Simples Assim


Purê e Berinjela – Comfort food

Não sei se você é como eu, mas tem dias que só me apetece comer algo confortador, molinho, suave que não dê nem trabalho para mastigar.Algo gostoso, mas bem “confortável”. Uma “comfort food”. Ontem foi um dia assim. Saía à tarde para resolver umas coisinhas , com a intenção de voltar logo para fazer a postagem da quartae outras tantas coisas que sempre pedem minha atenção.Só que na volta, enfrentei um trânsito de mais de 1 hora! Coisa rara aqui em Brasília. Resultado de um acidente na Ponte JK, ,uma da que dá acesso ao Lago Sul. Com isso, as outras duas ficaram também engarrafadas. Ficava no carro, tentando manter a calma, alimentando bons pensamentos, fazendo orações..mas o tempo não passava. Quando cheguei em casa a única vontade era deitar e comer algo quentinho e gostoso. Foi aí que lembrei desse Escondinho de Berinjela que tinha sido a refeição do almoço. Perfeito para aquele momento. Arrumei o que sobrou em  num ramequim , salpiquei queijo ralado levei no micro-ondas e , como mágica, me senti logo melhor com aquele bocado.

E, saboreando aquele “conforto” lembrei de vocês, que , talvez, como eu, gostassem de chegar em casa e encontrar algo assim. Mudei então minha postagem, Fotografei aquele momento que, infelizmente não rendeu boas fotos, e resolvei partilhar com vocês.
Pena que não fotografei a porção toda, que rendeu um pirex retangular grande. Mas, acho que dá para vocês terem uma noção da “cremosidade” do prato. Na verdade, nada mais é que um bom refogado de berinjela coberto com um gostoso purê de batata inglesa. Receita da Carina. Uma ótima opção para aqueles que não comem carne e para variar as segundas sem carne.
Ah! Viram o detalhe da árvore de Natal? Pois e, já entrei no clima e minha casa já se “vestiu” de Papai Noel.Mas esse já é assunto para um outro dia.
Que nossa quarta seja gostosa e confortável como esse escondidinho.

Escondidinho de Berinjela , receita da Carina
Ingredientes para o purê de batatas:
– cerca de 1 quilo de batatas cozidas em água e sal
– ½ cebola picada
– 1 colher (sopa) de manteiga
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:
Após cozinhar as batatas, passe-as pelo espremedor ainda quente e reserve. Numa panela, derreta a manteiga e doure a cebola, junte a batata amassada, misture bem. Acrescente o creme de leite, tempere com sal e pimenta, misture muito bem e reserve.
Recheio:
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 3 dentes de alho amassados
– 1 cebola picada
– 2 tomates grandes picados
– manjericão, salsinha e cebolinha a gosto
– 2 berinjelas grandes cortadas em cubinhos
– 200g de azeitonas verdes picadas
– sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

  • Pique os cubinhos de berinjela e coloque em água, sal e vinagre, deixe por cerca de 30 minutos. Escorra bem e use.
  • Numa frigideira grande aqueça o azeite e doure o alho e a cebola, junte os tomates e refogue por cerca de dois minutos.
  • Acrescente as berinjelas escorridas, as azeitonas, a salsinha, a cebolinha e o manjericão.
  • Deixe refogar bem, em fogo baixo, até que a berinjela fique cozida.
  • Acerte o sal e a pimenta conforme seu gosto.
  • Deixe que o refogado fique bem sequinho.

Montagem:

  • Num refratário untado com manteiga coloque metade do purê de batatas, todo o recheio de berinjela, a outra metade do purê e polvilhe com bastante parmesão ralado.
  • Leve ao forno alto pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até gratinar.

Outras receitinhas Simples Assim , gostosas e confortáveis:
Legumes Gratinados
Econdidinho de Carne de Sol
Souflé de Milho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Novidades!

Adicione esse tempero

” O cozinheiro é um artista que vê no ingrediente uma tela em branco.Nos temperos as tintas e então com sua alma criativa mescla textura, formas e sabores, fazendo do prato de comida a mais pura obra de arte.”

Marina de Carvalho Mendes

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Categorias