Simples Assim


Um bolo premiado – Bolo de Banana- da- terra

 

 Tem bolos que, de tão bonitos e gostosos , quando vou tirar foto, dá vontade de colocar uma flor ao lado.Uma tentativa de torná-lo ainda mais bonito para encantar quem passar por aqui.Foi o caso desse.Um bolo premiado. Ele venceu o primeiro  concurso da Revista Casa e Comida, , na categoria bolo.A ganhadora, Migilda A.Rojas, do Rio Grande do Norte, disse que a receita está na família há cerca de 40 anos! Pensei comigo: ” Se está esse tempo todo, deve ser realmente muito bom! “.E, apaixonada que sou por bolos, tive que experimentar  para comprovar.
Essa foto é da revista
 Gosto muito dessas receitas que atravessam gerações. Para mim são as melhores.A vencedora da receita disse que , depois que casou, o marido pediu que ela pegasse várias receitas com  a mãe dele, dentre elas a desse bolo. Imagina se ela não ia fazer? Disse também que a receita tinha sido dada a sua sogra por uma amiga, a Maruca, que tinha um mercadinho e vendia o bolo lá. ” Sorte que Maruca não era mesquinha e deu à minha sogra os detalhes da receita“, disse Migilda.
E, graças a generosidade da Maruca essa delícia chegou até nós..
O bolo de banana não é tão acentuado, pois a banana-da-terra tem um sabor diferente.Tanto que fiz e pedi para o pessoal da casa adivinhar. Ninguém acertou. “ Muito bom!“, disse meu marido, que só percebeu o sabor da canela que, por sinal, nem vai na receita, mas fiz questão de colocar, pois ,para mim, bolo de banana tem que levar canela.
Apesar de delicioso, fiquei triste, pois ele afundou no meio. Não sei porquê, fiz direitinho, seguindo os 13 segredos que vou contar para vocês no Encontro on-line de Culinaria, e ele ficou assim.Pensei até em não colocar, mas quis mostrar também que às vezes acontece dessas coisas até com quem pensa que sabe fazer um bolo perfeito…Acho que foi o tempo do forno.Deveria ter assado mais.
Mas, no próximo, prometo que vai dar certo e coloco aqui para vocês.
Que nosso fim de semana seja tão saboroso quanto esse bolo.
Ah! Não se esqueça de se inscrever para o I Encontro on-line de Culinária – Praticidade e Sabor no dia a dia. É grátis e as inscrições são limitadas.Para se inscrever é Simples Assim, basta clicar aqui.

Bolo de Banana-da-terra
Ingredientes:

  • 2 bananas-da-terra
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar demerara
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
  • 2 colheres (chá) de fermento químico
  • 1/2 colher (chá ) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) canela ( por minha conta)
  • 1/2 xícara de passas ( por minha conta)

Como fazer:

  • Amasse a banana até obter um purê e misture com a manteiga
  • Passe para uma batedeira, agregue o açúcar e bata um pouco.
  • Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre
  • Misture a farinha com o fermento e o bicarbonato e acrescente à mistura alternando com o leite e batendo até obter uma massa lisa e bonita
  • Adicione a baunilha e a canela
  • Despeje numa forma circular de 24 cm ( usei forma de bolo inglês), untada e enfarinhada
  • Leve ao forno médio a 22ºC por 40/45 min
  • Depois de assado, espere o bolo esfriar um pouco, tire da forma e deixe esfriar sobre uma grade metálica antes de cortar

Outros bolos de banana Simples Assim:
Bolo de Banana
Bolo de Banana da Zezé
Bolo de Banana com Calda de Caramelo

  1. Olá querida Lylia!!! Nossa, fiquei realmente com água na boca, esse bolo deve ser tudo de bom mesmo, aganhadora está de parabéns, receitas de família sao sempre todas especiais, né!!!! Adorei os ingredientes usados na preparacao, nota mil mesmo!!!!!!! Beijinhos doces e um excelente FDS!

  2. Oi querida Lylia, eu também sou uma apaixonada por bolos e assim como você acho que bolo de banana tem que ter canela…rsrs. Nunca fiz bolo com banana da terra e é claro que já estou levando a receita para experimentar, pois uma receita que vem sendo feita há 40 anos só pode ser muito especial! O bolo ficou com uma bela cor e textura fofinha e eu adoro o açúcar demerara!! Querida amiga, adorei saber que vamos nos encontrar no EG, estou muito feliz com a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente!! Beijinhos

  3. Olá! Já fiz esta receita, mas coloco 1 xícara de trigo e 1 de aveia. Fica mais leve e nutritivo, e só assim para o meu marido comer aveia sem saber! Quando tenho em casa, acrescento damasco picado e como sempre tenho muita banana da terra que trago do sítio, acrescento mais uma banana picada em rodelas. Fica um luxo! Faço quase toda semana e o povo vive cobrando!

  4. Aqui, alguém pode me falar se ele fica meio mole? Porque eu fiz, segui tudo direitinho, mas ele ficou mole como se estivesse um pouco cru. Não pude deixar mais tempo porque por fora já estava queimando e dentro ainda estava mole. =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias