa, por toda sua extensão. Misture o creme de avelã  à ½ xícara de massa reservada e coloque a mistura dentro da “calha”.
  • Asse o bolo por cerca de 1 hora ou até que cresça e doure e as laterais se soltem da forma (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma,sobre uma gradinha, por 15 minutos, e então inverta sobre a gradinha e deixe esfriar completamente.
  • Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Patrícia ensina a fazer o creme azedo:
* creme azedo (sour cream) caseiro: 
para preparar 1 xícara de creme azedo, misture
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela.
Vá mexendo até que comece a engrossar.
 Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Outros Bolos Simples Assim para alegrar seu fim de semana:
Bolo de Banana Caramalizada
Bolo de Pão de Mel
Bolo Prestígio

  1. Também penso assim. Acho que esse é o único 'mundo" que eu posso chamar de meu, onde eu me entrego realmente, e esqueço de fato do resto… me desligo, entende? Claro que com muito amor! Acredito que com você não deva ser tão diferente.

    Agora ó, quero falar mais da sua forma do que do seu bolo, rs… ela é linda! Tô apaixonada!

    Bjuuu e um ótimo fim de semana.

  2. Boa noite querida amiga!
    Meu bloguito também faz parte feliz na minha vida e sou muito grata por ele existir, pois também fiz amizades singulares!
    Penso que você acertou m cheio na substituição que fez no bolo, pois creme de avelã é tudo de bom!
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Lèia

  3. Amiga realmente quando se tem prazer, nada eh trabalhoso. A não ser que o cansaco seja maior e não consigamos manter os olhos abertos. Lindo que ficou o teu bolo. Amei. agora vc não ficou de pernas pro ar no fim de semana, ficou? vi umas fotos de voleyball. 🙂 bjs

  4. Queridas Mel, Ratolinha, Susana, Luísa, Food and Emotion, Fabíola, Andrea, Tuti, leili, São, Natérica, Ana Paula, Carla, Ana, Léia, Isa, Cristina, Cissa, Cristiane, Islene e Valentina,

    Obrigada pelos comentários carinhosos.
    Para aqueles que gostaram da forma, ela é muito especial para mim, foi presente da querida Valentina, que por sinal, comentou aqui. Falei sobre ele, nessa postagem http://www.sosimplesassim.com.br/2014/05/valentinas-cake-ou-o-bolo-da-valentina.html.
    Vou experimentar logo, logo, seu bolo , leili.
    Bj e ótima semana para todas nós,
    Lylia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias