Simples Assim


Filé suíno com molho de mel , gengibre e shoyu

filé suíno
Produção by Lia
 Não sei se você é como eu, mas adoro quando chega domingo e reúno a família em volta da mesa. Um momento sem pressa, sem hora, onde colocamos os assuntos em dia, rimos, falamos da vida e matamos as saudades. Nesse dia procuro caprichar no cardápio. Em alguns domingos não tenho paciência para ficar na cozinha e preparo o que for mais simples assim. Geralmente uma massa, que meu marido adora, mas que não é do agrado geral. Em outros dias, porém quando tenho tempo, gosto de caprichar nos detalhes e passo a manhã na cozinha.
Mas nada de stress, tudo com muito prazer, diversão e alegria. Se não for assim não tem graça e o que era para ser um prazer acaba sendo uma chateação. Almoço em família é para ser prazeroso, alegre, compartilhado para fazer valer a pena o momento. E, nesse trabalho, procuro envolver todos na cozinha.Afinal ,  “cozinha é um lugar santo, é onde preparamos o que nos faz viver, é onde celebramos a vida com muitos cheiros, cores e sabores..cozinha é lugar de alegria” como já disse minha amiga , Sandra do blog Cozinha Santa . Um se encarrega das bebidinhas, outro olha a linguiça assando, outro cuida da salada …,  Serviço não falta Mas o salário não poderia ser melhor: uma comida saborosa a  partilha de risos e amor.

Em um desses domingos “iluminados ” o almoço saiu tão gostoso que fiz questão de trazer para vocês. Quem sabe dá tempo de vocês reproduzirem neste domingo e terem um almoço gostoso e feliz.

Fui cedo para a cozinha, escolhi o cardápio e comecei a trabalhar. Pus uma música e fui seguindo seu ritmo gostoso. Nada de pressa e afobação.Optei por  uma comidinha caseira , mas muito saborosa. Um filé de porco no molho de mel e shoyu, arroz vermelho com vinho , farofinha com alho e brócolis gratinado.

filé suíno ao molho de mel e shoyu

Neste dia, todos os pratos eram novidade. O arroz vermelho, que ganhei no Encontro Gourmet, o brócolis gratinado, que ainda não tinha feito e trarei  a receita brevemente para você e esse filezinho de porco que , com certeza, foi a estrela do almoço.A receita pedia lombinho, mas como eu tinha filé de porco, fiz assim mesmo e garanto que ficou uma delícia.Uma receita surpreendentemente fácil, que tirei de uma dessas minhas “incursões” pelos meus livros de culinárias antigos, e que veio para ficar.Essa eu tirei da Revista Casa e Comida de setembro de 2011 . Pena que não tirei uma foto mais caprichada, essa aí nem faz jus a delícia que ele é. Mas, em compensação, a minha filha Lia, que anda num capricho só na cozinha, fez uma “produção” dos pratos e a foto ficou linda assim.
Que tal? Não falei que o almoço aqui em casa é uma partilha de emoções, carinho e talento?
Que seu domingo também seja um encontro de amor, sabor e muito carinho.
LOMBO COM MOLHO SHOYU, MEL E GENGIBRE –

Ingredientes:
-1 lombo suíno de 1,5 kg ( usei filezinho suíno)
-150 ml de molho shoyu
-150 ml de mel
-2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
-6 dentes de alho espremidos
Modo de fazer:
1-Misture o shoyu, o mel, o gengibre e o alho. Coloque um pouco desse molho numa travessa refratária e acomode o lombo nela. Despeje o resto do molho sobre o lombo e cubra com papel alumínio.
2-Leve a travessa ao forno pré aquecido a 200 graus C.  por 30 minutos. Retire o papel alumínio e regue o lombo com o molho da travessa. Asse o lombo descoberto por mais 30 minutos, regando com o molho por mais algumas vezes.
3-Tire o lombo do forno, fatie fininho, coloque as fatias numa bandeja ou prato grande de servir e espalhe todo o molho por cima para levar à mesa.
Sirva com arroz branco e batatas, ou como eu fiz, com arroz vermelho e brócolis gratinado.

  1. Lylia muito interessante como aqui em casa é como na sua, tbm no domingo apesar de eu ficar sozinha preparando o almoço(me preparo de véspera) depois que acabamos a deliciosa reunião da família em volta da mesa todos ajudam a arrumar o que ficou fora do lugar, guardando as sobras e arrumando tudo na geladeira.
    Minha nora, eu e minha filha cuidamos de tudo e logo está tudo arrumadinho.

    Seu almoço foi de dar água na boca ficou tudo muito lindo, tbm adoro o filezinho suíno, com estes ingredientes com toda certeza ficou uma delícia.
    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias