Simples Assim


Já virou tradição o nosso Natal. O Natal das Harmoniosas. Este é o quarto ano em que nos reunimos para celebrar essa data tão especial. E a cada ano nossa festa fica ainda melhor. Como se fosse possível melhorar o ótimo. Mas, à medida que nossa amizade se fortalece nossos encontros ficam ainda mais agradáveis.
Acho que é o nosso tempero que faz a diferença: muitas pitadas de amor, amizade e carinho. Com esses ingredientes, qualquer receita é um sucesso. O difícil foi selecionar para vocês os melhores momentos desse dia  recheado de emoção, alegria, risos e muito sabor.
Resolvi então , até o Natal, presentear os amigos do Simples Assim com as receitas do nosso almoço. Uma preciosidade pois , muitas, são receitas de família feitas especialmente para essa ocasião.
Preparem-se então que, até o Natal muita coisa gostosa vai circular por aqui. Para começar as entradinhas maravilhosas que deram início ao nosso “banquete”. Como o ceviche da Núbia.

 

Mas, antes, deixa eu mostrar , através dessas fotos, um pouco do que foi nosso sábado natalino.
Cada uma que chegava vinha carregada de delícias : o prato escolhido, o presente da amiga secreta , os presentinhos para cada uma do grupo, além dos presentes para serem sorteados. Uma bagagem de alegria. E essa alegria contagiava a cada uma que estava presente. A cada chegada, mais abraços, mais risos, mais surpresas.
Em um grupo como esse , onde cada uma tem como hobby a boa cozinha, vocês já podem imaginar o que foi esse “desfile” de coisas gostosas. Sim, um desfile mesmo.
Cada prato era mais caprichado que o outro. E, como todas são muito prendadas – modéstia à parte – o capricho nas lembrancinhas era visível: cookies, biscoitinhos de Natal, panos de prato, brownies, marcadores de livro, caixinhas organizadoras tudo envolvido em exclusivas embalagens. A árvore de Natal ficou pequena para abrigar tantos presentes.
 Em cada detalhe, uma demostração de carinho.

As entradas já aguçavam o paladar para o que viria depois: um ceviche super caprichado levado pela Núbia.

ceviche

 Um pernil , daqueles que se desmancham ao simples tocar do garfo, com um tempero super saboroso,  que foi degustado na companhia certeira de um autêntico pão de queijo mineiro. Essa iguaria foi levada pela Patrícia.
Delícia!
E uma Terrine de cream cheese com geleia de Jabuticaba com chips de frutas levada pela Janaína e inspirada na da chef Dani Padalino , da Banqueteria Nacional que nos apresentou essa delícia nos dois últimos Encontros Gourmet.
E, na sequência: um Bacalhau dos Deuses, levado pela Zezé, um salpicão inesquecível, levado pela Tânia, um peru super macio levado pela Leili, um delicioso  couscous natalino levado pela Juliana, uma incrementada  farofa natalina, levada pela Valéria, uma salada verde com toque de Natal , levada pela Tatiana e um arroz festivo, feito com vinho , castanha do Pará, amêndoas e passas. Produção Simples Assim.
E, para um gran finale, nada como doces mais que especiais: um Pudim de Nozes, da Ana Carol, um cheesecake de Oreo, da Lídia, um Pavê Bem Casado, da Danielle e um  Torta Mousse Cherry & Chocolate  da cake designer, Andrea.
Com tudo isso, não tinha como não estar feliz e celebrar este momento.
E, para começar as receitas, nada como uma deliciosa entrada : O ceviche feito à perfeição pela querida Núbia que sempre nos brinda com delícias em nossos encontros. Lembram das Madaleines?
Aproveito para agradecer a todas as harmoniosas que, prontamente, me enviaram suas receitas deliciosas quando falei que iria colocar no Simples Assim.
Quem vai ganhar com essa gentileza são vocês que, com certeza, vão adorar as delícias.

ceviche de linguado

 

Ceviche de Linguado, do jeitinho que a Núbia me enviou

  •  Usei 1,2kg de filé de linguado,
  •  4 ou 5 limões tahiti grandes,
  •  1 espiga de milho,
  •  pitada generosa de gengibre em pó,
  •  sal a gosto,
  •  um punhado de coentro,
  •  uma pimenta dedo-de-moça bem picadinha (sem semente),
  •  1 cebola roxa grande em anéis.

Mistura tudo e deixa marinar por umas 2h.
Simples Assim

  1. Lylia querida eu digo sempre como somos abençoados por ter amigos, e sempre poder estar solidificando essa amizade através de encontros como esse. Adorei a mesa, linda e repleta de delicias, a árvore carregadinha de presentes, e o melhor, os amigos fiéis. Adorei as fotos todas lindas e o ceviche não tem como negar, presença essencial na ceia de Natal ou Ano Novo. Beijinhos

  2. Lylia, minha amiga, boa noite,

    Nossa, que banquete! rsrs. Realmente a turma merece muitos louvores, pois os pratos ficaram dignos de chefs. O ceviche me deixou com água na boca e os demais pratos também são "arrasadores", rsrs.
    Olha, tive o desprazer agora de ver que nenhum dos meus comentários nos seus últimos posts (acho que em três) não entrou! Eu devia ter averiguado, pois isso tem acontecido também em alguns outros blogs. Neles eu descobri que tenho de comentar, copiar o comentário e o publicar, pois muitas vezes estou tendo de comentar novamente e colar o comentário copiado, porque o primeiro some. É mole? rsrs.

    Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lylia Diogenes

Jornalista, blogueira, mãe, esposa, filha, sogra, amiga, irmã. Leitora voraz, curiosa, destemida, alegre, sensível, apaixonada pela vida, por animais, por viagens, por comidas gostosas, por boas bebidas, frio, silêncio, natureza, paz. Assim sou eu, do jeitinho que me vejo. Múltipla na unidade e acreditando, sempre, que o melhor está por vir.

Queremos ouvir você!

Novidades!

Facebook

Publicidade

Instagram

Google Plus

Adicione esse tempero

“Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor !”

Aimara Shindler

Categorias