Simples Assim


Segunda sem carne, mas com sabor – Quiche de Escarola com Ricota

Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?!”
 
A proposta está no site da  Campanha Segunda Sem Carne  que “se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores” , como os organizadores da Campanha a definem.
Uma excelente iniciativa que apoio e valorizo. Já postei muitas receitas para nos ajudar a fazer uma segunda sem carne, mas com sabor. Só que outro dia, lendo minhas postagens antigas, percebi que, nunca mais tinha postado nada sobre esse assunto. Então, para compensar essa ausência, trouxe uma receita deliciosa que vai tornar nossa segunda bem mais gostosa.
A receita de hoje é de uma uma cozinheira de mão cheia. A cozinha dela é deliciosa com um destaque especial para os pães, com mais de 100 postados. Quem será? Quem pensou na Angela, do blog Ora Pitangas, acertou. Reproduzir uma receita dela, é garantia de sucesso.Seus pratos são deliciosos e certeiros.Além de ser uma pessoa simpática, generosa e alegre que tive o prazer de conhecer no 2º Encontro Gourmet.
Quando vi essa quiche já fui “copiando e colando” para fazer na primeira oportunidade. Então, um dia, com os ingredientes em casa fui para a cozinha preparar, já pensando em trazer para vocês nas segundas sem carne.
A massa é deliciosa e o recheio, com escarola e ricota, além de saudável, é delicioso.Vale a pena experimentar.
Que nossa semana seja deliciosa como essa torta.
Quiche de Escarola e Ricota
Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 4 colheres de manteiga ou margarina
  • 3 ou 4 colheres de água gelada
Como fazer:
  • Junte os secos, pique a manteiga gelada e junte a água.
  • Amasse, forme uma bola e leve pra gelar por 20 minutos.
  • Abra a massa sobre um plástico, coloque sobre a torteira de fundo falso, fure com garfo.

 

Para o recheio:
  • Refogar em azeite extra virgem,  alho e folhas de um pé de escarola e reservar. A Amgela aconselha  refogar a escarola com pedaços de bacon
  • Bater no liquidificador, 1 xícara de leite com 3 ovos inteiros,
  • 4 colheres rasas de farinha de trigo, 1 caixa de creme de leite,
  • sal, pimenta do reino.
  • amassar a ricota com garfo, aproximadamente 250 gramas
  • juntar escarola refogada,
  • 1 tomate grande sem pele e sem sementes bem cortadinho, misturar e colocar esta mistura sobre a massa crua, já  furada,
  • sobre esta mistura despejar a mistura de ovos e leite que foi batida no liquidificador.
  • levar para assar até corar, aproximadamente 35 minutos.

 

Outras opções para segunda sem carne:

  1. Queridas Denise, Cristina, Carla, ISabela, Susana, DInha, Rosinha, ANa Paula, Cissa, Lili, Joana, Leili, Gélia, Ana e SImone,
    Obrigada pelos comentários carinhosos.
    Lili, você tem razão, a segunda é sem carne, não vale bacon rsrsrs
    Simone, eu já experimentei trocar a escarola pelo espinafre e o resultado foi muito bom. Bj e obrigada a todas,
    Lylia

  2. Lylia, adorei esta sua quiche! A receita é deliciosa 🙂 É uma excelente alternativa a uma refeição com carne. Aos poucos tenho reduzido o consumo de carne cá em casa. Esta sua receita vem mesmo a calhar, pois adoro queijos!
    A ideia das segundas sem carne é excelente, não conhecia a campanha.
    Um beijo grande e uma excelente semana.
    Vanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

"Cozinha é um grande laboratório de experiências e um lugar onde todos se divertem, basta perder o medo de arriscar, ousar, brincar. Palavra de Bruxa!"

Sandra Reis

Categorias